Em Viver a Vida, novela de Manoel Carlos que está atualmente em reprise no Canal Viva, uma reviravolta marcante acontece quando Luciana (Alinne Moraes) sofre um grave acidente de ônibus durante uma viagem, resultando em uma lesão que a deixa tetraplégica.
Tudo começa quando Luciana tem uma briga feia com Helena (Taís Araújo) em Amã, capital da Jordânia. A protagonista chega a dar um tapa na cara da jovem e decide proibi-la de viajar no seu carro particular. Isso obriga Luciana a embarcar em um ônibus junto com outras modelos.
Porém, durante a viagem pelo deserto, o veículo sofre um acidente trágico, deixando Luciana gravemente ferida. Ela é rapidamente trazida de volta ao Brasil, onde passa por uma série de exames médicos para avaliar a extensão das suas lesões.
O momento de maior tensão ocorre quando Luciana recebe a notícia devastadora de sua condição. O médico explica que ela sofreu uma fratura entre as vértebras C6 e C7, localizadas no pescoço, resultando em uma lesão medular grave e um edema significativo. “Eu não vou andar? É isso? Eu tô aleijada? É isso que o senhor quer me dizer? Pode falar”, questionará a jovem, desesperada.
“É, minha querida. É isso. Nesse momento você está tetraplégica. E a tetraplegia consiste que a pessoa não pode mover os braços e as pernas”, explicará o médico. “Não! Meu Deus do céu! Por que comigo? O que eu fiz? Eu não acredito nisso, isso não é verdade! Maldita Helena, não era para eu estar dentro daquele ônibus! Essa história não é minha, esse destino não é meu!”, lamentará ela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Viver a Vida
Tereza (Lília Cabral) tenta consolar a filha, falando que o importante agora é que ela está viva. “Eu preferia ter morrido! De que adianta essa vida agora? Para vocês todos é muito fácil, e eu? Como é que vai ser? Eu não vou mais andar? É isso?”, insistirá ela.
O médico pede que a jovem se acalme, já que ela ainda precisará passar por uma cirurgia de urgência. “Pra quê cirurgia?”, questionará. “A operação é a única chance que você tem para tentar reverter esse quadro um dia talvez. Nós vamos fazer um corte na sua nuca e depois outro no seu pescoço e através dele fixar a sua coluna. Depois, nós vamos retirar o disco e fazer a descompressão necessária nas suas vértebras”, vai explicar o doutor.