No capítulo final de Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira), após fugir várias vezes da morte ao longo do história, acaba sendo vencido, quando seu próprio filho, João Pedro (Juan Paiva), arranca o facão do jequitibá, onde ele havia feito um pacto de que não morreria enquanto a peça estivesse fincada lá.
O momento emocionante não apenas marcará o fim da jornada de José Inocêncio, mas também mostrará um momento de reconciliação entre pai e filho. João Pedro (Juan Paiva) resolve perdoar o pai por todas as mágoas e sofrimentos que sofreu ao longo dos anos, assim como o protagonista.
A vida de José Inocêncio é marcada por imprevistos e disputas, com destaque para as previsões sombrias de Inácia (Edvana Carvalho), que sonhará com a morte do patrão. Nessas visões, João Pedro dá uma facada no pai, enquanto Mariana (Theresa Fonseca) observa tudo à distância.
Na versão original de 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também passa por uma jornada cheia de obstáculos e ameaças. Assim, na reta final da trama, ele acaba levando um tiro em uma tocaia e fica em uma cadeira de rodas.
Inocêncio e João Pedro se reconciliam
Um dia, ao retornar sozinho da cidade, ele sofre um acidente e cai da cadeira, mas se recusa a receber atendimento médico e fica bastante debilitado, agonizando em seu leito de morte. Delirando, ele pede para que João Pedro chame Maria Santa (Duda Santos), mas o rapaz fica confuso, lembrando que o pai sempre o culpou pela morte da mãe.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Nisso, João mostrará o facão para o pai e explica que decidiu arrancá-lo do jequitibá para que ele finalmente partisse e se libertasse daquele sofrimento. Inocêncio agradece ao filho e pede perdão ao filho. “Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso”, fala o fazendeiro antes de morrer.