A novela Nos Tempos do Imperador retrata a história da família real no Brasil. Dessa forma, os autores tentam expor com riquezas de detalhes a forma que Dom Pedro II, interpretado na trama por Selton Mello, conduziu o seu reinado no país. Para deixar o folhetim mais atraente também existe um pouco de ficção.
Contudo, para quem entende um pouco de história do Brasil, é fácil recordar que o reinado de Dom Pedro II não foi nada fácil. Com o passar dos anos, a monarquia foi perdendo sua sustentação política. Assim, os grandes grupos republicanos e, sobretudo, os militares, acabaram se consolidando no país.
Veja também – Príncipes se digladiam em disputa por Isabel, herdeira do trono
De forma resumida, Marechal Deodoro da Fonseca foi o responsável por iniciar o golpe contra Dom Pedro II. A república acabou sendo proclamada por José do Patrocínio. O Imperador e a família estavam reunidos em Petrópolis e confiantes de que a situação seria contornada. Mas, acabaram recebendo a pior notícia possível.
Junto com a Proclamação da República, Dom Pedro II e a família real recebeu um comunicado de que deveriam abandonar o Brasil às pressas. Assim, eles saíram na maior correria e foram pedir exílio na Europa.
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.