Quem acompanha a novela Nos Tempos do Imperador sabe que a história retrata a vida da família real no Brasil. Além de Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello, suas filhas e outros assuntos também são abordados no folhetim global. Por falar nas filhas de Pedro, Isabel (Giulia Gayoso), a herdeira do trono, teve um grande papel de destaque.
Assim como aconteceu na vida real, na trama a princesa se apaixonou por Gastão (Daniel Torres) e a relação terminou em casamento. Entretanto, a popularidade do rapaz não foi muito bem vista em terras tupiniquins. Isso porque com o passar dos anos, algumas atitudes do marido de Isabel dividiram opiniões.
Veja também – Para não perder filha, Jade implora por perdão e faz promessa a Said: “Vou ser a melhor esposa”
Nos livros, por exemplo, a figura do homem foi retratada como sendo impopular, tanto entre os liberais quanto entre os conservadores, que não concordavam com suas ideias. Ele chegou a participar da Guerra do Paraguai, mas suas atitudes durante o confronto acabaram sendo bastante criticadas.
Com a Proclamação da República, Gastão e toda a família real acabaram sendo expulsos do Brasil num exílio que durou mais de 30 anos. A morte de Gastão, por outro lado, foi bastante inusitada. O marido de Isabel ia voltar ao Brasil no ano de 1922, à convite do governo, mas teve um mal súbito no navio e faleceu aos 80 anos. Seus restos mortais se encontram, hoje, no Mausoléu Imperial na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.