Em Nos Tempos do Imperador, exibida pela Globo às 18h, é baseada na história da família real. Além de focar em Dom Pedro II (Selton Mello), suas filhas e esposa também ganham bastante destaque. Isabel (Giulia Gayoso), por exemplo, chama atenção por conta de toda sua importância.
Na trama, ela se casará com Gastão (Daniel Torres), assim como aconteceu na vida real. Após a celebração da união, a nobre viveu por muitos mais anos. Entretanto, seu desfecho foi bastante triste. Em 1887, Imperador estava muito doente e não tinha condições de governar.
Assim, sua filha e sucessora do trono assumiu as funções de regente do Brasil, enquanto o homem se tratava. Vale lembrar que foi nesse período que foi sancionada a legislação que veio a ser conhecida como Lei Áurea. No ano seguinte, Dom Pedro II retornou ao país e voltou reassumir o trono.
Mas, tempos depois o Imperador acabou sofrendo um golpe com a Proclamação da República e foi expulso do Brasil juntamente com sua família. Na época da partida, Isabel chegou a escrever uma carta onde lamentou profundamente a decisão tomada e demonstrou seu amor pelo país.
Veja também – Teresa Cristina se exalta e “expulsa” Luísa do Brasil: “Espero que deixe”
“É com o coração despedaçado pela tristeza que me despeço dos meus amigos, de todos os brasileiros, e do país que eu amei e amo muito, e da felicidade que eu tenho lutado para contribuir e pela qual eu vou continuar a manter as mais ardentes esperanças”, disse a Princesa Isabel.
Ela, então, passou o exílio na França onde morou com o marido. No ano de 1920, Isabel sofreu uma terrível perda com a morte de seu filho, Luís. Diante da tragédia, a princesa acabou perdendo a vontade de viver e chegou a ficar sem andar. No ano de 1921, ela morreu, com 75 anos.