Em Mulheres de Areia, uma reviravolta ocorre quando Isaura (Laura Cardoso) decide revelar a Floriano (Sebastião Vasconcelos) que Raquel (Glória Pires) está viva. Inicialmente, o pescador não consegue acreditar no que ouve e suspeita que a esposa esteja delirando. No entanto, sua desconfiança acaba quando Isaura mostra a chave da cabana onde a gêmea má estava escondida.
“Tua cabeça está variando, só pode ser fraqueza da febre”, falará o homem, ainda incrédulo. “Ela está viva, eu juro por Deus, eu juro pela salvação da minha alma! Faz tanto tempo que eu queria te contar, mas ela não deixava. Eu pedia para a Raquel, deixa eu contar pro teu pai, mas ela não deixava e eu tinha que obedecer. Senão ela ia embora de uma vez”, explicará a idosa.
Floriano ainda aparecerá confuso e incrédulo com as palavras de Isaura, dizendo que ela o está enlouquecendo. Para provar o que está dizendo, a idosa mostra ao marido a chave da cabana onde Raquel está escondida: “Está aqui a chave da casa dela! Tu lembra da tapera do Joviano? Aquele pescador que morreu? Pois era lá que ela ficava”.
Floriano confronta Isaura após a revelação
Diante dessa prova concreta, Floriano finalmente se convence da verdade, mas fica revoltado. Ele grita com Isaura e a puxa, exigindo que ela revele todos os detalhes do que sabe: “Traidora dos infernos”. “A nossa conversa ainda não terminou. Vamos, continua!”, exigirá ele.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
“Como foi que ela conseguiu se salvar?”, questionará o pescador, deixando Isaura na difícil posição de contar toda a história por trás do desaparecimento e da suposta morte de Raquel.
Vale ressaltar que Mulheres de Areia foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida originalmente pela Globo em 1993 na faixa das 18h. O elenco conta com nomes como os de Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.