O Brasil é reconhecidamente um estado laico, apesar de terem elementos da cultura cristã na moeda oficial e em outros itens governamentais. Com esta laicidade comprovada, respeitam-se as diferenças religiosas do nosso povo.
Veja também – Confira cinco novelas com títulos bizarros e que não têm nada a ver com as suas histórias
Inclusive, respeitam-se também aqueles que não têm uma religião ou não acreditam na existência de um deus, propriamente dito. São diversos famosos que, publicamente, já assumiram isto e você os conhece, mas provavelmente não sabia. Veja os casos:
Andrea Beltrão
Atualmente no ar em Um Lugar ao Sol, Andrea Beltrão disse durante entrevista que não acredita na existência de Deus. Ela foi questionada sobre o quê fazia em momentos de dificuldade, quando respondeu: “Não acredito em nada. Só em mim e nas pessoas que amo. Se estou passando por um momento difícil, ouço uma música, choro, e só”.
Veja também – Após cena de masturbação em Um Lugar ao Sol, relembre as novelas que chocaram com cenas de sexo
Malu Mader
Em várias ocasiões, Malu Mader negou a existência de Deus. Em uma bastante polêmica, chegou a dizer que tinha inveja das pessoas que eram bastante religiosas. “Até invejo quem tem fé. Se eu soubesse que existe alguma coisa depois da morte, estaria ótima”, debochou a atriz em declaração para a Marie Claire no ano de 2002.
Lima Duarte
A maneira literária pela qual Lima Duarte disse não acreditar em Deus chamou atenção. Ele usou o exemplo de um escritor famoso para explicar seu posicionamento religioso: “Sou ateu como o [José] Saramago, mas eu não preciso ficar amando Deus pelo avesso como ele fica”.
Veja também – Fim lamentável: Grande nome das novelas brasileiras, ator de Páginas da Vida morreu após cometer suicídio
Vera Holtz
Um fenômeno nas redes sociais, Vera Holtz não pensou duas vezes e comentou que sua formação e vivência católica não a impediram de desacreditar em Deus: “Eu tive formação católica, mas fui em busca de outros rumos […] não consigo acreditar naquele Deus que me apresentaram: semelhante ao homem, mas com superpoderes. Super-heróis, para mim, só os da Marvel, de que sou fã”.
Antônio Fagundes
Recém-demitido no corte de gastos da Globo, Antônio Fagundes é um dos grandes nomes da nossa dramaturgia e afirma ter certeza que Deus não existe. “Acredito, sim, no homem ético, naquele que quer se colocar bem diante do próximo. Mas não preciso de Deus para isso. Não faço por medo, mas por convicção”, disse o ator.
Veja também – Saiba qual atriz famosa já saiu da Globo humilhada assim como Camila Queiroz, mas depois foi perdoada
Alinne Moraes
Uma das principais atrizes das novelas brasileiras, Alinne Moraes tem uma visão diferenciada enquanto ateia. Ela se considera uma própria deusa: “As pessoas te cobram, querem que você acredite em alguma coisa. Eu acredito em mim, tenho fé em mim. Eu sou meu próprio Deus. Sou escrava da minha própria criação”.
Camila Pitanga
Em diversas ocasiões, Pitanga já assumiu ser ateia. Certa vez, em entrevista para Xuxa Meneghel, ela declarou que costuma falar no nome de Deus por hábito, e não por acreditar na existência dele.
Veja também – Descubra quais são os 10 atores globais mais bem pagos
Tonico Pereira
Vivendo um personagem católico e bastante apegado a suas crenças em A Força do Querer, recentemente reprisada durante o período da pandemia, Tonico Pereira é um ateu assumido. Mas, deixou claro admirar a figura do Papa Francisco: “Ele se mostra um pensador forte e preciso, com um discurso contemporâneo”.
Danton Mello
Para o Jornal da Tarde em 2010, o ator Danton Mello falava sobre o acidente aéreo sofrido em 1998 quando negou que existiu uma intervenção divina para conseguir se salvar: “Foi puro acaso, sorte, fui forte”. E ele completou: “Sou ateu. Não preciso de religião nenhuma para praticar o bem. Não é nenhuma religião que vai ditar meus valores morais”.
Veja também – Assim como Marília Mendonça, confira cinco atores que morreram em tragédias no auge de suas carreiras
Matheus Nachtergaele
Seguindo um fluxo contrário aos demais ateus, Matheus Nachtergaele não acredita, assim como também não descarta a possibilidade da existência de Deus. “Durante muitos anos eu me chamei de ateu, agora tomo cuidado com isso. Acredito no milagre, mas sem um Deus específico. É como se ele percorresse tudo, o tempo todo”, afirmou ele.