O último capítulo de Um Refúgio para o Amor vai ao ar no SBT nesta terça-feira, 19 de dezembro. São reservadas fortes emoções e desfechos impactantes para os personagens, com mortes, doenças e situações complicadas. Por outro lado, o final também promete reservar muitas alegrias para outros personagens. Portanto, vamos listar os principais momentos que devem acontecer na conclusão desta novela mexicana.
Veja também – Resumo Um Refúgio para o Amor: capítulo final de 19/12/2023
Luciana e Rodrigo se casam
Depois de muitas tribulações e obstáculos difíceis de serem superados, finalmente Luciana (Zuria Vega) e Rodrigo (Gabriel Soto) vão se casar. Eles serão felizes para sempre e resolverão fazer uma cerimônia em um ritual místico no alto de uma montanha. Há um simbolismo envolvido neste momento, tendo em vista que a história deles começou justamente em uma montanha, quando Rodrigo e Patrício (Brandon Peniche) escalavam nos montes do povoado em que vivia Luciana.
Veja também – Final de Um Refúgio para o Amor: Luciana adota Alexia e passa a criá-la como sua filha
Todos os familiares do casal estarão presentes e verão eles trocando os votos. Em uma língua estranha, o cerimonialista vai pedir que Luciana e Rodrigo alinhem seus chacras. Por fim, eles vão trocar algumas palavras para selar os votos de compromisso. “Eu me ofereço a você. Entrego o melhor de mim, que é meu coração. Meu coração, que sou eu mesma“, dirá Luciana para Rodrigo, o qual por sua vez dirá para a amada: “Eu, Rodrigo, aceito e renuncio a mim mesmo da culpa e me entrego a ti em completa liberdade e inocência. Fluindo no tempo e no feito de Deus“.
Clara descobre câncer e tira a própria vida
Após passar boa parte de sua vida dedicada à construir sua felicidade às custas da tragédia alheia, Clara (Jessica Coch) vai ter um final deplorável. A descoberta de um tumor cerebral maligno será muito difícil para a vilã, que não suportará as consequências da doença. Com fala, visão e mente afetadas por uma metástase, a víbora precisará tomar medicamentos constantemente. A esta altura, ela estará desacreditada por todos os médicos, que dirão ser inviável fazer uma cirurgia.
Veja também – Final de Um Refúgio para o Amor: Aquiles reconhece Violeta como filha e deixa herança milionária
Como se não bastasse, Clara se verá isolada, sem dinheiro e sem apoio das amigas. Ela se intrigará com todas depois que pegar parte da fortuna de Rodrigo em meio ao divórcio. Isto fará com que Clara embarque em uma depressão profunda. Finalmente, sua mãe sofrerá um acidente e precisará andar de muletas. Por fim, a ex de Rodrigo tomará a decisão drástica de ingerir um coquetel e tirar a própria vida.
Mãe de Clara fica deficiente
Clara vai fazer um telefonema para o banco, na tentativa de entender o motivo de suas compras recentes estarem sendo recusadas: “Senhorita, preciso urgentemente fazer uma transferência da minha conta especial para o cartão de débito“. Quando a telefonista disser que não há saldo suficiente, Clara se recusará a aceitar: “Senhorita? Não, deve haver algum erro. Faça-me o favor de checar novamente“.
Veja também – Final de Um Refúgio para o Amor: Patrício descobre que Mateo é o filho pedido de Luciana
A mulher vai checar, atestará que Clara está sem dinheiro e a deixará revoltada: “A senhora está equivocada, vocês são uns incompetentes! O que é isso que está acontecendo? O sistema caiu ou é o que?“. Enquanto isto, Clara e Julie (Frances Ondiviela) estarão na escada rolante. Com uma roupa cheia de panos soltos, uma parte da vestimenta vai prender na escada e a mãe de Clara sofrerá um acidente. O ocorrido deixará Julie com os movimentos da perna comprometidos, precisando recorrer ao uso de uma muleta.
Roselena enlouquece
Babá dela desde bebê, Matilde (Maricruz Nájera) vai chamar os parentes e avisar que a situação de Roselena está realmente complicada de lidar. Maximino contratará uma psiquiatra particular. Nas últimas cenas, Roselena será encontrada na capela rezando, incomunicável. A psiquiatra, Matilde, padre Honesto (Óscar Bonfiglio) e Maximino (Roberto Blandón) vão conversar sobre o estado de saúde mental de Roselena. “Não posso entender [o que está acontecendo]”, lamentará o padre.
Veja também – Final de Um Refúgio para o Amor: Brígida se vinga e desmascara Clara na frente de Luciana
“O problema mental da senhora Roselena está muito além de nossos conhecimentos, padre. Nada do que ela tem dito é real. Ela tem tido muitas alucinações, quase esquizofrênico“, atestará a psiquiatra. Com o desconhecimento da medicina sobre o caso de Roselena, o padre acreditará se tratar de uma possessão. Ele resolverá dar a absolvição pelos pecados da vilã e, quando começar um exorcismo, Roselena manifestará pensamentos como se ela fosse a própria reencarnação de Jesus Cristo.
Patrício morre durante cirurgia
Momentos antes do dia da cirurgia, Patrício e Luciana terão uma conversa em tom de despedida. Preocupada, Luciana recomendará que Patrício não faça a cirurgia. Ela pedirá: “Se você corre perigo, por favor não faça. Você é muito importante para mim, Patrício. Se acontece alguma coisa com você…“. Patrício agradecerá a preocupação, mas se manterá firme na decisão. Depois, toda a família Torreslanda vai estar na sala de espera do hospital. Muitas horas vão se passar e não haverá nenhuma novidade sobre a cirurgia.
Quando o médico chegar, não conseguirá dizer nenhuma palavra. Apenas pela expressão do doutor, Maximino e todos os presentes saberão que Patrício morreu na mesa de cirurgia. Enquanto isto, Roselena estará em casa, ajoelhada e rezando na capela. Matilde dará a notícia da morte de seu filho e Roselena dará vários gritos.