Na reta final de Cheias de Charme, a trama de Samuel (Miguel Roncato) ganha destaque com os novos surtos de rebeldia do jovem após descobrir a verdadeira identidade do seu pai biológico, Gilson (Marcos Pasquim).
Desde o início da trama, Samuel foi retratado como um jovem problemático, com dificuldades em lidar com a autoridade e frequentemente metido em confusões. No entanto, por trás dessa rebeldia, havia um desejo de entender sua própria identidade, especialmente em relação ao seu pai. Essa busca por respostas é atendida de maneira inesperada quando Lygia (Malu Galli) revela que o verdadeiro pai de Samuel é Gilson.
Porém, o plano de Samuel de desenvolver uma relação natural com Gilson é posto em xeque quando ele retorna para casa e encontra o pai na companhia de Lygia. O jovem logo pensa que a mãe “estragou tudo” e revelou a verdade antes do previsto. Esse mal-entendido cria uma tensão entre mãe e filho, mas também força Lygia a contar a verdade a Gilson, que até então fazia ideia da existência do filho.
Apesar da surpresa, ele e Samuel começam a construir um vínculo, e quando as coisas pareciam estar se encaminhando para uma reconciliação entre Lygia e Gilson, o jovem é abalado por mais uma descoberta dolorosa. Gilson decide seguir em frente com sua vida e assume um romance com Penha (Taís Araújo).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cheias de Charme
Revoltado com a descoberta, Samuel entrará no mar para surfar com a mente sobrecarregada e acabará sofrendo um grave acidente ao perder o equilíbrio em uma onda. O acidente no mar colocará Gilson em uma situação desesperadora. Ao ver o filho desacordado, o surfista corre para resgatá-lo e conta com a ajuda dos socorristas para tentar salvar a vida dele.