Em Cabocla, Tobias (Malvino Salvador) e Mariquinha (Carolina Kasting) acabam se casando, mas o matrimônio despertará a ira de Justino (Mauro Mendonça), que não aceita ver sua filha unida a um simples peão, e ainda por cima, sendo um aliado de Boanerges (Tony Ramos).
Enquanto a festa de casamento acontece, o coronel, amargurado e bêbado, toma uma decisão assustadora: acabar com a comemoração e matar Tobias. O coronel apanha uma arma e sai cambaleante de casa, determinado a transformar a festa de sua filha em um enterro. “Festa pra quê? Pra comemorá o quê? Essa festa vai virá enterro! Enterro!”, falará o coronel.
Assim, Justino avança pela estrada, sem ninguém para detê-lo, mas acaba dando de cara com Boanerges e Chico Bento, que estão indo na mesma direção. Ao perceber o estado alterado de Justino, Boanerges tenta intervir, mas o coronel, já fora de si, aponta o revólver para ele e ordena que se afaste.
Ao descobrir que Justino está indo para a festa de casamento, Boanerges tenta impedir uma tragédia, lembrando que o rival estaria prestes a deixar sua própria filha viúva no dia do casamento. Porém, o coronel, completamente tomado pela raiva e pelo álcool, se recusa a ouvir. Com o revólver em punho, ele atira contra Boanerges, mas erra os disparos. A situação chega ao ponto de Boanerges partir para cima do rival e desarmá-lo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Após uma luta intensa, Boanerges consegue nocautear Justino, que cai desacordado no meio da estrada. Com dificuldade, ele e Chico Bento carregam o coronel até o carro e o levam de volta à sua fazenda. Porém, quando tentam entrar na propriedade para deixá-lo em segurança, são surpreendidos pelos capangas de Justino, que engatilham suas armas, prontos para defender seu patrão.