Uma reviravolta promete abalar os próximos capítulos de Mar do Sertão, com as suspeitas de que José Mendes (Sérgio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes), rivais mortais na novela, são irmãos e filhos do coronel Tertúlio (José de Abreu).
Essa desconfiança começa quando Deodora (Débora Bloch) se enfurece de vez com José e passa a fazer a cabeça do filho para matar o protagonista. A vilã o aconselha a contratar o misterioso Fubá Mimoso (Marco França), um forasteiro que chega à cidade de Canta Pedra com a missão de matar o mocinho.
Acontece que Tertúlio descobre o plano do filho, e suas atitudes começarão a levantar suspeitas da verdadeira ligação que ele tem com José. Isso porque o coronel procura o matador e lhe oferece dinheiro para que ele desista do serviço.
O criminoso, no entanto, não quer desfazer o acordo com Tertulinho, o que deixa Tertúlio desesperado. Sem alternativa, o veterano vai até o protagonista e implora para que ele deixe a cidade, deixando transparecer que tem algo sentimental pelo rapaz, que fica surpreso com a comoção do rival.
No passado, quando era vaqueiro na fazenda de Tertúlio, Zé Paulino sempre foi muito elogiado pelo coronel, que chegava a afirmar que sentia mais orgulho dele do que de Tertulinho, e considerava Zé o seu braço direito. Após a suposta morte do protagonista, o poderoso chegou a dar mais uma pista da sua ligação com ele, ao falar para Daomé (Wilson Rabelo), que o acordo entre eles estava acabado.
Coronel Tertúlio vai confessar que José é seu filho?
A principal suspeita é de que José realmente é filho do Tertúlio, fruto de alguma traição do coronel ou de um amor do passado que ele não pôde assumir. O vilão, no entanto, teria decidido dar o bebê para Daomé criar, mas com a morte do meeiro, esse segredo permanece guardado.
Veja também – José dá adeus a Canta Pedra, decide levar Candoca e acaba de vez com rivalidade com Tertulinho
Porém, o mistério não deve perdurar até o final da história. Segundo o Observatório da TV, há a possibilidade de o próprio coronel revelar tudo. Isso porque é provável que o vilão morra no final da trama, mas antes de partir, ele decidirá contar toda a verdade.
Vale destacar que Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.