Nos próximos capítulos de Mulheres de Areia, Ruth (Gloria Pires) enfrentará o julgamento pelo assassinato de Wanderlei (Paulo Betti). A mocinha, ainda se fazendo passar por Raquel para proteger Marcos (Guilherme Fontes), será levada ao tribunal, causando momentos de muita tensão.
Ao chegar ao tribunal, Ruth se mantém em silêncio quando questionada pela juíza sobre seu suposto envolvimento romântico com Wanderlei. Donato (Paulo Goulart) é forçado a admitir que esteve no quarto de Wanderlei na noite do crime, encontrando-o já morto. Para surpresa de Marcos, César (Henri Pagnoncelli) aparece como um dos advogados de acusação.
Vasco (Maurício Ferrazza), uma testemunha crucial, afirma que Raquel foi ao hotel procurar Wanderlei, agravando ainda mais a situação de Ruth. No auge do julgamento, diante das acusações e percebendo que não há escapatória, Ruth decide revelar para todos a sua farsa e que está se passando pela sua irmã. “Eu não sou a Raquel! Eu não sou a Raquel!”, gritará ela.
Ruth é absolvida
Mesmo com a revelação, o advogado argumenta que Ruth continua sendo a assassina confessa do crime. Porém, Galvão (Wolf Maya) descobre que Vilma (Denise Milfont) mentiu em seu depoimento, revelando que foi ela quem matou Wanderlei com uma garrafada na nuca após uma briga. A mulher confirma a autoria, mas afirma não ter atirando contra o pilantra.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Assim, Ruth é absolvida da acusação de assassinato, mas César planeja acusá-la por falsa identidade. Os pescadores de Pontal d’Areia celebram a absolvição de Ruth com uma festa, aliviados pela decisão do tribunal.
No desdobramento da trama, longe do tribunal, Raquel revela a Isaura (Laura Cardoso) que foi ela quem deu o tiro em Wanderlei, concluindo o “serviço” iniciado por Vilma. A vilã conta que, ao chegar ao quarto, encontrou Wanderlei deitado na cama e pensou que ele estivesse apenas alcoolizado.