Conforme estamos acompanhando, está havendo um investimento massivo nos streamings. Dominando atualmente o consumo de audiovisuais, estes jamais ofuscaram a predomínio de alguns produtos considerados carro-chefe da TV.
Veja também – Retrospectiva: Conheça quais foram os cinco personagens de novela mais buscados de 2021
Muito pelo contrário: o que se viu foram as novelas estreando primeiro na internet, para depois serem lançadas pelas redes televisivas. Entretanto, mesmo com essa extensão da TV na internet, teve algumas novelas que foram esquecidas pelo público e acabaram sendo pouco pesquisadas.
São os casos dos títulos que listamos a seguir:
Da Cor do Pecado
Não se sabe exatamente o motivo, mas Da Cor do Pecado não caiu no gosto dos internautas ao longo deste 2021. Atualmente sendo reprisada pelo Canal Viva, vale lembrar que trata-se da maior audiência da faixa das sete nos anos 2000.
Veja também – Retrospectiva: Conheça quais foram as 10 novelas mais buscadas na internet em 2021
Entretanto, talvez um caminho para explicar esta pouca repercussão sejam as polêmicas em torno da novela. O título é considerado racista para a realidade atual, o que fez com que a emissora passasse a divulgar a novela nas redes sociais ocultando o termo.
Coração Indomável
Apesar de ter boa audiência na TV, Coração Indomável não refletiu estes números na internet. Reprisada até alguns dias atrás, a novela ocupou as tardes do SBT na faixa das 17h30.
Veja também – Eternizada pelo Sítio do Picapau Amarelo, atriz que fez a Dona Benta morreu de forma comovente
Se observarmos a repercussão na internet comparada com a primeira exibição ocorrida em 2015, Coração Indomável teve uma queda expressiva nas buscas, demonstrando um possível desgaste.
Triunfo do Amor
Exibida no primeiro semestre de 2021, Triunfo do Amor apareceu nas telinhas dos brasileiros após a polêmica de 2015, quando uma rede de televisão nordestina cogitou estreá-la ilegalmente.
Veja também – Debilitado e andando de muletas: Saiba por que Francisco Cuoco sumiu das novelas
Após o burburinho, finalmente a trama protagonizada por Victoria Ruffo, Maite Perroni e William Levy foi ao ar, mas se inclui nessa lista entre as novelas que tiveram menor audiência nos buscadores da internet, ao longo deste ano.
Topíssima
Com possibilidade inclusive de ganhar uma segunda temporada, Topíssima agradou o gosto dos bispos, mas não teve esse mesmo feedback com relação às procuras pelo assunto nas redes sociais.
Veja também – Novela da Globo teve despacho de macumba em pleno horário nobre e causou revolta no público
Isto difere bastante com as demais novelas da Record, que surpreenderam e despontaram o ranking das tramas mais procuradas neste ano, ofuscando até mesmo a hegemonia global.
Chiquititas
Em mais um caso de desgaste, Chiquititas também teve uma repercussão morna. Estreou para tapar o buraco do SBT, após o fim de Poliana e o atraso nas gravações da trama infantil inédita, Poliana Moça.
Veja também – Censurada, novela das oito perdeu até pra Manchete e Globo determinou que ela jamais fosse reprisada
Exibida entre 29 de junho de 2020 e 6 de outubro de 2021, com o passar do tempo e a abertura total para que a Record se consolidasse na vice-liderança, Chiquititas esteve sendo encurtada e, dos 545 capítulos, apenas 340 apareceram nesta edição especial.