Nessa reta final de Renascer, Tião (Irandhir Santos) irá definhar cada vez mais. O marido de Joana (Alice Carvalho) se afastará de todos após invadir um pequeno pedaço de terra de Egídio (Vladimir Brichta). João Pedro (Juan Paiva) notará o sumiço do tabaréu e, ao encontrá-lo, ficará em choque com a sua aparência deplorável.
“Tião está naquelas roças, cada vez mais abatido e largado por obra do trabalho incessante ao qual se submete, as horas mal dormidas e as refeições feitas estritamente a base de folhas e o pouco que ele consegue colher dali“, descreve o roteiro de Bruno Luperi, de acordo com o Notícias da TV.
Ao notarem o desaparecimento do ex-catador de caranguejos, João Pedro, Sandra e Zinha sairão em busca dele e acabarão se deparando com um Tião totalmente debilitado e sem falar coisa com coisa.
“Nóis tava lá no acampamento… E o povo todo querêno sabe quando você volta…”, dirá o filho de José Inocêncio, em choque. “Eu num volto… Só saio daqui depois de morto“, responderá Tião, com teimosia.
Zinha, por sua vez, entregará uma marmita para ele, que aceitará. Logo depois, contudo, ele dará o alimento para os animais comerem.
“Pra vocês, meus companhêrinho de lida, que tô vêno o duro que vocês dão pra manejá essas roça tudo mais eu… Eu vejo vocês revirâno as árvre atrás de coiê aqui pá í prantá as semente ni ôtro canto. Vejo vocês fazêno as poda que tem de fazê. Eu vejo Deus cada vez mais perto.Vejo Deus falâno mais eu atravéis dos bicho. Causa que, se ele é o pai, a natureza é a mãe de nós tudo.“, falará o roceiro.