Parece que a situação de Juliana (Gabryela Moreira) não vai ficar nada boa na reta final da novela Escrava Mãe, da Record TV. É que Miguel finalmente vai conseguir provar que Almeida (Fernando Pavão) falsificou documentos e que não poderia exercer o cargo de magistrado. Com isso, Maria Isabel assumirá a fazenda Engenho do Sol, se tornando a dona de Juliana.
Veja também: Resumo da novela Escrava Mãe
Nos próximos capítulos da trama, Miguel conseguirá levar Juliana para se esconder no quilombo, onde finalmente se casarão. Logo depois, o português retornará a fazenda para denunciar Almeida. Ele conseguirá provar que o Comendador falsificou documentos e que não poderia exercer a função de magistrado.
No caminho para Câmara, Miguel encontra Almeida e aponta uma armam. Loreto já se alarma e repreende o mocinho, que retira documentos de dentro da bolsa e os entrega. Contudo ele prende Miguel e Almeida que ficam furiosos.
Loreto que diz que Almeida não será mais o presidente da Câmara. Loreto entra e já abre a cela de Almeida que olha para Miguel, vitorioso. Dois soldados já surgem e algemam Almeida. Loreto diz a Almeida que ele será levado imediatamente para a corte onde será julgado por representantes da Coroa.
Veja também: Belaventura substituirá reprise de Escrava Mãe nas tardes da Record
Loreto diz a Miguel que nada muda em relação a situação de Juliana e que ele será condenado à morte se não devolvê-la. Maria Isabel pergunta a respeito de Almeida e Loreto explica sobre os crimes. Maria Isabel fica satisfeita por assumir a fazenda Engenho do Sol. Ela diz que Juliana a pertence. Porém Miguel dispara que jamais ficará com ela. Maria Isabel exige a Loreto que Miguel entregue Juliana ou seja condenado à morte.