Miguel (Pedro Carvalho) finalmente vai conseguir desmascarar Almeida (Fernando Pavão) e colocá-lo atrás das grades na reta final de Escrava Mãe, Record TV. O português provará que o comendador nunca se formou em Coimbra e falsificou seus documentos, sem contar que roubou o dinheiro das obras da estrada que construiu na vila.
A essa altura da trama, Miguel terá fugido com Juliana (Gabryela Moreira) para o quilombo. Em seguida, ele irá voltar para a fazenda Engenho do Sol disposto a colocar seu rival atrás das grades.
O encontro dos dois vai acontecer durante um passeio de Almeida em uma charrete por uma estrada. Miguel surge na frente dele, a cavalo e já aponta uma arma para Almeida. Maria Isabel (Thaís Fersoza) está ansiosa a espera de Miguel e anda de um lado ao outro pela sala. Batidas na porta, é Loreto. Maria Isabel fica decepcionada pensando que fosse Miguel. Ele diz que precisava falar com Almeida, mas a vilã diz que ele foi até a corte. Em seguida, vem Esméria dizendo que tem assuntos pendentes a tratar. Maria Isabel pede para Esméria ir embora. Quando a ex-escrava vai sair, chega Miguel com uma arma apontada para Almeida e Loreto já se alarma.
Veja também:
- Reta final de Escrava Mãe: Juliana morre nos braços de Miguel
- Escrava Mãe: Maria Isabel cai na própria armadilha e morre queimada
ALMEIDA É PRESO
Almeida e Miguel estão exaltados, diante de Loreto. O Comendador grita e diz que não dará alforria e que os escravos pertencem a ele. Loreto repreende Miguel e diz que ele não pode tratar Almeida daquele jeito e pede para que o acompanhe. Miguel se recusa a acompanhá-lo e Almeida pede que Loreto expulse Miguel de uma vez por todas. Miguel retira documentos de dentro da bolsa e entrega a Loreto. O capitão prende Miguel e Almeida que ficam furiosos. Loreto diz que vai analisar os documentos e que no outro dia tomará uma atitude a respeito.
Veja também: Resumo dos últimos capítulos da novela Escrava Mãe
Loreto entra na câmara e pede respeito e ordem. Guilherme diz que enquanto a Câmara for comandada por um homem sem integridade, se referindo a Almeida, mas é interrompido por Loreto que diz que Almeida não será mais o presidente da Câmara. Loreto entra e já abre a cela de Almeida que olha para Miguel, vitorioso. Dois soldados já surgem e algemam Almeida. Loreto diz a Almeida que ele será levado imediatamente para a corte onde será julgado por representantes da Coroa.
Com isso, o o marido de Teresa será preso, e Maria Isabel assumirá o comando da fazenda, tornando-se dona de Juliana. A megera exigirá que Miguel devolva a escrava, ou será condenado à morte.