Leia agora o resumo da novela Terra e Paixão (19/01/2024) e fique por dentro dos principais acontecimentos. A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.
Resumo da novela Terra e Paixão
Capítulo 219 – quarta, 17 de janeiro
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e consegue avisar para Marino onde ele e Danielzinho estão. Anely decide romper com Natercinho e ficar com Luigi.
Marino surpreende Irene na saída do hotel, e lhe dá voz de prisão. Irene se nega a entregar Danielzinho. Caio visita Antônio na cadeia e confronta o pai. Passam-se alguns meses. Silvério avisa a Antônio que está tudo organizado para a sua fuga. Cristian conversa com Lucinda, ainda em coma, no dia do seu aniversário.
Capítulo 220 – quinta, 18 de janeiro
A emissora não divulga o resumo do penúltimo capítulo.
Capítulo 221 – sexta, 19 de janeiro
A emissora não divulga o resumo do último capítulo.
Sábado – 20 de janeiro
Representação do último capítulo.
*O resumo da novela Terra e Paixão é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
Veja também os resumos de:
Capítulos anteriores
Capítulo 217 – segunda, 15 de janeiro
Irene fica irritada por não conseguir falar com Vinícius. Vinícius diz a Rodrigo que deseja pagar pelo que fez a Aline. Hélio sugere a Petra que ambos devem dar uma chance para o amor. Petra pede demissão a Antônio. Rodrigo avisa a Vinícius e a Jurecê que Irene está foragida da polícia.
Irene contrata Guilherme para produzir documentos falsos. Marino descobre que Angelina envenenou Agatha. Angelina revela a Marino quem empurrou Agatha da escada. Angelina pede perdão a Caio. Marino prende Angelina. Magalhães avisa a Marino que prenderam o suspeito de ter atirado em Lucinda. O matador confessa a Marino que foi Antônio quem mandou matar Lucinda.
Capítulo 218 – terça, 16 de janeiro
Marta dá alta para Ramiro. Vinícius aceita ajudar Aline e Caio na extração dos diamantes. Caio aconselha Vinícius a tomar cuidado com Irene. Antônio e seus capangas são surpreendidos por Marino, que dá voz de prisão a ele. Jonatas conta a Graça que Marino reunirá algumas pessoas na delegacia para contar como Agatha morreu. Gentil visita Angelina na cadeia e promete que não contará a verdade sobre o crime.
Aline e Caio comemoram a prisão de Antônio. Natercinho flagra Anely e Luigi juntos. Graça se desespera ao perceber que Irene levou Danielzinho. Antônio manda Silvério armar sua fuga da prisão. Vinícius finge estar receptivo a Irene quando ela o surpreende no rio. Vinícius se assusta ao ouvir de Irene que ele e Danielzinho serão sua família.
Sinopse de Terra e Paixão
A trama principal de Terra e Paixão segue a trajetória de Aline (Bárbara Reis) que, além de mãe de família, é professora de matemática na fictícia cidade Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul. Ela vive em uma pequena propriedade com o marido Samuel (Ítalo Martins), que é produtor rural, e o filho João (Matheus Assis). No entanto, uma tragédia muda completamente a vida da protagonista. Um grupo de grileiros invade as terras da simples família e acaba matando o marido de Aline.
Apesar das dificuldades após o assassinato de Samuel, a professora não desanima e decide seguir os passos do marido no agronegócio. Ela começa a plantar na sua propriedade, o que, mais tarde, atrai a cobiça do fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos), o maior produtor rural da região.
No meio de toda essa confusão, ela acaba conhecendo Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), ambos irmãos. Caio é o filho primogênito de Antônio, de seu primeiro casamento. Já Daniel, noivo de Graça (Agatha Moreira), é filho do fazendeiro com Irene (Gloria Pires), a vilã da história. Os dois são muito amigos, mas acabam se apaixonando por Aline, o que gerará conflitos entre eles no futuro. Além dos dois rapazes, Antônio e Irene também tem uma filha, Petra (Debora Ozório), que é viciada em remédios tarja preta.
Como vilã da novela, Irene é ambiciosa e manipuladora. O sonho dela é ver Daniel assumindo o comando dos negócios do pai, deixando o enteado Caio de escanteio. Porém, isso não será tarefa fácil, afinal é o personagem de Cauã Reymond que tem mais afinidade com o agronegócio e acompanha toda a produção da fazenda do pai de perto.
Elenco e personagens
Barbara Reis como Aline
Aline é a mocinha da novela Terra e Paixão. É professora de matemática, casada com Samuel e tem um filho, João. Sua vida muda da água para o vinho após o assassinato brutal de seu marido por grileiros. Porém, ela não se entrega ao sofrimento e se reinventa, tornando-se uma produtora agrícola, em oposição ao poderoso Antônio de La Selva. Nisso, Aline acaba cruzando os caminhos de Caio e Daniel, irmãos que se apaixonam por ela ao mesmo tempo.
Cauã Reymond como Caio
Personagem de Cauã Reymond, Caio é o filho mais velho de Antônio La Selva com sua primeira esposa. Vive em conflito com Irene, sua madrasta, que sonha em deixá-lo de fora dos negócios da família em benefício de seu filho Daniel. Por outro lado, ele tem uma boa relação com o irmão, mas isso vai mudar após os dois se apaixonarem pela mesma mulher.
Johnny Massaro como Daniel
Daniel, personagem de Johnny Massaro, é filho de Antônio La Selva e Irene, e irmão de Petra. Ele começa a trama noivo de Graça (Agatha Moreira), mas acaba se apaixonando por Aline. Caio e Daniel se dão muito bem apesar de Irene viver jogando o enteado para escanteio, tentando manipular tudo e todos em favor dos próprios filhos.
Tony Ramos como Antônio de La Selva
Antônio La Selva é um poderosos fazendeiro e produtor agrícola na região de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul. É casado com a vilã Irene, com quem teve dois filhos, Daniel e Petra. Além disso, ele é pai de Caio com a primeira esposa, Agatha, e culpa o primogênito pela morte da mãe no pré-parto.
Gloria Pires como Irene
Irene, vivida por Gloria Perez, é a vilã da novela das 21h da TV Globo. Ela é uma mulher ambiciosa, manipuladora e egoísta. Tenta de tudo para fazer a cabeça do marido a escolher um dos seus filhos para assumir os negócios da fazenda no futuro, embora seja o enteado Caio quem detém os maiores conhecimentos dos trabalhos na fazenda e que acompanha toda a produção diariamente.
Outros nomes:
- Agatha Moreira – Graça Junqueira;
- Débora Ozório – Petra La Selva;
- Débora Falabella – Lucinda do Carmo Amorim;
- Ângelo Antônio – Andrade Amorim (Andrade);
- Leandro Lima – Delegado Marino Guerra;
- Paulo Lessa – Jonatas dos Santos;
- Rainer Cadete – Luigi San Marco;
- Susana Vieira – Cândida Ferreira;
- Tatá Werneck – Anely do Carmo Amorim;
- Jonathan Azevedo – Odilon Pires;
- Leona Cavalli – Gladys Junqueira;
- Cláudio Gabriel – Tadeu Junqueira;
- Thati Lopes – Berenice Cordeiro;
- Charles Fricks – Ademir La Selva;
- Tatiana Tiburcio – Jussara Barroso;
- Maicon Rodrigues – Dr. Rodrigo Pinheiro;
- Camilla Damião – Menah dos Santos;
- Flávio Bauraqui – Gentil dos Santos;
- Igor Angelkorte – Cacá de Assis;
- Gil Coelho – Franco Rezende;
- Bruna Aiiso – Drª. Laurita Corrêa;
- Suyane Moreira – Iraê Guató;
- Renata Gaspar – Mara Ramalho;
- Inez Viana – Angelina Jordão;
- Kizi Vaz – Nina;
- Jeniffer Dias – Victória;
- Daniel Munduruku – Xamã Jurecê Guató;
- E outros.
O autor: Walcyr Carrasco
Walcy Carrasco é o autor principal da novela Terra e Paixão. Seu primeiro trabalho na televisão foi em 1989, no SBT, com a novela Cortina de Vidro. Ele ainda trabalhou na extinta Rede Manchete, onde escreveu o fenômeno Xica da Silva (1996). Em 2000, Walcyr migrou para Globo e, de lá pra cá, já são mais de 15 telenovelas em que ele participou, sendo na grande maioria como autor principal. Em 2016, ganhou o Prêmio Emmy Internacional com Verdades Secretas I, exibida originalmente pela TV Globo no horário das 23h.
Walcyr Carrasco é considerado um dos autores que mais escreve novela na Globo – praticamente uma novela por ano. Quase todas suas novelas conseguem excelente desempenho no Ibope, quebrando vários recordes de audiência. São exemplos: O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), O Profeta (2006), Caras & Bocas (2009), O Outro Lado do Paraíso (2017), A Dona do Pedaço (2019) e outras.
Principais curiosidades
- Antes de “Terra e Paixão” cogitou-se nomes como “Terra Vermelha”, “Terra Bruta”, “Terra Mãe”, “Terra Dourada” e “Eu Sou a Terra”;
- Tudo indica que “Terra e Paixão” será a novela das 21h mais longa desde Amor à Vida (2013). A previsão é que a trama de Walcyr Carrasco totalize 221 capítulos, se estendendo até janeiro de 2024;
- Isabel Teixeira – a Maria Bruaca de Pantanal (2022) – chegou a ser escalada a convite do autor, mas a atriz recusou alegando que precisava descansar sua imagem.
Ramiro fala a verdade para o Caio foi próprio António lá selva que armou pegar a Aline é Terezinha no paradeiro elas São.