Confira o resumo da novela Nos Tempo do Imperador (05/02/2022) e fique por dentro dos principais acontecimentos da nova novela das 18h da TV Globo, substituta de A Vida da Gente. A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.
RESUMO DA NOVELA NOS TEMPOS DO IMPERADOR
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 151, segunda, 31 de janeiro
Bernardinho é enterrado sob forte comoção. Pilar e Samuel lamentam a morte de Bernadinho e fazem planos para encontrar Salustiano. Samuel manda uma carta para Caxias prometendo descobrir o verdadeiro assassino de Coronel Ambrósio. Ao lado de Elisa, Solano promete tomar de volta o Paraguai. Samuel encontra Filinto.
Augusto conta a Lota que Bernardinho foi atingido fatalmente na guerra. Pedro faz uma acareação com Tonico e Filinto, que admite ter sido pago pelo deputado para sequestrar o Imperador. Isabel se reconcilia com Luísa. Lota ameaça Tonico. Celestina entrega a Pedro um livro que Nino escreveu com os crimes de Tonico.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 152, terça, 01 de fevereiro
Pedro se anima diante das provas entregues por Celestina. Samuel é reconhecido. Tonico sonha com os crimes que cometeu. Dolores tem uma ideia de como encontrar a filha. Borges teme ser preso. Pedro entrega o manuscrito de Nino. Em fuga, Samuel e Pilar recebem pistas do paradeiro de Salustiano.
Luísa e Dominique conversam sobre a venda do engenho. Dolores, Joana e Nélio invadem a casa do Tonico atrás de uma foto. Tonico e Pedro discutem. Cândida vai atrás de Borges e tem uma visão sobre o futuro do delegado. Nélio descobre onde está Mercedes. Depois de ameaçar Pedro com uma arma, Tonico foge e faz Dominique refém.
Veja também os resumos de:
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 153, quarta, 02 de fevereiro
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique e acaba atingido na mão. Salustiano finge não reconhecer Samuel.
Cansado, Caxias diz a Pedro que não quer mais ser comandante das Forças Brasileiras. Justina vai ao quilombo se encontrar com Guebo. Lota se emociona ao conhecer Mercedes. Salustiano reflete sobre dizer a verdade a Samuel.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 154, quinta, 03 de fevereiro
resumo não será divulgado
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 155, sexta, 04 de fevereiro
resumo não será divulgado
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 156, sábado, 05 de fevereiro
reprise último capítulo.
*O resumo da novela Nos Tempos do Imperador é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES:
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 145, segunda, 24 de janeiro
Zayla defende Guebo de Borges, que afirma que o rapaz está detido. Dominique ampara Teresa, que passa mal. Pedro lamenta com Luísa o andamento da Guerra do Paraguai. Para afastar Pilar de Solano, Elisa ajuda a médica a se disfarçar como um soldado brasileiro. Justina consegue que Luís Gama defenda Guebo.
Dolores confronta Tonico, e Nélio garante à esposa que encontrará Mercedes. Tonico exige que Borges descubra uma prova do caso entre Pedro e Luísa. Vitória cede a Clemência e aceita adiar sua viagem a Paris. Pilar e Samuel se encontram em meio à guerra.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 146, terça, 25 de janeiro
Pilar revela a Samuel que esteve prisioneira de Solano Lopez e conta que Tonico era seu aliado. Solano afirma a Elisa que não se renderá. Luísa se desentende com Dominique. Clemência deixa escapar para Vitória que vive um amor impossível.
Zayla recupera o colete manchado de Tonico, do dia em que tirou a vida de Nino, e o leva até Celestina e Teresa. Tonico manipula Dominique. Olu visita Pedro. Na Quinta, todos falam mal de Tonico para Dominique. Tonico invade a casa de Luísa e encontra sua correspondência com Pedro.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 147, quarta, 26 de janeiro
Tonico planeja derrotar Pedro. Todos comemoram que a guerra está quase no fim. Pilar reencontra Ana Néri. Celestina pede que Nélio a represente contra Tonico no pedido de reabertura do inquérito da morte de Nino. Guebo perde as esperanças de ser libertado. Vitória impede que Clemência se declare para ela. Luísa descobre que sua correspondência com Pedro foi furtada. Tonico chantageia Pedro na frente de Luísa e Teresa, e Isabel ouve.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulos 148, quinta, 27 de janeiro
Isabel passa mal ao constatar que Pedro e Luísa são amantes. Tonico exige o fim das investigações contra ele, além de um cargo de senador. Pilar e Samuel se casam. Isabel expulsa Luísa da Quinta e se afasta de Pedro.
Gastão se preocupa com Isabel ao saber que a esposa foi a última a saber do romance de Pedro com Luísa. Luísa desconfia de que Dominique tenha entregado as cartas a Tonico. Vitória anuncia que partirá para Paris, e Clemência chora. Pedro garante a Teresa que não cederá às chantagens de Tonico. Tonico decide publicar as cartas, mas um misterioso incêndio é provocado em seu jornal.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 149, sexta, 28 de janeiro
Tonico exige que Borges descubra quem ateou fogo a seu jornal. Caxias oferece trégua a Solano, que nega a rendição. Justina, Cândida e Olu temem a possível pena de prisão de Guebo. Zayla afirma a Jamil que alguém precisa assumir o controle dos Guerreiros. Elisa implora que Solano se renda. Tonico é acusado de corrupção na câmara. Samuel rende Filinto. Pressionado, Filinto confessa que atentou contra Pedro a mando de Tonico.
RESUMO NOS TEMPOS DO IMPERADOR – capítulo 150, sábado, 29 de janeiro
Pilar admira Samuel. Pedro, Teresa, Augusto e Leopoldina reúnem acusações contra Tonico. Tonico pede que Alencar suspenda as investigações contra ele. Luísa sofre com o afastamento de Isabel, e Dominique pede que a princesa perdoe sua mãe. Nélio afirma a Dolores que encontrarão Mercedes. Teresa comenta com Celestina que os manuscritos de Nino podem deter Tonico. Tonico se recusa a renunciar. Solano e Elisa fogem. Dolores confronta Tonico, mas Nélio afasta os dois.
A HISTÓRIA
Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador conta a história cheia de desafios de Dom Pedro II. Ele vive um casamento de aparências com Teresa Cristina (Letícia Sabatella), tendo com ela duas filhas: Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao). Seu amor verdadeiro é Luísa (Mariana Ximenes), a condessa de Barral, mulher de Eugênio (Thierry Tremouroux), primo do imperador. Além de culta, ela é uma mulher de virtudes que luta luta pela causa abolicionista e pelos direitos das mulheres em uma sociedade patriarcal. O maior beneficiado com a descoberta do romance é Tonico (Alexandre Nero), um político mau-caráter que planeja voltar o povo contra Dom Pedro II para aplicar um golpe da república.
Em paralelo, a novela também vai abordar a história de luta e resistência do casal Pilar e Jorge/Samuel. Desde pequena, Pilar sofre o peso de ser uma mulher do século XIX, já que ela quer estudar, mas é impedida pelo pai Eudoro (José Dumont). Ele, que é fazendeiro e coronel da Bahia, promete casar sua filha com o grande vilão da novela, Tonico (Alexandre Nero). A possibilidade de um casamento sem amor faz com que Pilar decida fugir, pois seu maior sonho é ser médica. Para trás, ela deixa sua irmã Dolores (Julia Freitas/Daphne Bozaski).
Já Jorge/Samuel é um escravo corajoso e honesto, que acredita na integração entre negros e brancos, luta para se tornar livre, como a maioria dos negros que vive na mesma situação. Diante da realidade da escravidão, a única opção é fugir também, mas antes que planeje algo, o destino lhe obriga a escapar sem qualquer planejamento. Durante a fuga, Pilar cruza seu caminho. Um encontro que muda a vida dos dois para sempre. O casal vai lutar pelos seus sonhos, movido pela paixão que nutre um pelo outro, mas também deseja fazer a diferença na vida das pessoas. Ela acredita que vai se formar em medicina e ele crê que pode mudar a sociedade.
Luísa é quem apresenta o casal ao Imperador e esse encontro será decisivo. Dom Pedro II lutará de todas as formas para ajudar os dois na realização dos seus sonhos. Da mesma forma, ele vai lutar pelo Brasil, respeitando a Constituição, viajando pelo país mostrando-se acessível e disposto a atender aos anseios da população e mantendo um bom relacionamento com as províncias. Com isso, defende a integralidade do país, evitando uma separação entre elas.
ELENCO E PERSONAGENS
Selton Mello como Dom Pedro II, Imperador do Brasil
Casado com Teresa Cristina, Dom Pedro II foi preparado desde muito jovem para suceder o pai e se tornar Imperador do Brasil. Homem extremamente culto, diz que se não fosse Imperador, gostaria de ser professor. Quando conhece a Condessa de Barral se apaixona por ela. Idealista, favorável a abolição, tem um projeto para o Brasil que passa pelo investimento na educação de qualidade, incentivo a cultura, crença na ciência e proteção do meio-ambiente. É considerado o melhor governante que o Brasil já teve e é, até os dias de hoje, a figura histórica mais admirada do País. Durante seu reinado o Brasil é invadido pelo Paraguai e enfrenta uma guerra que dura seis anos com sérias consequências.
Letícia Sabatella como de Teresa Cristina de Bragança, Imperatriz do Brasil
Casou-se com Dom Pedro II em Nápoles, antes de conhecê-lo pessoalmente e viajou para o Brasil, país que desconhecia, já Imperatriz. Tiveram quatro filhos, dois meninos, que morreram ainda crianças e duas meninas, as princesas Isabel e Leopoldina. Teresa se apaixonou pelo Imperador e pelo Brasil. Ficou conhecida como “a mãe dos brasileiros”. Extremamente dedicada à família, se empenha em manter a monarquia inabalada, mesmo que para isso deixe de lado sua própria felicidade. Apaixonada por música, grande incentivadora de artistas, Teresa foi responsável pela aquisição de peças históricas e arqueológicas de valor inestimável vindas de várias partes do mundo.
Alexandre Nero como Tonico da Rocha
Filho de Ambrósio Rocha, passou anos morando no Recife, onde se formou advogado. Volta para a Bahia e encontra seu pai morto. É abandonado no altar por Pilar. Se elege deputado, vai morar na corte. Tonico quer se vingar de Pilar e encontrar o responsável pela morte do seu pai. Acaba se casando com Dolores, irmã mais nova de Pilar. Opositor de Dom Pedro II, além de deputado é dono de um jornal oposicionista. Político de péssima índole, se envolve em negociatas e falcatruas e acaba se aliando a Solano Lopez, ditador paraguaio, inimigo de Dom Pedro.
Mariana Ximenes como Luísa Margarida de Barros, Condessa de Barral
Luísa chega à corte vinda da Bahia para ser a preceptora das filhas de Dom Pedro II. Viveu na França onde se casou com o Conde de Barral e foi dama-de-companhia da princesa Francisca, irmã do Imperador brasileiro. Abolicionista, defensora da monarquia, Luísa é uma cidadã do mundo, uma mulher que domina todos os códigos de conduta da época. Se apaixona por Dom Pedro II, a quem define como sendo sua alma gêmea e não mede esforços para educar Isabel e Leopoldina, as princesas do Brasil, o que considera uma missão de extrema relevância.
Gabriela Medvedovski como Pilar Villar
Voluntariosa, determinada, Pilar tem um sonho: ser médica, numa época em que as mulheres não podiam estudar medicina no Brasil. Para realizar este sonho, foge de casa, abandona um casamento arranjado pelo pai e, no caminho, conhece e salva a vida de Jorge, que virá a ser o grande amor de sua vida. Pilar não mede esforços para conseguir o que quer. Torna-se grande amiga de Luísa, a Condessa de Barral e através dela conhece os Imperadores do Brasil.
Outros nomes:
- Michel Gomes – Jorge de Sá/Samuel Rocha;
- Alexandre Nero – Antônio Rocha (Tonico);
- Heslaine Vieira – Zayla Maquemba;
- Daphne Bozaski – Dolores Villar;
- Letícia Sabatella – Teresa Cristina de Bragança, Imperatriz do Brasil;
- Thierry Tremouroux – Eugênio de Barros, Conde de Barral;
- João Pedro Zappa – Nélio Pindaíba;
- Vivianne Pasmanter – Germana Ferreira;
- Guilherme Piva – Licurgo Ferreira;
- José Dumont – Coronel Eudoro Villar;
- Vera Holtz – Carlota Maria Pindaíba (Lota);
- Luís Melo – João Batista Pindaíba (Batista);
- Roberta Rodrigues – Lupita;
- Gabriel Fuentes – Bernardo Pindaíba
- Giulia Gayoso – Isabel de Bragança, Princesa do Brasil;
- Bruna Griphao – Leopoldina de Bragança, Princesa do Brasil;
- Roberto Bonfim – Coronel Ambrósio Rocha;
- Dani Ornellas – Cândida Maquemba
- e outros.
TEMA DE ABERTURA
Música: Cais
Composição: Milton Nascimento e Ronaldo Bastos;
Lançamento: 1972
OS AUTORES
Nos Tempos do Imperador é de autoria de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Thereza tem um histórico de trabalho bastante diversificado na TV Globo. Ela estreou na televisão em 1999 como roteirista do seriado brasileiro Sandy & Júnior. De lá pra cá, Thereza atuou como roteirista e autora principal de diversas séries e especiais de final de ano. Ela também já atuou como colaboradora de diversas novelas de sucesso, entre elas: O Profeta (2006), Cordel Encantado (2011), Avenida Brasil (2012) e A Regra do Jogo (2015). Seu primeiro trabalho como autora de telenovela foi em Novo Mundo (2017).
Já Alessandro Marson iniciou sua carreira artística no teatro em 1994. Três anos depois, resolveu se inscrever em uma seleção para participar de um curso de roteirista da TV Globo. Na sequência, foi contratado pela TV Cultura, onde passou a escrever roteiros para programas infantis, a exemplo de Cocoricó. Em 2000, ele fez uma nova oficina na TV Globo voltada para programas de humor, ocasião em que foi contratado pela emissora dos Marinhos. No novo trabalho, Marson atuou como colaborador do seriado Sítio do Pica Pau Amarelo (2001). Em telenovelas, fez parte do núcleo de colaboradores de O Profeta, Desejo Proibido (2007), Cama de Gato (2009), Araguaia (2010), Cordel Encantado, Avenida Brasil, Flor do Caribe (2013), Joia Rara (2013) e outras. Seu primeiro trabalho como autor principal de novelas foi em Novo Mundo, ao lado de Thereza Falcão.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO | NOS TEMPOS DO IMPERADOR |
---|---|
EMISSORA | TV GLOBO |
GÊNERO | DRAMA HISTÓRICO |
DIREÇÃO GERAL | JOÃO PAULO JABUR |
DIREÇÃO ARTÍSTICA | VINÍCIUS COIMBRA |
PROTAGONISTAS | SELTON MELLO, LETÍCIA SABATELLA, MARIANA XIMENES, ALEXANDRE NERO E OUTROS. |
HORÁRIO | 18H |
TEMA DE ABERTURA | CAIS, DE MILTON NASCIMENTO |
As novelas que contam a história do Brasil, mesmo que “floreadas”, sempre são muito interessantes e gostosas de assistir, afinal trata-se da nossa história.
Como sugestão, vcs deveriam dar prosseguimento nesse horário, e abordando a “Abolição “, e na sequência a “proclamação da República”.
Entendo que a comunidade de tv aberta na sua maioria,se alimentam de noticias negativas e pesadas. Vcs escritores desta novela em tempos do imperador, estão superando todas as mentes alimentadoras do mal.Deixam passar que vcs são pessoas infelizes q no intimo alimentam-se apenas de maldade. Vcs fazem apologia ao mal ao perverso a tortura. Parecem até que pertencem ao mundo das trevas, do odio, com esta exaltação ao Tonico Rocha. Imaginem, o ridículo, num momento onde o imperador tinham a representação da figura de um Deus Supremo aqui na terra, para tonico o imperador, não passa de um bobo idiota, onde ele entra e sai sem nenhuma punição. Tunico rocha é o dominador, é o centro da da historia, todos os seus planos são realizados. Vcs perderam a mão até da força da historia verdadeira para exaltar a força perversa de Tonico rocha. A vista de uma mente psicopata, o comportamento deste imundo personagem criado por vcs é o grande heroi da novela. A frente de um adolescente em formação o perverso, sádico, torturador é o vitorioso.
E sabido que nessa época o mal da idade média, imperava na sociedade.Como formadores de opnião,deveriam considerar as fraquezas humanas e o momento delicado q a comunidade brasileira esta passando saindo de um período recluso fechado para um semi aberto pos pandemia mundial.Poderiam trabalhar em cima de noticias mais heroica, aproveitar exemplos de pessoas positivas , para que neste horario de 18:30h as pessoas oprimidas levassem ao seu travesseiros informações saudaveis e salutar. Lamento vcs ainda estão num plano mental de selvageria e barbarie.Recomendo espiritualizar-se, trabalhar sua mentes,no sentido de abrir para o positivismo, afinal vcs são responsaveis por muitas pessoas de mente fraca, bestiais e alguns jovens e crianças órfãs q não tem quem orientar para filtrar tanta barbarie. Pois apesar de tudo isto o mundo tambem pertence as pessoas bondosas e felizes, que se alimentam do bem e lutam por um mundo melhor.
Eu queria deixa uma sugestão para os autores de novela em geral porque vocês não colocam os vilões uns 15 dias antes de terminar a novela pra eles sofrerem por conta da maldades que fazem durante toda a novela, e injusto os vilões terem finais triste no último capitulo da novela, o Tonico mesmo deveria sofrer uns 20 dias antes do termino da novela poxa a gente acompanha a novela toda pra chegar no fim esses crápulas vilões terem final triste no último capitulo.