Leia a seguir o resumo da novela No Rancho Fundo, de 30/10 a 02/11/2024, e fique por dentro dos principais acontecimentos:
Resumo da novela No Rancho Fundo
Capítulo 169 – quarta, 30 de outubro
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e todos acabam descobrindo que o caixão de Primo Cícero está vazio. Padre Zezo exige uma explicação dos Leonel sobre a morte de Primo Cícero.
Xaviera e Aldenor conseguem desbloquear Romera, que entrega todos os crimes de Sabá Bodó e Nivalda. Primo Cícero se apresenta à família e explica o que lhe aconteceu. Cira dá para Fé um pendrive e pede que a amiga o entregue a Zefa Leonel. Floro Borromeu e Guarda Marconi prendem Jordão Nicácio. Zefa Leonel e Quinota descobrem os mandantes do crime contra Primo Cícero. Zefa Leonel procura Ariosto.
Capítulo 170 – quinta, 31 de outubro
Penúltimo capítulo – informações não divulgadas
Capítulo 171 – sexta, 01 de novembro
Último capítulo – informações não divulgadas
Capítulo 172 – sábado, 02 de novembro
Reprise do último capítulo
*O resumo da novela No Rancho Fundo é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição exibida pela emissora.
SAIBA MAIS
Capítulos anteriores
Capítulo 167 – segunda, 28 de outubro
Marcelo Gouveia conta a Blandina sobre a morte de Primo Cícero. Timbó e Seu Tico Leonel levantam suspeitos do suposto assassinato de Primo Cícero para Floro Borromeu. A mando de Ariosto, Elias posiciona as dinamites na Gruta Azul. Tia Salete e Floro Borromeu planejam a data de seu casamento.
Esperança e Fé se desesperam ao saber da morte de Primo Cícero, e Caridade se sente culpada por saber da verdade. Benvinda estranha a presença de Elias próximo à Gruta Azul, mas o rapaz a despista. Esperança exige que Jordão Nicácio encontre o assassino de seu pai. No suposto velório de Primo Cícero, Artur percebe algo estranho em Elias.
Capítulo 168 – terça, 29 de outubro
Artur e Quinota deduzem que Elias esteve na Gruta Azul. Corina Castelo e Rafaela invadem a loja de Tia Salete, e sabotam o material da costureira. Todos vão ao suposto velório de Primo Cícero. Esperança termina o relacionamento com Jordão Nicácio. Timbó e Seu Tico Leonel seguem Jordão Nicácio.
Elias surpreende Benvinda com sua escola pronta. Nivalda e Sabá Bodó pensam em lucrar com a morte de Primo Cícero. Aldenor conhece Xaviera. Xaviera furta Romera, a assistente virtual de Sabá Bodó. Seu Tico Leonel e Timbó descobrem que foi Jordão Nicácio quem atirou contra Primo Cícero, e Zefa Leonel questiona sobre o mandante do atentado. Artur confronta Elias.
A seguir, você confere detalhes sobre a novela das 18h da TV Globo:
Ficha técnica
Título | No Rancho Fundo |
---|---|
Emissora | TV Globo |
Autor | Mário Teixeira |
Gênero | Comédia romântica |
Direção | Bernardo Sá, Carla Bohler, Larissa Fernandes e Rodrigo Bitti. |
Direção geral | Pedro Brenelli |
Direção artística | Allan Fiterman |
Elenco principal | Larissa Bocchino, Andréa Beltrão, Túlio Starling, Luisa Arraes, Alexandre Nero, José Loreto, Débora Bloch e Eduardo Moscovis. |
Tema de abertura | "No Rancho Fundo", Elba Ramalho, part. Natascha Falcão. |
Nº de capítulos | 173 (previsão) |
Meta de audiência | 20 pontos |
Qual a história de No Rancho Fundo?
A novela “No Rancho Fundo” acompanha a história da romântica Quinota (Larissa Bocchino). Ela é filha de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero). A família vive no pequeno distrito Lasca Fogo, no extremo sertão da Paraíba.
A história protagonista muda drasticamente quando ela conhece Marcelo Gouveia (José Loureto), que ela acredita ser seu grande amor. Diferente de Quinota, que nasceu e foi criada em meio a uma vida simples, Marcelo viveu em Lapão da Beirada, a parte urbana da região.
Após um encontro que resulta em um beijo, Zefa força Marcelo a se casar com sua filha. O sedutor, no entanto, foge para a cidade grande, deixando Quinota desolada.
Furiosa, a matriarca dos Leonel Limoeiro decide fazer suas trouxas e partir com a filha para encontrar Marcelo. Contudo, elas acabam se deparando com um ambiente totalmente diferente do que estão habituadas em Lapão da Beirada.
Na nova cidade, Quinota conhece Artur Ariosto (Túlio Starling), o mocinho da trama, filho adotivo de Quintino Ariosto (Eduardo Moscovis). Coincidentemente, o rapaz é o melhor amigo de Marcelo, com quem cresceu em um orfanato.
A vida dos Leonel Limoeiro sofre uma reviravolta quando Zefa encontra a tão cobiçada turmalina paraíba na Gruta Azul. A partir daí, a família de Quinota enriquece, mas acaba virando alvo da ambição e das maldades de gente aproveitadora. Na lista de interesseiros consta: o próprio Marcelo, Blandina (Luisa Arraes), Quintino Ariosto (Eduardo Moscovis), Deodora (Débora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e sua esposa e primeira dama, Nivalda (Titina Medeiros).
Além de Lasca Fogo, onde reside a família de Quinota, a novela se desenrola em outros cenários da movimentada Lapão da Beirada. Lá, destacam-se locais como o elegante Hotel São Petersburgo, a imponente prefeitura e o icônico Cabaré Voltagem. É nessa cidade que se encontram personagens vindos diretamente de Mar do Sertão, como a astuta vilã Deodora, o corrupto Sabá Bodó e sua esposa Nivalda, além do padre Zezo (Nanego Lira) e outros intrigantes personagens.
Confira o elenco e personagens da trama
Andréa Beltrão como Zefa Leonel
Esposa de Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) com quem teve os filhos Quinota (Larissa Bocchino), Zé Beltino (Igor Fortunato) e Juquinha (Tomás de França). Mulher sertaneja, Zefa Leonel é inteligente, racional e fatalista. Sofreu muitas necessidades na vida, o que a transformou em uma mulher cautelosa e poupadora. É o cérebro da família e, se necessário, faz valer os seus argumentos com umas boas pancadas, em quem quer que seja. Ela será a principal responsável pela mudança no estilo de vida da família.
Alexandre Nero como Seu Tico Leonel
Marido de Zefa Leonel (Andrea Beltrão), é um homem de personalidade marcante. Matuto esperto que só, mas ingênuo diante dos encantos da cidade grande. Passa a se considerar o cérebro da família, mas, na verdade, se deixa levar facilmente pela primeira impressão. Quando deixarem o sertão rumo à cidade, se envolverá com quem não deve, colocando em risco a paz familiar.
Larissa Bocchino como Quinota
Filha de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Seu Tico Leonel (Alexandre Nero), é a mocinha da história. Protegida pela mãe e sempre sob o olhar vigilante do irmão mais velho, Zé Beltino (Igor Fortunato), Quinota é uma jovem humilde, encantadora, bondosa e ingênua. Será seduzida e enganada por Marcelo Gouveia (José Loreto), por quem vai se apaixonar perdidamente. Vai amadurecer ao longo da trama, perdendo a inocência, mas não a grandeza, em um processo de formação e transformação. Apesar da decepção amorosa, ela vai experimentar o amor verdadeiro.
José Loreto como Marcelo Gouveia
Inteligente e culto, é filho de Ariosto (Eduardo Moscovis) e Dona Manuela (Valdineia Soriano). Foi ela quem quis adotá-lo contra a vontade do marido, que até hoje faz questão de dizer ao rapaz que nunca quis tê-lo em sua vida. Engenheiro, é o melhor amigo de Marcelo Gouveia (José Loreto), com quem cresceu em um orfanato. Vai se apaixonar por Quinota (Larissa Bocchino) e, para mostrar suas boas intenções com a moça, fará de tudo para sempre ajudar Zefa Leonel e sua família.
Túlio Starling como Arthur Ariosto Evaristo
Sedutor e bon-vivant. É engenheiro, melhor amigo de Artur (Túlio Starling), mas faz a carreira ir por água abaixo por causa de seu vício nas corridas de cavalo sertanejo. Não vai sossegar enquanto não seduzir Quinota (Larissa Bocchino). Ao ser pego pela família da moça, vai se esquivar prometendo casamento, mas fugirá para Salvador. Lá, vai conhecer Blandina (Luisa Arraes), que, assim como ele, faz de tudo para se dar bem na vida.
Outros nomes:
Luisa Arraes – Blandina;
Débora Bloch – Deodora;
Eduardo Moscovis – Ariosto;
Mariana Lima – Tia Salete;
Welder Rodrigues – Sabá Bodó;
Titina Medeiros – Nivalda;
Thardelly Lima – Vespertino;
Clara Moneke – Caridade;
Leandro Daniel – Delegado Floro Borromeu;
Alejandro Claveaux – Jordão Nicácio;
Igor Fortunato – Zé Beltino;
Igor Jansen – Aldenor Leonel;
Heloísa Honein – Margaridinha;
Dandara Queiroz – Benvinda Leonel;
Guthierry Sotero – Nastácio;
Nanego Lira – Padre Zezo;
Suzy Lopes – Cira Aparecida;
Rhaisa Batista – Fé;
Andréa Bak – Esperança;
Haroldo Guimarães – Primo Cícero;
Nina Tomsic – Dracena Taveira;
Ju Colombo – Dona Quintilha;
Entre outros.
O autor: Mário Teixeira
Mario Teixeira (São Paulo, 1968), iniciou sua carreira na televisão como roteirista de programas infantis como: “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994) e “Sítio do Picapau Amarelo” (2001-2007). Além disso, ele também foi colaborador das telenovelas: “Os Ossos do Barão” (1997), “A Padroeira” (2001), “Ciranda de Pedra” (2008), “Tempos Modernos” (2010) e “Passione” (2011).
Seu primeiro trabalho como autor principal foi em “Liberdade, Liberdade” (2016). Em seguida, ele também escreveu “O Tempo Não Para” (2018) e “Mar do Sertão” (2022).
Atualmente é o autor principal de “No Rancho Fundo” (2024).
Trilha sonora
Confira as canções que compõem a trilha sonora de “No Rancho Fundo”:
- “No Rancho Fundo”, Elba Ramalho part. Natascha Falcão (tema de abertura);
- Lembrança de um Beijo”, Fagner (tema de Zefa e Tico);
- “Piloto”, João Gomes (tema de Marcelo);
- “Ponteio”, Edu Lobo;
- “Adeus”, Natascha Falcão (tema de Quinota);
- “Naise”, Nina Oliveira;
- “Veio d’Água”, Elba Ramalho (tema de Zefa Leonel);
- “Melaço”, Lucy Alves e Rachel Reis (tema de Blandina);
- “Perfume de Araçá”, Pietá part. Fred Demarca, Juliana Linhares e Rafael Lorga;
- “Sabiá”, Forro in the Dark;
- “Sanfona Sentida”, Ayrton Montarroyos (tema de Artur e Quinota);
- “Eu Quero Ver Você Dizer que Eu Sou Ruim”, Alceu Valença (tema de Ariosto);
- “Tareco e Mariola”, Flávio José (tema de Sabá Bodó);
- “Qui nem Giló (Saudade)”, Selton part. Arto Lindsay (tema geral);
- “Baião Destemperado”, Barbatuques;
- “Ao Sabor do Vento”, Pablo (tema de Nivalda e Sabá Bodó);
- “Cheira Bem”, Luso Baião;
- “Grande Poder”, Comadre Fulozinha.
Débora Bloch e Eduardo Moscovis ofuscam a novela tem que deixar atores novos se destacarem serem protagonistas