Em Mulheres Apaixonadas, Helena (Christiane Torloni) ascenderá um gatilho em César (José Mayer) e ele terminará o seu namoro com a amada. Isso porque o médico comentará com a protagonista que terminou tudo com Luciana (Camila Pitanga) e agora a filha de Téo (Tony Ramos) estará livre para ser feliz ao lado de Diogo (Rodrigo Santoro), primo que a jovem sempre amou.
Helena ouvirá a história e não conseguirá deixar de brincar com a situação. Ela dirá que para um grande conquistador como César deve ser difícil levar um fora de uma mulher pela primeira vez na vida. Nesse momento, o veterano olhará com raiva para a personagem de Christiane Torloni e a alfinetará: “terceira”. Rapidamente, o clima pesará entre eles, afinal, os dois últimos foras anteriores ocorreram com a própria Helena, que compreenderá a fala.
Os dois começarão a trocar ofensas. César pegará pesado e afirmará que o fantasma do que ela lhe fez 15 anos antes vai sempre estar presente. Helena rebaterá dizendo que “as Lauras e Lucianas” também serão um medo para ela, no sentido que teme ser traída e trocada também.
César baixará o nível da conversa e jogará na cara de Helena que na próxima vez que o trocar por outro homem pode pelo menos variar o instrumento, quem sabe escolhendo agora um pianista – Téo é saxofonista. Ela não aguentará calada e dará um tapa na cara do médico. Os dois se insultam mais e Helena vai embora desejando que ele se consuma sozinho em seu rancor.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.