Confira agora o resumo da novela Escrava Mãe (de 15/03 a 16/03/2021) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana. A trama foi produzida pela RecordTV e exibida originalmente no período de 31 de maio de 2016 a 9 de janeiro de 2017, em 159 capítulos. Foi escrita por Gustavo Reiz, com direção geral de Ivan Zettel. Trata-se de uma pré-sequência da novela A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, que aborda a história da mãe da escrava branca. Nos papeis principais, a telenovela contou com Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Fernando Pavão Milena Toscano, Thaís Fersoza, Léo Rosa, Roberta Gualda e Lidi Lisboa.
RESUMO DA NOVELA ESCRAVA MÃE
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 148, segunda-feira, 15 de março
Maria Isabel foge pela mata com a menina. Quintiliano observa o cavaleiro da mancha libertando seus escravos durante a noite. Ele atira no sujeito em seguida. Miguel parte em busca da filha. Juliana dá de cara com o falso cavaleiro da mancha e pede ajuda. Eles seguem a cavalo pela mata. Átila conhece sua filha Jasmin e se emociona. Quintiliano fica surpreso ao retirar a máscara do cavaleiro e perceber que se trata de Filipa. Ferida, ela desmaia.
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 149, terça-feira, 16 de março
Vestido de Cavaleiro da Mancha, Almeida atrai Juliana para emboscada e tenta mata-la, mas ela foge. Juliana deixa carta emocionante para sua filha Isaura e para Miguel. Miguel implora para que Maria Isabel devolva Isaura, mas vilã se recusa. Maria Isabel ameaça jogar Isaura na fogueira. Miguel consegue convencer Maria Isabel a entregar Isaura. Maria Isabel morre queimada. Juliana morre nos braços de Miguel. O capítulo se encerra com Átila contando a história de Miguel e Juliana a Dorinha, desde quando se conheceram e se apaixonaram até como tudo acabou após o nascimento de Isaura. FIM.
*O resumo da novela Escrava Mãe pode sofrer alterações, sem aviso prévio, de acordo com a edição realizada pela Record TV.
VEJA TAMBÉM:
CAPÍTULOS ANTERIORES:
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 143, segunda-feira, 08 de março
Filipa e Átila tentam convencer Quintiliano a aceitar o casamento deles. Guilherme discursa aos populares. Tomás e Charles distribuem panfletos aos transeuntes. Irani e Belezinha por ali. Guilherme diz às pessoas que não podem aceitar que um homem honesto e honrado como Nestor continue preso. Petúnia chega e pede para ajudar na distribuição dos panfletos. Rosalinda conversa com Dália enquanto decora a pensão com flores e diz que vai perdoar Loreto. Miguel beija Juliana e se despede indo a caminho da Câmara. Kamau o alcança e pergunta se não quer que vá junto. Miguel aconselha Kamau ficar ao lado de Juliana, pois é impossível prever o que poderá acontecer. Miguel diz a Kamau que se até o final da tarde não voltar, é sinal que deu tudo errado.
Almeida conduz uma charrete por uma estrada. Alguns instantes e Miguel surge na frente dele, a cavalo. Miguel já aponta uma arma para Almeida. Maria Isabel está ansiosa a espera de Miguel e anda de um lado ao outro pela sala. Batidas na porta, é Loreto. Maria Isabel fica decepcionada pensando que fosse Miguel. Loreto diz que precisava falar com Almeida, mas Maria Isabel diz que ele foi até a corte. Em seguida, vem Esméria dizendo que tem assuntos pendentes a tratar. Maria Isabel e Loreto se surpreendem com sua chegada súbita. Esméria diz cobrir qualquer oferta pela venda de Catarina. Juliana diz que falará com Almeida e fará o que for possível. Esméria ameaça e diz que Maria Isabel terá que fazer o impossível. Maria Isabel pede para Esméria ir embora.
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 144, terça-feira, 09 de março
Quando Esméria vai sair, chega Miguel com uma arma apontada para Almeida e Loreto já se alarma. Almeida e Miguel estão exaltados, diante de Loreto. Almeida grita e diz que não dará alforria e que os escravos pertencem a ele. Loreto repreende Miguel e diz que ele não pode tratar Almeida daquele jeito e pede para que o acompanhe. Miguel se recusa a acompanhá-lo e Almeida pede que Loreto expulse Miguel de uma vez por todas. Miguel retira documentos de dentro da bolsa e entrega a Loreto. Loreto prende Miguel e Almeida que ficam furiosos. Loreto diz que vai analisar os documentos e que no outro dia tomará uma atitude a respeito. Amanhece e Juliana está nervosa diante de Kamau que não tem notícias de Miguel. Kamau pede à Juliana que fique no quilombo enquanto ele vai até a Vila atrás de notícias.
Guilherme, Tomás, Charles, Irani, Belezinha e Zé Leão estão com mais alguns populares diante de um falatório generalizado. Guilherme diz que a prisão de Nestor foi arbitrária e que ele já deveria estar solto. Zé Leão diz que ele merece um julgamento digno e que não sairão de lá sem ele. Loreto entra e pede respeito e ordem. Guilherme diz que enquanto a Câmara for comandada por um homem sem integridade, se referindo a Almeida, mas é interrompido por Loreto que diz que Almeida não será mais o presidente da Câmara. Irani pergunta sobre Nestor, e ele aparece livre e todos se surpreendem. Belezinha se joga nos braços de Nestor e todos a seguem nos cumprimentos e abraços. Loreto entra e já abre a cela de Almeida que olha para Miguel, vitorioso. Dois soldados já surgem e algemam Almeida. Loreto diz a Almeida que ele será levado imediatamente para a corte onde será julgado por representantes da Coroa.
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 145, quarta-feira, 10 de março
Catarina não aceita a comida que Osório tenta forçá-la a comer. Ela é acorrentada e fica desesperada. Osório tenta pegá-la a força. Kamau chega e manda que largue Catarina e diz que voltou para acabar com ele. Loreto encara Miguel ainda preso e diz que nada munda em relação a situação de Juliana, que ela é escrava e pertence ao comendador e que Miguel deve entregá-la ou também será condenado à morte. Maria Isabel entra, agitada, perguntando o que está acontecendo. Loreto explica os crimes que Almeida cometeu e Maria Isabel fica satisfeita.
Ela diz que, com a ausência da mãe, de Teresa e Leôncio ainda criança, seria a responsável por responder tudo o que diz respeito ao Engenho do Sol, incluindo os escravos. Miguel pergunta onde Maria Isabel quer chegar. Maria Isabel diz que Juliana pertence a ela e que ele precisa voltar logo. Miguel diz que jamais ficará com ela. Maria Isabel interrompe e revela que não quer nada com Miguel, que ele não merece seu amor. Maria Isabel exige a Loreto que Miguel entregue Juliana ou seja condenado à morte.
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 146, quinta-feira, 11 de março
–
RESUMO ESCRAVA MÃE – capítulo 147, sexta-feira, 12 de março
Irani ajuda Juliana durante o parto. Miguel está o tempo todo ao lado de Juliana ansioso pelo nascimento da filha. Juliana dá a luz a Isaura. Maria Isabel, escondida, observa tudo. Juliana e Miguel estão emocionados. Fantasiado de cavaleiro da mancha, Almeida segue em seu cavalo pela mata em direção ao quilombo. Após o parto, Juliana se sente muito fraca e desmaia. Enquanto ela é socorrida por Miguel e Irani, Maria Isabel aproveita para sequestrar Isaura. Todos se apavoram quando notam o sumiço da bebê. Juliana desconfia de Maria Isabel após encontrar um broche no local onde estava Isaura.
SINOPSE ESCRAVA MÃE
A história começa em 1789, em Angola, na África, principal mercado exportador de escravos para as plantações de cana-de-açúcar em terras brasileiras. É de lá que são trazidos os africanos Kamau e Luena, a bordo de um navio negreiro. Ao chegarem no Brasil, os dois escapam e recomeçam suas vidas em liberdade, mas sempre assombrados pelo terror da escravidão.
Quando uma nova vida se anuncia, Luena frustra-se ao notar a pele mais clara da filha: aquela criança era fruto da violência que sofrera durante a travessia do oceano. Os mesmos homens que invadiram a tribo na África, comandados pelo vilão Osório, retornam para buscar a “mercadoria” que haviam perdido. Luena morre ao dar à luz, mas consegue entregar o bebê ao menino Sapião (Sidney Santiago), que foge desesperadamente enquanto Kamau é aprisionado, prometendo um dia voltar para buscar aquela criança, a quem considerava sua filha.
Sapião é acolhido numa grande fazenda açucareira, a Engenho do Sol, e a menina, que ganha o nome de Juliana, será criada com Teresa e Maria Isabel, filhas do coronel Custódio e dona Beatrice Avelar. Se aquele momento já representava uma mudança brusca na vida de Juliana, sua história seria ainda mais repleta de reviravoltas e emoções. Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina. Grande amiga da sinhá Teresa, de quem sempre fora mucama, Juliana fica completamente perdida ao saber que era fruto de uma violência. Jura a si mesma que jamais deixaria um homem branco tocá-la. E é num momento de desespero que ela conhece o jovem português Miguel, um viajante em busca de trabalho na Vila de São Salvador.
No tão marcante ano de 1808, quando a corte portuguesa se transfere para o solo brasileiro, a Vila de São Salvador vivia um momento próspero, sendo bastante beneficiada pelo ótimo desempenho da cultura da cana-de-açúcar. Além de aumentar o poder dos senhores de engenho, isso também atraía bastante gente para a região, em busca de melhores condições de vida. Mas a verdade era que Miguel buscava respostas para um grande mistério que envolvia a morte de seus pais.
O rapaz será o grande amor da vida de Juliana, mas também despertará o interesse de Maria Isabel, a filha do coronel Custódio, que nunca se conformara com o tratamento diferenciado que a escrava recebia. Contando com a fiel e sarcástica mucama Esméria, Maria Isabel não medirá esforços para prejudicar Juliana, jamais aceitando ser afrontada por uma escrava. Como se não bastasse a perseguição da sinhá, Juliana também enfrentará um obstáculo muito poderoso, o Comendador Almeida.
Ao casar com Teresa por um arranjo que tiraria sua família da ruína financeira, Almeida se torna o novo senhor da Engenho do Sol e reacende uma rivalidade histórica com a família do coronel Quintiliano Gomes, dono da fazenda Doces Campos. Guilherme, filho deste poderoso senhor, correspondia-se às escondidas com Teresa, que também o amava, apesar da inimizade entre seus pais. O casamento de Teresa e Almeida marcará o reinício de uma guerra entre as famílias mais poderosas da região e uma fase terrível na vida de Juliana, pois seu novo senhor ficará completamente obcecado por ela.
Juntos, Juliana e Miguel viverão uma intensa e movimentada história de amor, enfrentando inimigos poderosos e obstáculos aparentemente intransponíveis, como o preconceito de uma época que vive à sombra da escravidão. Além de uma trama central forte e emocionante, Escrava Mãe conta com outras histórias de amor, aventura, suspense e comédia.
A pensão Jardineira, taverna liderada por Rosalinda, é o ponto de encontro dos homens do lugar. Por conta disso, um assunto recorrente na Vila é a histórica rivalidade entre Rosalinda e dona Urraca de Almeida, mãe do comendador Almeida. D. Urraca sempre se nomeara a defensora da tradição e dos bons costumes, criticando abertamente o comportamento da inimiga e suas florzinhas, Dália, Petúnia e Violeta, que vivem com ela na taverna. A guerra entre as duas geralmente é aplacada pelo capitão Loreto, chefe da guarda e responsável por manter a ordem na colônia.
Num período em que a circulação de informações e novas ideias poderiam representar uma ameaça à Coroa, quem também se torna um problema para o capitão é o professor Átila. Determinado a criar um jornal na Vila e espalhar suas ideias abolicionistas, o escritor desperta o interesse de muitos jovens, como a sinhazinha Filipa, filha do coronel Quintiliano Gomes. Não satisfeita com a realidade das mulheres da época, ela está à frente de seu tempo e não se conforma com o tratamento dado aos escravos. Lutará pela igualdade e tomará para si a missão de descobrir um mistério que rondava a morte de sua mãe.
Com um minucioso trabalho de pesquisa, a vida dos escravos na época colonial é retratada ressaltando a trajetória dos homens e mulheres que contribuíram para a construção de nosso país. A herança cultural, os sonhos, os medos, os anseios por liberdade, o ódio contra a dominação e os dois lados do processo de exploração são alguns dos temas abordados ao longo de toda a trama por meio de personagens como Juliana, Tia Joaquina, Esméria, Catarina, Sapião, Tito Pardo, entre outros. Além de entreter e emocionar, Escrava Mãe é uma novela que traz à tona assuntos importantes sobre a construção do nosso povo, mostrando que relações bonitas e verdadeiras também podem surgir nos momentos mais turbulentos. E as histórias que atravessam o tempo, como o amor de Juliana e Miguel por sua filha Isaura, merecem ser contadas desde o início.
ELENCO E PERSONAGENS
Gabriela Moreyra como Juliana dos Anjos
Juliana é filha Luena (Nayara Justino), uma escrava africana, com Osório, traficante de escravos. Foi criada na fazenda Engenho do Sol e trabalha como mucama de Teresa, filha mais nova de sua sinhá. Tem no escravo Sapião um irmão e na Tia Joaquina uma mãe. Juliana sonha em ser livre e viver um grande amor. Ela se apaixona por Miguel, novo feitor da fazenda. Sua beleza faz inveja a outras mulheres, como Esméria e Maria Isabel, além da cobiça do Comendador Almeida, que será seu novo senhor, marido de Teresa. Ela sofre bastante nas mãos dele e de Maria Isabel, que se apaixona justamente por Miguel. Maria Isabel não aceita ser rejeitada por Miguel e transforma a vida de Juliana em um verdadeiro inferno.
Pedro Carvalho como Miguel Sales
Trata-se do mocinho da novela. Jovem português, bonito, atlético, bem educado, com boa formação e bem informado com relação aos acontecimentos da corte e do mundo. Chega à Vila de São Salvador em busca de novas oportunidades. Desperta a atenção das mulheres da cidade, como Maria Isabel. Apesar de ser visivelmente um jovem vindo de família rica, aceita trabalhar no armazém de seu Seu Nestor para se estabelecer na cidade. Aluga um quartinho nos fundos da venda e será praticamente adotado pelos donos do local, Nestor e D. Irani, por quem tem grande carinho e gratidão.
Miguel chega ao Brasil sabendo que seus pais morreram no passado por perseguições políticas e que tinham relações com pessoas da região, como os senhores de engenho. O português vai se empenhar na busca por informações sobre os mandantes do crime. Apesar de estar no local para executar sua vingança, Miguel se apaixonará perdidamente por Juliana, o que mudará seus planos. Terá grandes momentos de embate com o Comendador Almeida e será o grande protetor de Juliana, com quem terá uma filha.
Thaís Fersoza como Maria Isabel de Avelar
Maria Isabel é a filha mais velha do coronel Custódio. Diferente da mãe e da irmã, Maria Isabel puxou a personalidade forte do pai. É decidida, inteligente, determinada em seus planos. Preconceituosa, segura e fria, é capaz de dizer e fazer as maiores barbaridades sem se exaltar. O defeito físico da irmã sempre fora utilizada por ela como uma forma de inferiorizar Teresa. Tem atração por violência, gosta de observar as punições aos escravos, utilizar os instrumentos de tortura. É uma mulher muito agradável e simpática quando lhe interessa. Por trás de seu sorriso meigo, há uma verdadeira bomba-relógio. Não aceitará ser rejeitada por Miguel e odiará a escrava Juliana por isso. Contará com a fidelidade de sua mucama Esméria para tornar a vida de Juliana um verdadeiro pesadelo. É a paixão do idealista Átila e o usará sempre que lhe for conveniente.
Outros nomes:
-
- Fernando Pavão – Fernando Almeida (Comendador Almeida);
- Milena Toscano – Filipa Gomes do Amaral / Cavaleiro da Mancha / Sinhá Joana;
- Léo Rosa – Átila Duarte;
- Lidi Lisboa – Esméria / Malica Darrila;
- Roberta Gualda – Teresa de Avelar Almeida;
- Roger Gobeth – Guilherme Gomes do Amaral;
- Luíza Tomé – Rosalinda Pavão;
- Jussara Freire – Urrraca de Góis Almeida, Baronesa de Barangalha;
- Luiz Guilherme – Coronel Quintiliano Gomes do Amaral;
- Bete Coelho – Beatrice de Avelar;
- Zezé Motta – Tia Joaquina;
- Adriana Lessa – Catarina Gama de Luccock, Condessa de Porto / Jamala Darrila;
- Jayme Periard – Osório;
- Raphael Montagner – Tomás Gomes do Amaral;
- Débora Gomez – Violeta Pavão;
- Robertha Portella – Petúnia;
- Karen Marinho – Beleza Soares (Belezinha);
- Cássio Scapin – Antonio José de Alcântara (Tozé);
- Manuela Duarte – Dália Bem-Me-Quer;
- César Pezzuoli – Nestor Soares;
- Adriana Londoño – Irani Goitacá Soares;
- Junno Andrade – Capitão Loreto Veloso;
- Rogério Brito – Genésio;
- Sidney Santiago – Sapião;
- Mariza Marchetti – Rebeca Andrade Gama;
- Saulo Meneghetti – Charles de Alencastro;
- E outros.
CURIOSIDADES
A novela Escrava Mãe foi produzida originalmente em meados de 2016, mas, antes de ir ao ar, obteve alguns problemas e foi adiada duas vezes. Na época, os atores ficaram insatisfeitos com a atitude da RecordTV e reclamaram nos bastidores. Após alguns meses, o canal exibiu a trama, já toda gravada.
Para se ter uma ideia, Junno Andrade, namorado de Xuxa, que faz parte do folhetim, ironizou a demora da novela ir ao ar: “Daqui a pouco vão mudar o nome da novela para ‘Escrava Avó’… se continuarem adiando…”, ironizou. Jussara Freire também não perdeu a oportunidade e reclamou.
A atriz foi sondada para atuar em “Velho Chico”. Seria o seu retorno à Globo após dez anos, porém não pôde aceitar o convite. Milena Toscano foi outra que foi prejudicada, já que foi convidada para atuar em Haja Coração e não pode ir por estar no elenco de Escrava Mãe.
O AUTOR
Gustavo Reiz é autor de novelas e escritor brasileiro. Estreou na televisão em 2005 como autor principal da telenovela Os Ricos Também Choram, do SBT. Na Record TV, Reiz participou dos trabalhos da novela Luz do Sol (2007) como colaborador. Ainda na emissora dos bispos, foi autor principal de Sansão e Dalila (2011), Fora de Controle (2012), Dona Xepa (2013), Escrava Mãe (2016) e Belaventura (2017). Ele ainda atuou como roteirista de Milagres de Jesus (2014) e é autor da sinopse de Gênesis.
AUDIÊNCIA
Em sua estreia, que aconteceu em 31 de maio de 2016, Escrava Mãe obteve 14 pontos de média e 17 de pico. No segundo capítulo, registrou 13 pontos com picos de 17. A audiência da telenovela manteve-se com excelentes índices e nos primeiros dois meses acumulou a melhor média das telenovelas da Record TV nos últimos 8 anos: 13 pontos, o melhor resultado desde Os Mutantes, em 2008.
O capítulo final de Escrava Mãe marcou 12 pontos de média com picos de 14 e 17% de participação na Grande São Paulo, consolidando o segundo lugar absoluto desde sua estreia. O folhetim de Gustavo Reiz fechou com média geral de 11 pontos, tornando-se, ao lado de Os Dez Mandamentos, as duas maiores audiências da emissora desde Vidas em Jogo, em 2011.
TEMA DE ABERTURA
O tema de abertura da novela Escrava Mãe foi Anos Solidões, do pianista Lulli Chiaro, que conta com os vocais de um coral emitindo sons de temática africana. Confira abaixo a canção completa:
FICHA TÉCNICA
TÍTULO | ESCRAVA MÃE |
---|---|
EMISSORA | RECORD TV |
GÊNERO | ROMANCE / DRAMA |
AUTOR | GUSTAVO REIZ |
DIREÇÃO GERAL | IVAN ZETTEL |
HORÁRIO | 15H15 |
TEMA DE ABERTURA | ANOS SOLIDÕES, DE LULLI CHIARO |
AUDIÊNCIA | 11 PONTOS |
Nº DE CAPÍTULOS | 159 |
TRANSMISSÃO ORIGINAL | 31 DE MAIO DE 2016 A 9 DE JANEIRO DE 2017 |
por favor liberem os últimos capítulos na integra ou retransmitam a novela em tempo oportuno. Excelente novela, tema, história, elenco, vestuário, local, tudooooooooo.
NÃO TEM OS CAPÍTULOS PRA ASSISTIR !! JÁ PROCUREI NO TORRENT E EM SITES ONLINES ,ERA PRA SER FÁCIL DE ENCONTRAR !! NÃO ENTENDO !!