Confira agora o resumo da novela Éramos Seis (28/03/2020), nova novela das 18h da Rede Globo, substituta de Órfãos da Terra. Escrita por Ângela Chaves, a trama é uma adaptação do folhetim original escrito por Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho. É protagonizada por Glória Pires, no papel de Lola, e conta ainda com Antonio Calloni, Nicolas Prattes, Giullia Buscacio, Danilo Mesquita, Carol Macedo, André Luiz Frambach e Susana Vieira nos papeis principais. A direção artística é de Carlos Araújo.
RESUMO DA NOVELA ÉRAMOS SEIS – ÚLTIMA SEMANA
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 149, segunda, 23 de março
Lola acredita que não voltará a ver Alfredo. Genu e Inês se desesperam com a prisão de Lúcio. Soraia e Karine destratam Lola. Virgulino e Afonso confrontam Gusmões sobre a situação de Lúcio. Há uma passagem de tempo. Inês dá à luz Leon. Genu, Virgulino e Afonso se empenham em libertar Lúcio. Soraia convence Julinho a pedir que Isabel receba Lola em sua casa.
Soraia humilha Lola, e Julinho fica constrangido diante da mãe. Lola parte para São Paulo. Lúcio é libertado. Zeca é ovacionado pelo povo de Itapetininga. Olga se emociona quando Zeca a convida para viajar. Lola conhece Madre Joana na porta de um asilo. Lola chega à casa de Isabel.
Veja também: resumo dos capítulos da novela Novo Mundo
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 150, terça, 24 de março
Isabel comemora a presença de Lola. Inês teme a proximidade de Lola e Leon. Olga e Zeca se preparam para sua viagem de navio. Lola se sente desconfortável na casa de Isabel e Felício, e comunica à filha que se mudará para a casa de repouso de Madre Joana. Afonso parte para o Rio de Janeiro em busca de Lola.
Olga e Zeca encontram-se com Adelaide e Justina no navio que viajará para a Europa. Candoca convida Emília para ir a Itapetininga. Assad alerta Julinho sobre sua submissão a Soraia. Madre Joana recebe Lola.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 155, quarta, 25 de março
Resumos não divulgados pela emissora.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 156, quinta, 26 de março
Resumos não divulgados pela emissora.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 157, sexta, 27 de março
Resumos não divulgados pela emissora.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 158, sábado, 28 de março
Resumos não divulgados pela emissora.
*O resumo da novela Éramos Seis é disponibilizado pela TV Globo, podendo sofrer alterações, sem aviso prévio, de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES:
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 143, segunda, 16 de março
Osório não resiste. Alfredo foge da polícia e conta o ocorrido a Lola e Isabel, além de pedir a ajuda de Adelaide para deixar o país. Inês vê Lúcio fugindo e se preocupa. Gusmões vasculha casa de Lola atrás de Alfredo, que pede abrigo a Genu. Inês passa mal e Durvalina estranha. Isabel e Lola são vigiadas pela polícia. Almeida decide se casar com Clotilde no Uruguai. Maria tem um mau pressentimento. Alfredo se despede de Lola e afirma que voltará. Soraia sugere que Julinho convença Lola a vender a casa, para que ele invista na sociedade com Assad. Lúcio se angustia com a partida de Alfredo. Lola sofre, e Genu a conforta.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 144, terça, 17 de março
Adelaide afirma que esconderá Alfredo em sua casa até que consiga um navio no qual o rapaz possa embarcar. Isabel se despede de Alfredo. Emília aceita acolher Alfredo e despista Gusmões. Felício pensa em deixar São Paulo, e Isabel hesita. Clotilde enfrenta Nena e Almeida se orgulha. Marcelo convida Durvalina para morar com ele. Inês aceita a proposta de Lúcio para ficar com ela e os dois se beijam. Lola reclama da casa vazia com Genu. A febre de Shirley não cede. Tavinho alerta Zeca e Olga sobre um homem que observa a casa da família. Alfredo se declara para Adelaide, e agradece Emília e Justina. Julinho surpreende Lola. Alfredo deixa o país.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 145, quarta, 18 de março
Adelaide dá notícias de Alfredo a Lola. Julinho conversa com Isabel sobre a venda da casa. Alfredo passeia pelo navio. Afonso questiona os médicos sobre o estado de Shirley. Julinho tenta convencer Lola a vender sua casa para que ele se torne sócio de Assad. Clotilde se emociona com Durvalina. Lola desabafa com Clotilde sobre a casa.
Soraia sente raiva de Karine por ter influenciado Assad em relação a seu casamento com Julinho. Shirley não resiste à doença. Zeca reconhece Neves, que pede perdão ao amigo. Emília inicia um tratamento com Selma. Adelaide sugere ir para Paris com Justina. Afonso volta e Inês sofre a morte de Shirley. Julinho percebe os olhares entre Lola e Afonso.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 146, quinta, 19 de março
Lola e Afonso se abraçam, sob o olhar de Julinho. Inês chora a morte de Shirley e Afonso conforta a filha. Julinho pressiona Lola sobre a venda da casa. Justina comemora sua viagem com Adelaide para o Rio de Janeiro. Inês revela a Afonso e Durvalina que está grávida de Lúcio. Alfredo se envolve em uma confusão no navio. Genu se surpreende com a notícia de que será avó. Afonso confessa seu interesse em Lola e Inês reage. Julinho pede que Lola vá morar com ele no Rio de Janeiro. Clotilde vibra quando Almeida mostra suas passagens para o Uruguai. Olga se revolta contra Neves e briga com Zeca. Afonso visita Lola e Julinho se incomoda.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 147, sexta, 20 de março
Julinho confronta Afonso e Lola o repreende. Afonso se surpreende ao saber que Lola poderá se mudar para o Rio de Janeiro. Olga perdoa Zeca e traça um plano para Neves. Durvalina confidencia a Lola sobre a gravidez de Inês. Inês confessa a Afonso que espera um filho de Alfredo, e pede que o pai se afaste de Lola. Julinho fecha a venda da casa de Lola. Lola, Julinho e Isabel se despedem de sua casa. Zeca é dispensado de seu trabalho, e Neves sugere que o amigo se candidate à prefeitura. Karine e Soraia temem a presença de Lola. Afonso e Lola se beijam. Lola parte com Julinho para o Rio de Janeiro.
RESUMO ÉRAMOS SEIS – capítulo 148, sábado, 21 de março
Karine e Soraia se incomodam com a chegada de Lola, e Assad as repreende. Inês exige que Afonso mantenha a paternidade de seu bebê em segredo. Clotilde e Almeida se casam no Uruguai. Um mês se passa. Chega o dia do casamento de Julinho e Soraia. Durvalina se apresenta na rádio e Lola se emociona. Karine, Natália e Soraia desprezam Lola. Inês e Lúcio se casam. Marcelo pede Lili em casamento. Alguns meses se passam. Durvalina vence o concurso da rádio. Lola não gosta da forma como Soraia trata Julinho. Alfredo recebe uma carta. Zeca encontra uma pedra de diamante e pensar em usar com povo. Lúcio é preso em um encontro político. Lola sente saudade de Alfredo.
CONHEÇA A HISTÓRIA
A novela Éramos Seis é dividida em três fases, que inicia na década de 1920 e vai até 1940, e traz a história da família Lemos, formada por Lola (Gloria Pires), Júlio (Antonio Calloni) e seus quatro filhos Carlos (Xande Valois/ Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/ Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/ André Luiz Frambach), Isabel (Maju Lima/ Giullia Buscacio).
Lola não mede esforços quando o assunto é manter a família unida, mesmo diante das dificuldades econômicas e socais enfrentadas na primeira metade do século 20. Graças a ambição de seu marido para mostrar ser rico, eles se endividam com a compra casarão em São Paulo, cujas parcelas possuem juros altíssimos. Por conta do financiamento bancário, eles passam bastante sufoco para honrar seus compromissos. Para Lola, o novo lar é a alma da família. Para Júlio, um empecilho para crescer na vida, já que seu maior sonho é mudar de vida.
Para sustentar a família, Júlio trabalha o dia todo na loja de tecidos de Assad (Werner Schünemann). Ele cumpre com excelência as suas funções, já que busca ser promovido pelo patrão e, assim, conseguir ter uma vida financeira mais tranquila. Já Lola trabalha criando e vendendo peças de tricô para para ajudar nas contas da casa e cuida da educação dos filhos com a ajuda de Durvalina (Virgínia Rosa).
ELENCO E PERSONAGENS
Glória Pires como Lola
Eleonora Lemos (Lola) é a matriarca da família Lemos, casada com Júlio e tem quatro filhos: Carlos Abílio de Lemos, Alfredo Abílio de Lemos, Júlio Abílio de Lemos Filho (Julinho) e Maria Isabel Abílio de Lemos (Isabel). A personagem de Glória Pires é uma mulher batalhadora e que faz de tudo para manter todos unidos. Ela é responsável pela educação dos quatro e por manter o lar sempre em ordem.
Antonio Calloni no papel de Júlio
Marido de Lola, Júlio Abílio de Lemos é um homem duro e não costuma demonstrar seu amor pelos filhos. Ele trabalha como vendedor na loja de tecidos Assad (Werner Schünemann), e seu maior sonho é um dia se tornar rico.
Xande Valois/ Danilo Mesquita como Carlos
É o filho mais velho da família Lemos e motivo de bastante orgulho para os pais. Ele é responsável, educado, prestativo e bom aluno. Na primeira fase da novela, o personagem é interpretado por Xande Valois. Na segunda, é Danilo Mesquita quem assume o posto.
Pedro Sol/ Nicolas Prattes como Alfredo
Alfredo é o segundo filho de Lola e Júlio. Totalmente diferente de Carlos, o rapaz é rebelde vive se metendo em confusões. Além disso, tem ciúmes do irmão mais velho. Na primeira fase, é interpretado por Pedro Sol. Na segunda, por Nicolas Prattes.
Davi de Oliveira/ André Luiz Frambach como Julinho
É o filho mais novo entre os homens. Desde criança, o garoto demonstra habilidade para lidar com dinheiro. Na primeira fase é interpretado por Davi de Oliveira. Na segunda, fica por conta de André Luiz Frambach.
Maju Lima/ Giullia Buscacio como Isabel
Isabel é a caçula da família. Determinada e independente, a menina é a favorita do pai, já que a única filha mulher e mais nova dos quatro filhos. Na primeira fase é interpretada por Maju Lima. Na segunda, Giullia Buscacio assume o posto.
Outros nomes:
- Susana Vieira – Emília Amaral Bourbon;
- Carol Macedo – Inês Ferreira dos Santos;
- Paulo Rocha – Felício;
- Rayssa Bratillieri – Soraya Assad;
- Simone Spoladore – Clotilde Amaral;
- Ricardo Pereira – Argemiro Almeida;
- Maria Eduarda de Carvalho – Olga Amaral;
- Eduardo Sterblitch – José Carlos Freitas (Zeca);
- Caco Ciocler – João Aranha;
- Bárbara Reis – Shirley Ferreira dos Santos;
- Cassio Gabus Mendes – Afonso dos Santos;
- Joana de Verona – Adelaide Amaral Bourbon;
- Julia Stockler – Justina Amaral Bourbon;
- Werner Schünemann – Jorge Assad (Assad);
- Mayana Neiva – Karine Fagundes Assad;
- Giselle Batista – Leontina Neves;
- Breno Nina – Bruno Neves (Neves);
- Ellen Rocche – Marion;
- Denise Weinberg – Maria Amaral;
- Camila Amado – Candida Amaral;
- Walderez de Barros – Marlene de Lemos;
- E outros.
CURIOSIDADES
Essa é a quinta adaptação de Éramos Seis na TV. Isso porque, para quem não sabe, o folhetim já foi produzido e exibido por outras emissoras no passado: a primeira versão na RecordTV em 1958, seguida por duas da Rede Tupi em 1967 e 1977 e do SBT em 1994. Como a Globo adquiriu os direitos autorais da adaptação, a Record e o SBT estão impedidos de exibirem as versões clássicas.
Éramos Seis, inicialmente, estrearia apenas no começo de 2020, substituindo Nos Tempos do Imperador. Só que no começo desse ano, a emissora decidiu mudar de ideia e inverteu a ordem de exibição. Isso porque a trama imperialista exigia mais tempo de pesquisa para que houvesse uma reconstituição fiel do Brasil em 1850.
Ângela Chaves, autora do folhetim, está cuidando de todos os detalhes desse novo remake, que ganhará alguns elementos para ficar mais ágil e movimentada.
Éramos Seis, da Rede Globo, vai ao ar de segunda a sábado, por volta das 18h. Este post será atualizado toda semana com novos capítulos da novela.
A AUTORA
Como informado, Ângela Chaves está responsável pela nova adaptação de Éramos Seis. Essa é a primeira novela da autora na Globo. Até o momento, a novelista está sendo elogiada pelo destino do remake da novela. A escritora está cuidando de todos os detalhes da novela com a ajuda de Silvio de Abreu, chefão de teledramaturgia da emissora carioca.
ABERTURA DE ÉRAMOS SEIS
Eu também estou adorando esta Novela das 6 horas da Rede globo de Televisão. Não perco um só capítulo. Acho a Glória Pires maravilhosa. Aliás, todo o elenco é muito bom. Espero que a Dona Lola, fique com Sr. Afonso no final. Eles merecem um Final Feliz!!!
Hoje posso falar que estou contente com as 3 novelas que a rede globo está exibindo .
(Eramos Seis) de tão boa que é que quando penso que começou já está acabando.
Está de parabéns todo elenco, autores, e diretores, só precisamos saber por parte de quem a tia
Rica da Lola entra na família, ou seja irmã do pai, ou da mãe de Lola, esta novela nos emociona do começo ao fim do capitulo. (e Salve se quem puder nos arranca risos) e Amor de Mãe faz muita mulher
Que abandona os filhos refletir se vale apena.É isso rede globo que o povo precisa de risos e calor humano, reflexão da vida pois a novela retrata a vida real, só não achei legal apesar de ser um faz de conta como a Julia Lemmertz me mandou um recado quando ela era filha da Natália do Valle, porque
A novela tem que chegar um pouco do real, não cabe a Taís Araujo com 41 anos ser mãe de um Rapaz de 27 anos envelhece a atriz e não dá para engolir, mais em fim.
Ta vendo rede globo não precisa apelar para a imoralidade já basta em Brasilia, vamos fazer o povo Rir e se emocionar como antigamente ganhou minha audiência e da minha família novamente pode.
posso sitar (final feliz), (A Viagem), Guerra dos sexos primeira versão), (Sol de Verão e tantas outras que não tinha um viado para dar audiência grato.
Hoje posso falar que estou contente com as 3 novelas que a rede globo está exibindo .
(Eramos Seis) de tão boa que é que quando penso que começou já está acabando.
Está de parabéns todo elenco, autores, e diretores, só precisamos saber por parte de quem a tia
Rica da Lola entra na família, ou seja irmã do pai, ou da mãe de Lola, esta novela nos emociona do começo ao fim do capitulo. (e Salve se quem puder nos arranca risos) e Amor de Mãe faz muita mulher
Que abandona os filhos refletir se vale apena.É isso rede globo que o povo precisa de risos e calor humano, reflexão da vida pois a novela retrata a vida real, só não achei legal apesar de ser um faz de conta como a Julia Lemmertz me mandou um recado quando ela era filha da Natália do Valle, porque
A novela tem que chegar um pouco do real, não cabe a Taís Araujo com 41 anos ser mãe de um Rapaz de 27 anos envelhece a atriz e não dá para engolir, mais em fim.
Ta vendo rede globo não precisa apelar para a imoralidade já basta em Brasilia, vamos fazer o povo Rir e se emocionar como antigamente ganhou minha audiência e da minha família novamente
Como já fiz o comentário na capa do disco de Eramos Seis, parece que a globo esta voltando as suas
Origens de fazer novelas onde podemos sentar com a família e assistir.
Eu depois de Eta Mundo Bom, e Avenida Brasil nunca mais assisti a teve globo, devido ela colocar como
Objetivo mostrar gays de todas as formas, levando aos jovens a seguir um modismo que muitos deles
não são gays e acabam mudando de sexo por causa das novelas que influenciam os jovens a viver sem
saber se é homem ou mulher, Eramos Seis trouxe a família de volta ao sofá para assistirem juntos uma
história que nos emocionam e aprender sobre a revolução de 30 junto com os nossos filhos, não precisa levantar bandeira para os Gays pois em Brasilia e a parada gay de são paulo já faz isto.
queremos novelas que nos faça rir e se emocionar como antigamente não libertinagem.
Para um final feliz, Lola tem que casar com Afonso. Almeida com Clotildes. Felicio com Isabel.
Adoro essa novela, chorei muito com as senas da morte do Carlos, com a dor da Lola, essa novela me reportou a minha infância, com meus irmãos, um todo certinho fez faculdade e se formou engenheiro, outro totalmente diferente, rebelde e aventureiro, só que quem morreu cedo foi meu irmão rebelde, em fim, admiro muito Glória Pires, ela é uma grande atris, conseguiu emocionar a todos que assistem a novela,espero que tenha um final feliz para dona Lola. Parabéns ao elenco, diretores e aos autores.
A Lola não pode ficar sozinha sofreu tanto coitada tem que mudar o fim e ficar com seu Afonso.
SE O CARLOS MORRER A NOVELA PERDE A GRAÇA
Adorei o Zeca ter sido roubado. Burro tem mesmo é que pastar.