Em Renascer, João Pedro vai descobrir o facão que José Inocêncio (Humberto Carrão) cravou aos pés do Jequitibá. O garoto, que acaba sendo rejeitado pelo pai, foge de casa enquanto estava de castigo e se depara com o objeto lendário. Essa descoberta o leva a reconsiderar todas as histórias que ouviu sobre seu pai.
João Pedro, fascinado pelo facão, se recorda das narrativas que sugeriam que seu nascimento teria causado a morte da sua mãe e agora, ao encontrar o facão, sente ódio pelo objeto e acredita que, ao retirá-lo, repetirá a suposta tragédia.
Ao retornar para casa, João Pedro é repreendido por Deocleciano (Adanilo), mas a chegada de José Inocêncio intensifica o clima de tensão. Os dois têm um confronto, no qual João Pedro desafia seu pai a castigá-lo, afirmando que se é culpado pela morte de sua mãe, merece mesmo levar uma surra por isso.
José Inocêncio fica chocado com as palavras do filho, enquanto Inácia (Edvana Carvalho) repreende João Pedro. O menino, no entanto, mantém suas palavras, afirmando que matou a sua mãe, assim como o pai foi responsável pelas mortes de Belarmino e Firmino.
José Inocêncio chama João Pedro de “filho” pela primeira vez
Mais tarde, José Inocêncio busca uma conversa mais tranquila com o filho e pergunta quem contou a história sobre os coronéis. João Pedro revela que ouviu tudo na venda de seu Norberto, mas promete manter segredo. O protagonista pede para mudarem de assunto e o chama de “filho”, o que emociona João Pedro, acostumado a ser chamado apenas de “moleque”.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Antes de sair do quarto, João Pedro revela ao pai que esteve na clareira do Jequitibá Rei à tarde, procurando o facão que José Inocêncio disse ter enterrado lá. José pede para que não falem mais sobre essa história e João Pedro conta que viu o facão, mas teve medo de retirá-lo, pois temia quebrar a promessa e causar a morte do pai.
Essa revelação sincera do filho toca o coração de José Inocêncio, que disfarça suas emoções. Ele decide manter o facão em segredo, combinando com João Pedro que ninguém mais deve saber de sua existência. Nesse momento, pela primeira vez, João Pedro consegue ter a afeição do pai, criando um momento de conexão entre os dois.