Leia agora o resumo da novela O Cravo e a Rosa, em reprise na TV Globo (de 26/09 a 30/09/2022), e saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos do folhetim. Escrita por Walcyr Carrasco, em 221 capítulos, a trama é protagonizada por Adriana Esteves, Eduardo Moscovis e antagonizada por Drica Moraes.
RESUMO DA NOVELA O CRAVO E A ROSA
Capítulo 206 – segunda, 26 de setembro
Joaquim manda Januário se aconselhar com Petruchio. Dinorá afirma que foi coagida pelo irmão, quando inventou a doença de Bianca. Cornélio resolve lhe dar uma chance e os dois se reconciliam. Calixto e Mimosa se casam. Petruchio dá as alianças de presente. Januário conta para Petruchio que Lindinha está na casa de Kiki. Bianca ouve e conta a Catarina. Mimosa desmaia de felicidade depois do amor
Capítulo 207 – terça, 27 de setembro
Catarina, o delegado, o investigador e um policial invadem a casa de Kiki e prendem Lindinha. Catarina leva um vestido de presente para Joana. Começa a convenção no bar do hotel. Dalva e Candoca voltam para a antiga casa. – Candoca conta para Heitor que está pobre e ele vai embora, desfazendo qualquer compromisso. Batista é eleito na convenção. Quando começa o discurso, vê na porta Joana e as crianças e desiste da carreira política em nome do amor.
Capítulo 208 – quarta, 28 de setembro
Fátima vibra ao saber que é irmã de Catarina. Teodoro passa a ser o indicado para prefeito, e anuncia o seu noivado com Kiki e o nome de Januário para vereador. Edmundo pede a mão de Bianca e Batista, relutante, aceita. Candoca conta a Celso que está pobre, mas ele insiste que ela se case com ele. Petruchio vai com Marcela ao noivado de Bianca. O delegado também chega.
Capítulo 209 – quinta, 29 de setembro
– Bianca convida todos que estavam presentes no casamento de Batista e Marcela, para seu noivado. Petruchio se declara a Catarina e diz que estava armando para desmascarar Marcela. Ele acusa Batista de roubar as apólices. Joana sai em defesa de Batista e diz que viu Heitor sair da sala de estudos no dia do roubo. Heitor diz que roubou documentos falsos e que viu Kiki saindo do local. Ela acusa Petruchio de ser o ladrão pois o viu sair de lá. O delegado chama Lindinha e ela acusa Mimosa de ter roubado as apólices.
Capítulo 210 – sexta, 30 de setembro
Mimosa desmaia, mas acaba confessando que roubou as apólices depois de ouvir uma conversa entre Marcela e o jornalista Serafim que planejavam roubar os documentos. Mimosa esconde as apólices em seu álbum de foto, mas diz que ele desapareceu misteriosamente. Foi Buscapé que guardou o álbum por causa das fotos de seus pais. As apólices estavam o tempo todo na cozinha da mansão de Batista. Nascem os filhos de Petruchio e Catarina. A menina tem a personalidade de Catarina e o menino a de Petruchio. As crianças atiram brinquedos uma na outra.
**A exibição dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa pode sofrer mudanças de acordo com a edição realizada pela Globo.
CAPÍTULOS ANTERIORES:
RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 201, segunda, 19 de setembro
Petruchio desconversa sobre o abandono do filho. Dinorá teme ser seduzida pelo novo Cornélio. Bianca pede que Edmundo aceite o advogado. Neca sugere que Catarina prepare uma armadilha para Petruchio, para confirmar se ele é culpado ou inocente. Calixto não sabe o que fazer na lua de mel. Dinorá se oferece para fazer tudo o que Cornélio quiser, mas ele a humilha. Bárbara e Lourdes morrem de saudades do mudinho, ele também está saudoso das duas. Celso insiste, mas Candoca não quer lhe dar mais uma oportunidade. Heitor convida-a para ir com ele ao casamento de Josefa. Lindinha escapa da conversa com Petruchio. Catarina conta tudo para o pai e pede ajuda para desmascarar Marcela e Petruchio.
RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 202, terça, 20 de setembro
Catarina e Batista planejam tudo: jogarão uma isca e ouvirão a conversa entre os traidores. Bianca enfrenta o pai e garante que vai lutar pelo seu amor. Marcela fica furiosa porque o marido ajuda Edmundo. Catarina pede a Buscapé que esconda a Carijó e faz Petruchio procurar pela galinha. Dinorá se arrepende das suas aulas de violino. Bárbara e Lourdes pensam na possibilidade de perdoar o mudinho. Calixto e Petruchio voltam da busca cheios de espinhos pelo corpo. Catarina faz com que o marido durma no chão. Joaquim e Josefa vão para a igreja. Heitor pede que Fábio acompanhe Dalva e Candoca. Celso vai em seu lugar. Catarina solta a isca: avisa Petruchio que a hipoteca da fazenda está guardada no comitê de Batista. Começa o casamento de Joaquim e Josefa. O delegado liberta Edmundo. Na hora do sim, Joaquim cai duro.
Joaquim morre no altar e Josefa tem certeza que a herdeira será ela. Marcela finge estar morta de tristeza e permanece todo o tempo com a porquinha no colo. Ezequiel dá força para Januário, que sofre de verdade. O testamenteiro pede que os herdeiros assinem um termo se comprometendo a não contestar o testamento. O advogado libera o dinheiro encontrado no quarto de Edmundo. Bárbara e Lourdes querem que Fábio escolha uma das duas. Josefa se desespera ao saber que a porquinha é a herdeira. Marcela mostra o recibo da compra da porquinha e expulsa Januário. Batista estranha a frieza da mulher. Ezequiel abriga Januário.
RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 203, quarta, 21 de setembro
Edmundo e Bianca se abraçam e se beijam. Bianca declara que vai esperar Edmundo. Marcela instiga Serafim e Heitor a encontrarem as apólices. Os dois pressionam Lindinha, mas Januário interfere. Ao saber que ele está pobre, Lindinha nem dá papo para Januário. Joana conta tudo o que aconteceu. Edmundo agradece a bondade dela, que oferece a casa para ele morar, enquanto ela fica na fazenda. Bianca e Edmundo enfrentam Batista. Joana avisa Batista que quando ficar boa vai embora da cidade. Dinorá só pensa em Cornélio. Batista, Bianca e Catarina se escondem no comitê eleitoral e dão um flagrante em Marcela e Petruchio. Catarina esbofeteia Petruchio.
RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 204, quinta, 22 de setembro
Petruchio tenta se explicar, sem sucesso. Marcela arruma a mala e ameaça fazer um escândalo se Batista não lhe der dinheiro. Catarina expulsa Petruchio da casa de seu pai. Na fazenda, Petruchio sofre. Cornélio obriga Dinorá a pentear os seus cabelos e a humilha com a gorjeta. Marcela, hospedada no hotel, manda Dinorá arrumar o seu banho. Lourdes e Bárbara marcam um encontro com Fábio. Teodoro exige que Januário se candidate. Catarina coloca Dinorá e Josefa na parede, que confessam tudo o que fizeram para acabar com o casamento dela. Para se redimir, Dinorá deverá vigiar Marcela. Petruchio e Marcela se unem para pressionar Lindinha.
Dinorá avisa Cornélio que Marcela está vestida de beata e pretende passar o dia na igreja. Catarina também vai. Joaquim aparece para Januário e manda ele ir para a porta da igreja, pois Lindinha vai precisar dele. Serafim e Heitor recebem recado de Marcelo e também vão para a igreja. Neca aconselha Mimosa a se casar logo. Marcela pressiona Lindinha para saber quem entrou na sala de estudos no dia da festa. Depois, Petruchio a pressiona e ela sai correndo. Ele e Catarina a deixam escapar. Januário coloca Lindinha na carroça de Calixto e a esconde na casa de Kiki. Celso pede perdão a Candoca, mas ela não o perda. Kiki arruma Lindinha.
RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 205, sexta, 23 de setembro
Calixto está em pânico porque o casamento já está marcado. Fábio pede para morar com Lourdes e Bárbara, para que possa fazer a sua escolha. Heitor propõe a Candoca que os dois unam as suas solidões. Marcela avisa a Batista que ele vai precisar sustentá-la a vida inteira. Januário nem reconhece Lindinha, mas acaba pedindo-a em casamento. Quando pergunta pelas apólices, ela vai embora correndo. Marcela humilha Januário. Cornélio manda Candoca dizer aos seus pretendentes que ficou pobre. Dinorá pede perdão de joelhos a Cornélio. Cornélio promete pensar. Joana volta para casa. Batista vai até lá e tenta comprar Edmundo. Edmundo dá uma lição de moral em Batista. Joana o manda embora e pede que ele não volte nunca mais.
SINOPSE O CRAVO E A ROSA
A novela O Cravo e a Rosa é uma adaptação da obra A Megera Domada, de William Shakespeare, e gira em torno do romance entre o caipira Petruchio e Catarina, uma moça temperamental, com ideias feministas e filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo).
No decorrer dos capítulos, Petruchio se vê obrigado a seduzir Catarina para conseguir desfrutar do dinheiro dela e, assim, quitar algumas dívidas de sua fazenda. A princípio, ele vai ter que enfrentar o gênio temperamental de Catarina, que não aceita ficar com ele.
Por outro lado, os dois começam a se apaixonar de verdade e, em um determinado momento da novela, se casam. Apesar disso, o casal terá de enfrentar as armações da perversa Marcela, filha de Joaquim, que fará de tudo para separá-los.
ELENCO O CRAVO E A ROSA
Adriana Esteves como Catarina
Filha de Nicanor Batista, Catarina é uma mulher rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes, e leva as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de ideias modernas para a época. Sua vida muda após conhecer e apaixonar por Petruchio (Eduardo Moscovis), um caipira rude e que faz de tudo para se casar com ela.
Eduardo Moscovis como Julião Petruchio
Machão convicto, rapaz rude, com ideias tradicionais, opostas às de Catarina (Adriana Esteves). Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também jurou nunca se casar pois, segundo pensa, mulher é só para namorar e roubar beijos. Resolve enfrentar Catarina interessado no dote. Mas desde o primeiro momento apaixona-se por ela, embora não reconheça. Finge que é um cordeirinho até se casar. Depois, inicia uma guerra doméstica para que ela se torne uma “rainha do lar”. Na verdade, quer conquistar o amor da “fera”. Na frente de Catarina, faz questão de ser mais grosseirão do que é.
Drica Moraes como Marcela de Almeida Leal
Filha de Joaquim (Carlos Vereza), nascida Muriel, volta à cidade com o nome de Marcela. Apaixonada por Petruchio (Eduardo Moscovis), inferniza a sua vida e a de Catarina (Adriana Esteves), até se envolver com Batista (Luís Melo), de olho no dinheiro do banqueiro. Chega acompanha do cúmplice Ezequiel (Déo Garcez).
Leandra Leal como Bianca Batista
Filha de Nicanor Batista (Luís Melo), irmã de Catarina (Adriana Esteves), o seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor (Rodrigo Faro). O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se por Edmundo (Ângelo Antônio).
Luís Melo como Nicanor Batista (Batista)
Pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal), homem sério e muito rico, que deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas tem vida dupla. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se de caixeiro-viajante. E está prestes a começar uma terceira família, com a cocotte Kiki (Rejane Arruda). Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. Sofre de gastrite, e é graças às pontadas no estômago que consegue controlar a filha: a cada vez que ela desobedece, diz que está passando mal.
Outros nomes:
- Ângelo Antônio – Edmundo das Neves
- Rodrigo Faro – Heitor Lacerda de Moura
- Tássia Camargo – Joana Penaforte
- Maria Padilha – Dinorá de Moura Valente
- Ney Latorraca – Cornélio Valente
- Murilo Rosa – Celso de Lucca
- Suely Franco – Mimosa Gomes da Costa
- Pedro Paulo – Rangel Calixto de Oliveira
- Eva Todor – Josefa Lacerda de Moura
- João Vitti Serafim – Amaral Tourinho
- Carlos Vereza – Joaquim de Almeida Leal
- Vanessa Gerbelli – Linda de Oliveira (Lindinha)
AUTOR
A novela O Cravo e a Rosa foi escrita pelo autor Walcyr Carrasco, um dos grandes nomes da Globo. O dramaturgo é responsável por vários folhetins de sucesso do canal como Alma Gêmea, Gabriela, Morde e Assopra, Caras e Bocas, Êta Mundo Bom, Verdades Secretas, O Outro Lado do Paraíso e Amor à Vida.
CURIOSIDADES:
Eduardo Moscovis quase não aceitou interpretar Julião Petruchio. Isso porque, segundo ele, achava que o personagem, rude e machista, poderia ficar muito parecido com seu último trabalho na televisão, o taxista Carlão, de Pecado Capital (1998), remake de Gloria Perez. Por outro lado, Walter Avancini, diretor do folhetim, conversou com o ator e explicou o caráter cômico da trama, fazendo-o mudar de ideia.
A novela O Cravo e a Rosa tinha previsão para ser uma novela curta, com menos de 100 capítulos. Por outro lado, a Globo solicitou ao autor Walcyr Carrasco que a novela iria ter duração maior, com mais episódios, perto dos 200. Por conta disso, Walcyr teve que acrescentar mais personagens e Marcela (Drica Moraes), que até então era apenas citada no folhetim, chegou para cumprir a função de vilã da trama, figura necessária para uma novela que acabou durando bem mais do que o tempo inicialmente previsto – terminou com 221 capítulos.
ABERTURA DA NOVELA
Tema de abertura: “Jura”
Artista: Zeca Pagodinho
Álbum: “Juras de Amor”
Ano de lançamento: 2000