Leia agora o resumo da novela Amor Perfeito (de 21/09 a 23/09/2023) e fique por dentro dos próximos capítulos. A nova novela das 18h, substituta de Mar do Sertão, é escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr., e livremente inspirada no romance Marcelino Pão e Vinho (1953). Nos papeis principais, conta com Camila Queiroz, Diogo Almeida, Mariana Ximenes, Thiago Lacerda, Daniel Rangel, Carmo Dalla Vecchia, Tonico Pereira e Juliana Alves. A direção artística é de André Câmara.
Resumo da novela Amor Perfeito
Capítulo 157 – segunda, 18 de setembro
O juiz convoca Leonel a depor, e o empresário acusa Gilda de ter atentado contra ele. Gilda é presa, e todos se espantam com as revelações de Leonel. Marê comemora sua liberdade com Orlando e Marcelino. Gaspar decide deixar a cidade, e Cândida confronta Anselmo sobre a cumplicidade com os crimes do filho. Wanda pede que Sílvio saia de sua casa, e Laura apoia a mãe. Marcelino pede que Orlando e Marê se casem para que possam adotá-lo. Justino surpreende a família com sua nova vida. Leonel retorna para a mansão. Com a ajuda de Júlio, Sônia revela a Marê e Orlando que seu filho pode estar vivo.
Capítulo 158 – terça, 19 de setembro
Sônia explica sua história para Orlando e Marê, que afirma não saber se poderá perdoar a moça. Cândida se culpa pelo mau comportamento de Gaspar. Sílvio se muda de casa. Tânia diz a Justino que deseja se formar antes de casar com ele. Júlio e Aparecida confortam Sônia. Marê deduz que Marcelino pode ser Ângelo, e decide procurar Rosa.
Sônia entrega sua carta de demissão a Marê. Ao descobrir que Ademar abandonou seu filho com Sônia, Ione rompe seu casamento. Leonel humilha Gilda. Marê e Orlando concluem que Ângelo é Marcelino. Marê e Orlando contam a Marcelino que são seus pais. Leonel se emociona ao saber que Marcelino é seu neto, e pede perdão a Orlando e Marê.
Veja também os resumos de:
Capítulo 159 – quarta, 20 de setembro
Resumo não divulgado pela emissora.
Capítulo 160 – quinta, 21 de setembro
Resumo não divulgado pela emissora.
Capítulo 161 – sexta, 22 de setembro
Resumo do último capítulo não divulgado pela emissora.
Capítulo 162 – sábado, 23 de setembro
Reapresentação do último capítulo
*O resumo da novela Amor Perfeito é disponibilizado pela TV Globo e pode sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
CAPÍTULOS ANTERIORES
Capítulo 151 – segunda, 11 de setembro
Érico explica para Marê e Júlio porque validou o falso testamento que Gilda usou. Cândida volta para casa, e Anselmo a parabeniza pela nomeação. Gilda revela a Gaspar que Marcelino é filho de Marê e Orlando. Leonel sonha com o detetive Norberto Carreira. Júlio pede a ajuda de Érico. Aparecida recebe um telegrama da avó de Justino e fica preocupada. Cândida decide convidar Alzira Soriano para a sua posse. Marê afirma a Leonel que Gilda é a culpada por tudo de ruim que aconteceu com ela. João recebe a carta de desligamento da Igreja. Aparecida, Antônio e Frei Tomé contam a Justino sobre sua avó. Gilda decide se vingar de Érico ao saber que Júlio a denunciou por falsificar o testamento de Leonel.
Capítulo 152 – terça, 12 de setembro
Silvio repreende Gilda por falsificar o testamento de Leonel e avisa que não irá ajudá-la. Aparecida se preocupa com Justino, que se aconselha com Tânia. Gilda convoca uma reunião com os acionistas do Hotel e denuncia Érico. Anselmo é eleito presidente do Grande Hotel. Odilon se recusa a publicar a carta de Érico, e Gilda se enfurece.
Érico pede perdão a Marê. Gaspar teme por sua liberdade ao saber da acusação contra Gilda sobre o falso testamento. Leonel lembra da mãe de Marê ao olhar para Marcelino. Cândida assume a prefeitura de São Jacinto. Gilda consegue corromper todos os jurados do julgamento de Marê.
Capítulo 153 – quarta, 13 de setembro
Gilda comemora sua conquista com Gaspar. Cândida convida Leonor para trabalhar com ela na prefeitura. A casa de Verônica é pichada com ofensas a Érico. Odilon devolve a carta de Romeu para Érico. Ione e Sansão se aproximam. Adélia é promovida no hospital. O detetive contratado por Orlando encontra Catarina e o médico avisa a Marê.
Gilda garante a Gaspar que a falsificação do testamento não será descoberta. Aparecida se preocupa com a demora de Justino. Orlando decide ir atrás de Catarina. Marê, Júlio e Frei Severo levam Leonel até o Grande Hotel. Leonel lembra que recebeu um envelope com fotos do detetive Norberto.
Capítulo 154 – quinta, 14 de setembro
Leonel não consegue lembrar o conteúdo das fotos que recebeu do detetive. Popó revela a Neiva e Adélia sobre Leonel. Marê e o pai contam uma história para Marcelino dormir. Ione pensa em Sansão. Júlio avisa a Marê que a denúncia contra Gilda não foi aceita. Neiva ouve uma conversa entre Gilda e Gaspar. Beto do Pandeiro chega ao hotel e comenta sobre o crime de Leonel.
Wanda encontra o colar de Marê nos pertences de Silvio. Orlando tenta convencer Catarina a voltar com ele para São Jacinto. Leonor aceita trabalhar com Cândida. Wanda revela para Marê que Gilda foi amante de Silvio. Neiva descobre que nunca foi casada. Orlando volta para São Jacinto com Catarina.
Capítulo 155 – sexta, 15 de setembro
Marê se emociona ao ver Catarina. Gilda exige que Benedita repita o depoimento que deu ao delegado. Silvio e Laura brigam, e Wanda o expulsa de seu quarto no hotel. Ione não consegue resistir a Sansão. Anselmo reage com despeito ao ver Cândida ser ovacionada ao chegar no Café-Concerto.
Beto Pandeiro comenta com Marê, Júlio e Orlando o que viu no dia do assassinato de Leonel, mas não aceita depor. Marcelino fala com Jesus. Júlio decide falar novamente com Beto Pandeiro antes do julgamento. Gaspar fica tenso com a torcida de Cândida para a absolvição de Marê. Odilon encontra um documento que incrimina Gilda. Gilda faz declarações contra Marê na frente do fórum. Começa o julgamento de Marê.
Capítulo 156 – sábado, 16 de setembro
Gaspar é o primeiro a depor contra Marê. Leonel se revolta com o depoimento de Gilda. Marê fica tensa com o depoimento de Albuquerque. Gilda induz Silvio a protestar contra os questionamentos que Júlio faz para Benedita. Todos os presentes se surpreendem com o depoimento de Madame Chantily. Silvio e Júlio trocam ofensas e são repreendidos pelo Juiz.
Leonel tem flashes de memórias durante o julgamento. Silvio tenta desmoralizar Catarina. Gilda passa mal, e Silvio é afastado do julgamento, após o depoimento de Laura. Júlio interroga Beto Pandeiro. Frei Severo se preocupa com o estado de Leonel. Norberto Carreira é chamado para depor. Leonel se lembra do crime e acusa Gilda de ter atirado contra ele.
Sinopse de Amor Perfeito
A história de “Amor Perfeito” se passa na cidade fictícia de São Jacinto, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940. Nessa época, Marê (Camila Queiroz), recém-formada em administração, conhece Orlando (Diogo Almeida), um médico negro. Os dois se apaixonam, mas uma armação trágica de Gilda (Mariana Ximenes) acaba interrompendo esse amor. A essa altura, vale destacar, a jovem já estará prometida a Gaspar (Thiago Lacerda), filho de filho mais velho do prefeito Anselmo (Paulo Betti) e da primeira-dama Cândida (Zezé Polessa).
A apesar de casada com Leonel (Paulo Gorgulho), pai da protagonista, a megera tem um caso com o noivo da enteada. Ambiciosa e inescrupulosa, ela decide matar o marido e joga toda a culpa em Marê, que acaba sendo injustamente condenada e presa. Com isso, Gilda fica com a herança toda para ela e com o caminho livre para fazer o que quiser.
Na cadeia, Marê descobre que está grávida, mas a criança é tirada dela. Ela passa oito anos reclusa, até sair em liberdade condicional em 1942. Marê, então, volta a São Jacinto para se vingar de Gilda e recuperar sua herança e seu filho, que está sendo criado sob o nome de Marcelino pelos padres da cidade. Para isso, ela conta com a ajuda de Júlio, um amigo de infância que sempre foi apaixonado por ela.
Além da trama principal, a novela “Amor Perfeito” aborda também os segredos de outros personagens, como o do advogado Érico, ameaçado por Gilda após ela descobrir que ele é gay, e o do Padre João, que teve um filho com Darlene no passado, mas desconhece a existência da criança. Por fim, há também o segredo do Padre Severo, que matou um homem na juventude e, por isso, também sofre com as ameaças de Gilda.
Elenco e personagens
Camila Queiroz como Maria Elisa Rubião (Marê)
É a protagonista de Amor Perfeito. Marê é filha de Leonel Rubião e Maria Eugênia. Ela se apaixona por Orlando, um médico negro, mas seu pai é contra essa relação e quer obrigá-la a se casar com com Gaspar (Thiago Lacerda), filho do prefeito da cidade. Gilda, sua madrasta, mata o pai da jovem e consegue culpá-la pelo assassinato. Marê acabará indo para a cadeia, onde descobre sua gravidez. Ela é separada do filho após o parto. Oito anos depois, ela sai da prisão em busca de vingança e de reencontrar seu filho.
Diogo Almeida como Orlando Gouveia
É um jovem médico que acaba se apaixonando por Marê após conhecê-la na faculdade. Os dois se apaixonam loucamente, mas Leonel, pai da jovem, não aceita a relação e faz de tudo para impedir esse amor. Para piorar as coisas, Orlando descobre que, no passado, Leonel e Virgílio (Christovam Neto), seu pai, foram sócios e que Leonel o acusou injustamente de um golpe, a fim de favorecer Anselmo (Paulo Betti). Como resultado, Virgílio e a família foram escorraçados de Águas de São Jacinto, quando Orlando ainda era uma criança pequena. Sem conseguir esquecer Marê, ele volta à cidade, oito anos depois, e então descobre todo o martírio sofrido por ela.
Levi Asaf como Marcelino
Filho desaparecido de Marê e Orlando, foi criado pelos padres e freis da irmandade de Águas de São Jacinto. Ele sonha em conhecer a mãe, mas não faz ideia de como fazer isso.
Mariana Ximenes como Gilda Rubião
É vilã da novela Amor Perfeito. Casa-se com Leonel (Paulo Gorgulho) por interesse, de olho na presidência do Grupo Rubião. Tem uma rivalidade velada com a enteada, Marê (Camila Queiroz), que é a candidata natural ao cargo. Gilda arma uma cilada para Marê, acusando-a pelo assassinato do pai, após um processo sujo e fraudulento. Marê e Gilda vão travar um embate sem tréguas, numa disputa pelo poder e também pelo amor de Orlando.
Thiago Lacerda como Gaspar Evaristo
Filho mais velho do prefeito Anselmo (Paulo Betti). O escolhido por Leonel (Paulo Gorgulho) para desposar Marê (Camila Queiroz) e sedimentar o acordo, que garante o direito do empresário de explorar as águas termais da cidade. Um rapaz ambicioso e sem escrúpulos. Vai ser seduzido por Gilda (Mariana Ximenes), que se alia a ele para dar o golpe em Leonel e Marê.
Outros nomes:
- Carmo Dalla Vecchia – Érico Requião;
- Daniel Rangel – Júlio Medrado
- Juliana Alves – Wanda Pacheco;
- Tonico Pereira – Frei Leão (Vovô Leão);
- Paulo Betti – Prefeito Anselmo Evaristo;
- Zezé Polessa – Cândida Evaristo;
- Ana Cecília Costa – Verônica Medrado;
- Carol Castro – Darlene Nogueira;
- Allan Souza Lima – Padre João;
- Bukassa Kabengele – Promotor Sílvio Pacheco;
- Isabel Fillardis – Aparecida Madureira;
- Alan Rocha – Antônio Madureira;
- Maria Gal – Neiva Batista;
- Lucy Ramos – Lívia Albuquerque;
- Beto Militani – Delegado Ciro Albuquerque;
- Bruno Montaleone – Ivan Evaristo;
- Iza Moreira – Tânia;
- Babu Santana – Padre Severo;
- Tony Tornado – Frei Tomé;
- Bernardo Berro – Padre Donato (Papinha);
- Chico Pelúcio – Padre Diógenes;
- Antônio Pitanga – Popó Batista;
- Analu Prestes – Olímpia;
- e outros.
Os Autores
A novela “Amor Perfeito” é escrita por Duca Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr.
- Duca Rachid escreveu novelas que fizeram sucesso no horário das seis da TV Globo. São exemplos: O Cravo e a Rosa (2000), A Padroeira (2001), O Profeta (2006), Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011), Joia Rara (2013) e Órfãos da Terra (2019);
- Júlio Fischer foi colaborador de algumas novelas, inclusive, ao lado de Duca Rachid. Em 2016, foi um dos autores principais da novela “Sol Nascente”, em parceria com Walter Negrão e Suzana Pires;
- Elísio Lopes Jr. faz sua estreia como autor de telenovelas com “Amor Perfeito”, juntamente com Duca Rachid e Júlio Fischer.
Trilha sonora
Abertura da novela
Tema de abertura: “O Amor É um Ato Revolucionário”
Artista: Sandy
Composição: Chico César
Data de lançamento: 2019
Ficha técnica
TÍTULO | Amor Perfeito |
---|---|
GÊNERO | Romance |
AUTORIA | Duca Rachid, Júlio Fischer e Elisio Lopes Jr. |
EMISSORA | TV Globo |
HORÁRIO | De 18h25 às 19h10 |
BASEADA EM | Marcelino Pão e Vinho, de José María Sánchez Silva (1953) |
TEMA DE ABERTURA | O Amor É um Ato Revolucionário, de Chico César |
DIREÇÃO | Alexandre Macedo, Lúcio Tavares, Joana Antonaccio e Larissa Fernandes |
DIREÇÃO ARTÍSTICA | André Câmara |
Nº DE CAPÍTULOS | 220 (previsão) |
ESTREIA | 20 de março de 2023 |
META DE AUDIÊNCIA | 20 pontos (Grande São Paulo) |
soube que a Gilda e o Gaspar morre e eu odiei esta noticia tinha era que ficar vivos e pagar pelos os crimes que cometeram no decorrer de toda a novela.( AFF)
Mais uma novela q começou com uma proposta boa, porem caiu na mesmice de todas as novelas das 6 e 7 ah Duca Rachid foi ótima escritora em outras novelas mas nessa infelizmente deixou a trama sempre repetitiva acaba uma novela e entra outra com trama igual
como pode a novela das 6 e das 7 sao iguais fica aquela bobeira de uma pessoa se dando bem,só no ultimo capitulo ,aparece tantas escrito umas semanas depois ai tudo resolvido .