Leia o resumo da novela A Favorita, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo (de 07/11 a 11/11/2022), e fique por dentro dos próximos capítulos do folhetim. A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.
Resumo da novela A Favorita (Vale a Pena Ver de Novo)
Capítulo 125 – segunda, 07 de novembro
Zé Bob e Donatela discutem e ela o convence a levá-la ao encontro de Flora. Donatela avisa a Silveirinha que vai para o rancho. Ele a ajuda. Flora não entende o que Donatela está fazendo lá e manda chamar a polícia. Donatela diz que voltou pra cuidar da irmã e dá a ela a boneca de pano que Flora sempre quis ter quando criança. Flora escuta as desculpas de Donatela e desabafa toda sua raiva. Halley, Zé Bob, Lara, Pedro e Irene se preocupam com o plano de Donatela. Lara comenta sobre um traidor que informou à Flora o paradeiro de Donatela, e Irene recorda que Norton esteve em sua casa. Átila vai buscar Carolina e Tiago na casa de Greice e Damião.
Gabriel conta para Catarina que Stela está deixando Triunfo porque está apaixonada por ela. Cida pede desculpas para Lorena por ter desconfiado da irmã com Juca. Lorena incentiva Cida a reatar com o namorado. Átila acusa Amelinha de ter abandonado os filhos. Catarina conversa com Stela sobre seus sentimentos em relação a ela. Stela incentiva Catarina a continuar com o restaurante. Halley acusa Norton de ser um traidor diante dos executivos da Fontini. Silveirinha prepara o prato preferido de Donatela e Flora a pedido delas. Enquanto comem, Donatela relembra momentos das duas na infância. Flora desiste de entregar Donatela para a polícia. Flora, Irene, Pedro e Zé Bob se preocupam com a falta de notícia de Donatela. Dodi surge na sala e se depara com Donatela, Flora e Silveirinha juntos.
Capítulo 126 – terça, 08 de novembro
Dodi chega e não entende porque Flora está defendendo Donatela. Ele ameaça entregar Donatela e pede a metade de toda a fortuna de Flora pra não chamar a polícia. Flora atira em Dodi. Silveirinha bola um plano com Donatela e sugere a Flora enterrar o corpo de Dodi no rancho. No café da manhã, Flora e Donatela combinam de cantar novamente. Átila e Lorena discutem relação e ele a convida para uma viagem romântica. Silveirinha conta a Zé Bob, Irene e Lara que Flora matou Dodi. Elias decide abandonar a carreira política e entrega a responsabilidade de administrar Triunfo nas mãos de Didu. Vanderlei chama Catarina pra trabalhar com ele na mercearia.
Silveirinha prepara tudo para a apresentação de Flora e Donatela. Elas se arrumam para o show. Cassiano diz a Irene que vai abandonar a carreira de músico e se dedicar à Fontini. Copola pede Irene em casamento. Zé Bob, Halley, Lara e Pedro chamam os convidados para a apresentação de Flora e Donatela. Silveirinha chama a polícia até o rancho para encontrar o corpo de Dodi. Flora fica nervosa antes da apresentação e se lembra do lenço vermelho que ela sempre usava antes de cantar. Donatela pede o lenço emprestado, Flora se recusa e as duas discutem. Donatela ameaça ir embora e destrói a boneca que deu de presente à Flora. Flora saca a arma e Donatela a desafia. Flora atira em Donatela.
Capítulo 127 – quarta, 09 de novembro
Flora fica desesperada porque atirou em Donatela que finge fazer força para se despedir e acaba arrancando a confissão dela de todos os seus crimes. Flora grita quando Donatela e percebe que a platéia está cheia. Zé Bob e Halley sobem ao palco e Flora ameaça atirar neles. Zé Bob avisa que as balas são de festim. Donatela revela o plano a Flora. Lara chama a polícia e Zé Bob pega a arma que Flora usou para matar Dodi. No rancho, Silveirinha revel seu plano ao investigador da polícia. Flora foge, mas se machuca no caminho. Halley e Zé Bob vão atrás dela. Zé Bob consegue capturá-la. Donatela vai para a delegacia no carro da polícia enquanto Flora vai na ambulância. Flora ataca o enfermeiro e foge novamente. Donatela consegue ser inocentada das acusações graças ao DVD em que Flora confessa todos os seus crimes. Céu faz aniversário. Orlandinho prepara uma festa surpresa e pede ajuda das meninas da Cilene.
Didu conta a Romildo que vai entrar para a política. Romildo fica surpreso e conta que vai se casar com Arlete. Céu volta das compras e é surpreendida por Orladinho que convidou toda a sua família. Orladinho pede Céu em casamento. Cida decide ir embora e se despede de Juca que promete esperar por ela. Stela passa o restaurante para Catarina e sai para o último banho de rio. Léo vai atrás dela. Catarina chega e salva a amiga. Léo vai preso e jura vingança. Halley volta se chamar Mateus Fontini. Copola desabafa com Cassiano pois Irene ainda não respondeu se deseja se casar com ele. Silveirinha procura Diva com esperança de saber o paradeiro de Flora e descobre uma pista. Ele procura por Dorotéia, uma amiga de Flora da cadeia e vê uma foto recente das duas. Ela o expulsa de lá mas revela que Flora ia a um casamento. Zé Bob se prepara para o casamento com Donatela. Cida volta para Triunfo. Juca está a sua espera na casa nova e a pede em casamento. Tudo pronto para o casamento, menos a noiva que se arruma e conversa com Lara. Halley estranha a falta de notícias de Silveirinha.
Capítulo 128 – quinta, 10 de novembro
Rita e Alícia batem papo com Zé Bob. Ao lado, Flora, disfarçada, serve Elias que não o reconhece. Rola um clima entre Tuca e Pepe. Enquanto Donatela se arruma pro casamento, Lara fala sobre seus sentimentos por Halley e Cassiano. Iolanda revela a Cida porque sempre a tratou de forma diferente das irmãs. Elas fazem as pazes. Halley liga pra Silveirinha, que conta que descobriu que Flora está no casamento de Donatela. Céu entra em trabalho de parto. Zé Bob fica ansioso porque Donatela não chega. Halley conta a Lara que Flora está na festa.
A caminho do altar, Donatela pisa em um formigueiro. Lara a ajuda a tirar o vestido e eles se casam. Tuca pega o buquê de Donatela. Irene diz a Copola que aceita se casar com ele. Lara conta pra Irene o que Halley lhe disse sobre Flora. Iolanda aconselha Cassiano a esquecer Lara. Silveirinha vê Flora de longe, comenta com Cilene, vai atrás dela e consegue encontrá-la. Ela avança para cima dele com uma faca e o faz refém dentro da van. Cilene avisa a Halley que Flora está lá. Ele vai em sua procura. Donatela e Zé Bob partem para lua de mel. Flora descobre onde o casal estará. Céu dá a luz. Orladinho avisa Halley que seu filho nasceu. Rosa encontra Silveirinha dentro da van. Zé Bob e Donatela chegam a casa no Guarujá. Silveirinha passa bem e conta a todos que Flora está atrás de Donatela.
Capítulo 129 – sexta, 11 de novembro
Flora aterroriza a lua-de-mel de Zé Bob e Donatela. Flora diz que vai matar Donatela e Zé Bob. Flora reclama que Donatela nunca gostou dela e diz que sempre a admirou. Flora vai dar um tiro de misericórdia em Zé Bob, mas Donatela coloca-se na frente dele. Flora está prestes a atirar em Donatela, quando ouve barulho de helicóptero e resolve aguardar. Lara, Irene, Silveirinha e um segurança entram na casa e Flora vibra. Irene arranca a arma da mão do segurança e a aponta para Flora. Flora ameaça a todos, inclusive Lara. Lara arranca a arma das mãos de Irene, a aponta para Flora e diz para a vilã atirar. Flora instiga Lara, que atira. Ferida, Flora diz que Lara é uma assassina igual a ela e manda a filha atirar para matar. Lara diz que não é uma assassina como Flora e joga a arma no chão. Silveirinha diz a Flora que o jogo acabou. Maria do Céu dá à luz um menino.
Halley fica emocionado quando pega o filho no colo. Lara telefona para Halley e conta que Flora não corre perigo, mas que Zé Bob está entre a vida e a morte. Irene diz para Flora que vai fazer de tudo para que ela fique presa na pior cadeia para que sofra por todo mal que já causou. Halley diz a Lara que pretende morar na casinha onde os dois passaram um tempo. Flora recebe alta e vai para a penitenciária. Diva humilha Flora. Catarina desiste de se casar com Vanderlei, mas diz que ele merece ser muito feliz. Vanderlei diz que não vai desistir de Catarina. Leo sai da cadeia e procura Mariana. Leo diz que vai cumprir o resto da pena em liberdade. Mariana não deixa que ele toque na neta. Leo diz que já se conformou por ter perdido Catarina e que vai voltar para sua terra quando terminar de cumprir a pena. Mariana diz que ninguém vai sentir falta dele.
O médico diz que Zé Bob está fora de perigo. Donatela, Lara e Halley comemoram. Diva sai da prisão e é recebida por Elias, Shiva e Augusto Cesar. Elias e Augusto Cesar disputam por Diva. Cassiano abre mão de Lara. Cida e Juca se casam. Alícia e Cassiano se beijam. Catarina se despede da família e viaja para a Argentina com Stela. Luciana diz a Lara que nunca namorou Halley. Lara diz a Halley que não existe mais nada entre eles e os dois se beijam. Copola e Irene fazem juras de amor. Silveirinha se oferece para empresariar duas meninas que formam uma dupla sertaneja. Flora diz à uma detenta que seu nome é Donatela. Donatela dá um cão labrador para Zé Bob e ele se emociona. Donatela relembra a infância com Flora. Flora, criança, diz que Donatela é sua favorita. Fim.
*Os capítulos da novela A Favorita podem sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela emissora.
Capítulos Anteriores
Capítulo 120 – segunda, 31 de outubro
Donatela se esconde no rancho e canta músicas de sua antiga dupla com Flora para ela ouvir. A vilã fica aterrorizada quando Silveirinha diz que não escuta a voz de Donatela. Lara conta para Zé Bob que Dodi afirmou que não ficará do lado deles contra Flora. Pedro se preocupa com a confiança que Donatela deposita em Silveirinha. Flora não consegue dormir e acusa Silveirinha de tentar enlouquecê-la. Donatela comemora com Silveirinha o sucesso de seu plano e o mordomo lhe diz que Flora na verdade a ama. Flora visita Dodi na cadeia e conta que está tendo alucinações com a voz de Donatela, mas ele não leva a vilã a sério. Cassiano confirma para Lara que Halley é o pai do filho de Céu. Juca diz a Cida que ela é a mulher de sua vida, mas ela se afasta.
Damião se preocupa quando vê Dedina em uma ambulância na frente da casa de Elias. Dedina pede perdão a Elias e revela que o ama de verdade. Donatela conta a Zé Bob o sucesso de seu plano contra Flora e o jornalista desconfia do apoio de Silveirinha. Seguindo orientações de Donatela, Silveirinha finge estar magoado com Flora e diz que vai embora do rancho, mas a vilã se desculpa e revela que ele é a única pessoa em quem ela confia de verdade e o convida para um jantar de reconciliação. Silveirinha liga para Donatela e ela diz que vai desmascarar Flora durante o jantar. Catarina e Vanderlei combinam um encontro romântico e ela fica nervosa, mas Lorena a incentiva. Flora se desespera ao ver uma mulher parecida com Donatela no restaurante e decide segui-la. Donatela atrai Flora até um teatro em ruínas e se revela para a vilã.
Capítulo 121 – terça, 01 de novembro
Flora conversa com Donatela e acredita estar diante de um fantasma. Flora descobre a farsa montada por Donatela e ameaça entregá-la para a polícia. Zé Bob defende Donatela e os dois fogem. Flora, atônita, conta para Silveirinha que Donatela está viva e o mordomo finge espanto. Catarina e Vanderlei dormem juntos pela primeira vez. Leo aparece na casa de Catarina e faz um escândalo ao ver Vanderlei. Copola afasta Leo. Sharon e Luma tentam seduzir Orlandinho, mas ele não cede aos encantos das duas e garante ser fiel a Céu. Elias relembra os momentos felizes que passou ao lado de Dedina. Elias sugere a Didu que ele seja o novo prefeito de Triunfo.
Flora comenta com Silveirinha que terá que provar que Donatela está viva antes de denunciá-la à polícia. Zé Bob e Donatela se escondem no Pão com Linguiça. Didu conversa com Rita e Alícia sobre a possibilidade de ser o sucessor de Elias na prefeitura. A casa de Romildo é desapropriada e Dulce vai morar com Rita. Cassiano conversa com Copola sobre a relação do avô e Irene. Alícia visita Cassiano e demonstra que ainda gosta dele. Cida confessa a Catarina que perdeu as esperanças de se casar. Flora denuncia para a polícia que Donatela está viva e o delegado comunica que terá que exumar o corpo enterrado como o dela.
Capítulo 122 – quarta, 02 de novembro
– Lara comenta com Donatela que não confia em Silveirinha. Zé Bob pede a Halley para chamar Cilene ao Fórum para depor junto com Baiano. Baiano comenta com Zé Bob que teme por sua vida após o depoimento. Flora vai à cadeia e avisa a Dodi que Donatela está viva. Dodi não acredita que Donatela esteja viva e ameaça entregar o DVD à polícia se Flora não tirá-lo da cadeia. Cilene e Baiano prestam depoimento. Flora avisa a Silveirinha que pagou a fiança de Dodi. A vilã decide contratar detetives para encontrar Donatela. Silveirinha aconselha Donatela a fugir da cidade. Zé Bob diz para ela que não confia em Silveirinha. Dodi chega ao rancho e se espanta com a decoração de Flora, que revela sua obsessão por Donatela. O advogado de Flora avisa que alguém tentou reabrir o processo da morte de Salvatore. Copola comunica a Irene que a fábrica está conseguindo honrar os compromissos.
Lara convida Halley para sair com Cassiano e Luciana. Halley e Luciana se beijam e Cassiano nota que Lara sente ciúmes de Halley. Zé Bob, Cilene, Halley e Baiano ficam inconformados quando o promotor anuncia que não há requisitos para pedir a revisão criminal do caso de Salvatore. Flora comemora. Dodi fica intrigado ao encontrar o pingente de Donatela no chão do rancho. Catarina está eufórica com Vanderlei. Stela percebe a felicidade da amiga e demonstra ciúme. Damião resolve visitar Dedina, os dois se emocionam e ela passa mal. Dodi sonda Silveirinha sobre Donatela e o mordomo disfarça, dizendo ser delírio de Flora. Dodi segue Zé Bob e desconfia quando o avista próximo ao Pão com Linguiça. Zé Bob diz a Donatela que eles precisam arrumar um novo esconderijo. Dodi se esconde no banheiro do bar, sem que Pepe veja. Dodi descobre o esconderijo e surpreende Donatela.
Capítulo 123 – quinta, 03 de novembro
Dodi discute com Donatela e a ameaça com um canivete. Tentando decifrar onde Dodi pode ter escondido o DVD, Flora lembra do esconderijo onde ele guardava o dinheiro que desviava da empresa Fontini. Pepe percebe a presença de Dodi e chama Zé Bob. Dodi luta com Pepe, que sai nocauteado. Dodi leva Donatela à força para o carro. Zé Bob chega, consegue jogar Dodi para fora do carro e salva Donatela. Flora oferece dinheiro para Norton em troca do endereço do esconderijo de Dodi. Cassiano e Lara discutem e ele resolve dar um tempo para Lara decidir com quem quer ficar. Donatela procura Augusto César e pede para se esconder no sítio. Gurgel e Amelinha são despejados e deixam seus filhos com Greice. Cassiano decide se afastar da carreira de artista por um tempo e Copola apóia o neto.
Juca encontra Cida e diz que vai permanecer em Triunfo por causa dela. Catarina confessa a Stela que gosta de Vanderlei, mas tem dúvidas quanto ao casamento. Stela sugere que Catarina tenha novas experiências. Norton revela a Flora o endereço do armazém onde Dodi escondia o dinheiro da empresa Fontini e mostra a parede falsa, onde Flora encontra as cópias do DVD. Dodi comenta com Silveirinha que esteve com Donatela. Norton visita Irene e escuta Lara ao telefone com Halley, que revela o novo esconderijo de Donatela. Flora revela a Dodi que encontrou as cópias do DVD e destrói a última na frente do marido para desespero dele. Flora expulsa Dodi do rancho, sob ofensas e humilhações. Silveirinha conta a Donatela que as cópias do DVD foram destruídas. Antes de morrer, Dedina pede para Damião e Elias voltarem a ser amigos. Norton conta para Flora onde Donatela está escondida e a vilã pede para Pimentel reunir os seguranças para cercar o sítio de Augusto César.
Capítulo 124 – sexta, 04 de novembro
Dodi procura abrigo com Fafá, encontra Silveirinha e acusa o mordomo de estar servindo os dois lados. Lara conta para Halley que ela e Cassiano decidiram se afastar por um tempo. Shiva surpreende Pimentel e seus homens no sítio e avisa Donatela. Zé Bob e Donatela fogem por uma trilha no meio do mato, guiados por Shiva. Flora conta para Silveirinha que descobriu o esconderijo de Donatela. Pimentel e seus homens invadem o sítio, sob protesto de Augusto. Silveirinha telefona para Halley e conta que Flora descobriu onde está Donatela. Halley comenta com Lara e Irene que existe um traidor entre eles. Donatela, Zé Bob e Shiva conseguem fugir dos homens de Pimentel. Zé Bob sugere que Donatela passe um tempo fora do país. Norton e Sharon voltam de uma noitada e ela percebe que ele gastou muito dinheiro.
Orlandinho se oferece para ajudar nas despesas da casa de Cilene, mas ela recusa o dinheiro. Damião acompanha o cortejo fúnebre de Dedina, contra a vontade de Greice. Melissa não aceita sair com o fiscal da prefeitura e Cilene a defende. O fiscal ameaça fechar a casa. Vanderlei avisa a Catarina que seus primos virão ao casamento e ficarão em Triunfo por um mês. Stela avisa a Catarina que vai embora de Triunfo e Catarina percebe que a amiga esconde alguma coisa. Flora fica furiosa com Pimentel ao saber que Donatela escapou. Silveirinha avisa a Halley que Donatela conseguiu fugir. Zé Bob revela que levou Donatela para um quarto nos fundos da redação do jornal. Lara e Halley vão ao encontro da mãe. Donatela reúne os filhos, Pedro e Tuca para avisar que vai para o Paraguai com Zé Bob, por questões de segurança. Durante a viagem, Donatela decide voltar para o rancho e diz a Zé Bob que já sabe como fazer Flora confessar seus crimes.
Sinopse A Favorita
Flora Pereira da Silva (Patrícia Pillar) e Donatella Fontini (Claudia Raia) são duas mulheres com um passado interligado, e estão conectadas desde que eram crianças. A família de Donatella sofreu um acidente e, desde então, ela é criada como irmã adotiva de Flora. Em um momento, a dupla é descoberta por Silveirinha (Ary Fontoura), que vira empresário das duas como Faísca e Espoleta, uma dupla sertaneja. Mas a carreira é interrompida após uma turnê em que as duas conhecem os amigos Marcelo (Flavio Tolezani) e Dodi (Murilo Benício), de quem se tornam amigas.
Após o noivado, Donatela abandona a carreira e se casa com o amado, que é filho do empresário Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça), dono de uma indústria de papel e celulose. A felicidade do casal dura pouco, pois o primeiro filho deles é sequestrado com seis meses de vida e nunca mais apareceu. Já Flora vira esposa de Dodi, rapaz de origem pobre, que trabalhava na firma do pai do amigo.
O casamento acaba quando ela pede a separação e, algum tempo depois, tem um caso com Marcelo, de quem engravida, dando à luz Lara (Mariana Ximenes). Uma tragédia acaba marcando a vida delas mais uma vez. Em “A Favorita”, Flora é presa por 18 anos por causa do assassinato de Marcelo Fontini, o marido de Donatela. Ao sair da cadeia, a ex-cantora quer provar a sua inocência e acusa a ex-parceira musical de ter cometido o crime.
Elenco de A Favorita
Patrícia Pilla como Flora
Mulher bonita e doce, mas solitária e introvertida, com uma tristeza profunda nos olhos. Foi casada com Dodi (Murilo Benício), atual marido de Donatela (Claudia Raia), sua irmã de criação e com quem formou a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Passou 18 anos presa, acusada de ter assassinado Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), ex-marido de Donatela, e suposto pai de sua filha, Lara (Mariana Ximenes). Sai da cadeia disposta a provar sua inocência e reconquistar tudo o que lhe foi tirado, inclusive o amor de Lara (Mariana Ximenes), que foi criada por Donatela. Envolve-se com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e vira a principal antagonista de Donatela.
Claudia Raia como Donatela
Mulher bonita, de moral duvidosa e louca por dinheiro. Exagerada em tudo, da roupa que veste às encenações para manipular as pessoas e conseguir o que quer. Era pobre e ficou órfã ainda pequena. Foi criada pela família de sua vizinha Flora (Patrícia Pillar), com quem formou a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Largou a carreira para se casar com o herdeiro Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), com quem teve um filho, que foi sequestrado e nunca mais apareceu. Depois que o marido foi assassinado por Flora, Donatela se casou com Dodi (Murilo Benício), ex-marido de Flora, e criou Lara (Mariana Ximenes), suposta filha bastarda de Marcelo e Flora. No decorrer da história, envolve-se com o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), por quem se apaixona, e bate de frente com Flora, que sai da prisão disposta a provar que foi Donatela quem matou o marido.
Mariana Ximenes como Lara
Moça rebelde, radical em suas atitudes e em seu visual. Aparenta ser durona, mas no fundo é delicada e carente. Foi criada por Donatela (Claudia Raia), mas é filha biológica de Flora (Patrícia Pillar), supostamente com Marcelo (Flávio Tolezani), marido assassinado de Donatela. Apesar de única herdeira de Gonçalo (Mauro Mendonça) e Irene (Glória Menezes), é uma pessoa simples. Cursa faculdade de Geologia e namora Cassiano (Thiago Rodrigues), operário da fábrica de seu avô e neto de Copola (Tarcísio Meira). Ao longo da trama, envolve-se com Halley (Cauã Reymond).
Carmo Dalla Vecchia como Zé Bob
Honesto, culto e idealista, acredita que pode mudar o mundo através do jornalismo. Muito chegado a polêmicas, compra qualquer briga para denunciar as falcatruas dos políticos. Tem uma vida amorosa desestruturada: é um tremendo mulherengo, mas se sente só em seu apartamento, onde vive apenas em companhia da cadela Wilma. Envolve-se com Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar).
Murilo Benício como José Eduardo Gentil (Dodi)
Reservado e misterioso, faz o típico novo-rico, que não consegue disfarçar que veio de baixo. Sua mulher, Donatela (Claudia Raia), é viúva do milionário Marcelo (Flávio Tolezani), seu amigo de infância. Antes de se casar com Donatela, foi casado com Flora (Patrícia Pillar). Mora no Rancho Fontini, com Donatela, Lara (Mariana Ximenes), Irene (Glória Menezes) e Gonçalo (Mauro Mendonça). Autoritário com os empregados, desperta a antipatia de Lara e Irene, e dos funcionários da empresa de Gonçalo, onde tem um cargo.
Outros atores:
- Cauã Reymond – Halley Gonzaga Silveira / Mateus Fontini/ Bruno Aguiar (Bruninho)/ Luís
- Thiago Rodrigues – Cassiano Copola Mendonça
- Ary Fontoura – Francisco Silveira (Silveirinha)
- Glória Menezes – Irene Fontini
- Mauro Mendonça – Gonçalo Fontini
- Giulia Gam – Diva Palhares Lenin / Rosana Costa / Miranda
- Elizângela – Jucilene Maria Gonzaga de Sampaio (Cilene)
- Taís Araújo – Alícia Rosa
- Deborah Secco – Maria do Céu Ferreira da Silva / Pâmela Queiroz
- Iran Malfitano – Orlando Queiroz (Orlandinho)
- Lília Cabral – Catarina Marelo Copola
- Jackson Antunes – Leonardo Monteiro (Léo)
Autor
A novela A Favorita foi criada e escrita por João Emanuel Carneiro, com bastante sucesso. O autor, aliás, também é conhecido por ter criado obras importantíssimas como Da Cor do Pecado e Avenida Brasil. Confira abaixo outras novelas do autor.
- Da Cor do Pecado – 2002
- Cobras e Lagartos – 2006
- A Favorita – 2008
- Avenida Brasil – 2012
- A Regra do Jogo – 2015
- Segundo Sol – 2018
Curiosidades de A Favorita
A novela A Favorita marca a estreia do autor João Emanuel Carneiro no horário nobre da Globo após sucessos do novelista como Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos no horário das sete. A sinopse da trama, aliás, surgiu quando João escrevia Da Cor do Pecado. Ele guardou a ideia para desenvolvê-la no momento certo.
João Emanuel Carneiro teve de antecipar a revelação da verdadeira vilã após perceber que a novela estava com índices medianos. A ideia deu certo e o folhetim engrenou, dando um salto no Ibope e se distanciando da Record, que na época estava bombando.
A trama se chamaria Karma, depois o nome mudou para Juízo Final. A Globo, contudo, teve problemas com o nome e rebatizou para A Favorita, alegando que o título traria mais proximidade da novela com o público em geral.
João Emanuel teve que matar a personagem de Juliana Paes em A Favorita após a Globo solicitar a atriz para protagonizar Caminho das Índias. Ela, então, foi atropelada pelos capangas do vilão Dodi e teve seus aparelhos desligados por Flora, morrendo na trama.
Ângela Vieira ficou chateada com o espaço que lhe foi dado na novela. Ela, então, ameaçou abandonar o folhetim caso o seu personagem não crescesse na trama. O autor atendeu às reclamações da atriz e passou a investir mais em sua trama, com foco no acidente de seu filho, Damião, e seu envolvimento passado com o deputado Romildo.
Abertura
Amo está novela,quando não posso assistir fico muito triste,mas chego ficar revoltada por tanta maldade da Flora e no final ela vencerá?
É a primeira vez que estou assistindo está novela e já estou triste pois é a única que eu gosto
Que embole esta novela, es de plomo, inaguantable