Em Renascer, Joaninha (Alice Carvalho) enfrenta uma série de desafios ao lado do seu marido, Tião Galinha (Irandhir Santos). Casados e com dois filhos, a família enfrenta dificuldades financeiras e situações delicadas ao longo da trama.
Assim como na versão original de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, o destino do catador de caranguejos é marcado por tragédias. Após ser preso injustamente e humilhado na prisão, Tião acaba tirando a própria vida, deixando Joaninha e seus filhos sozinhos e em uma tristeza profunda.
A morte de Tião Galinha se torna um ponto crucial na vida de Joaninha, que se vê mergulhada no luto. No entanto, sua história ganha uma reviravolta inesperada com a chegada de Lívio (Breno da Matta).
Joaninha fica ao lado de Lívio
Comovido com a dor de Joaninha, ele decide fazer uma greve de fome como forma de protesto e solidariedade a mulher. Temendo pela vida do religioso, Joaninha propõe uma solução surpreendente: que eles vivam juntos o amor puro que sentem um pelo outro.
Essa decisão causa polêmica, especialmente porque Lívio precisa renunciar à vida religiosa para poder se casar com Joaninha. O desfecho do casal, que abandona a vida na cidade e se refugia no mangue, desperta debates sobre fé, amor e renúncia.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Embora o enredo do remake de Renascer mantenha algumas similaridades com a versão original, como a morte de Tião Galinha, é possível que algumas mudanças ocorram, especialmente em relação ao contexto religioso de Lívio, que na nova versão original da novela era um padre, mas no remake aparece como um pastor.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.