Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) levará vários tiros nos últimos capítulos e ficará à beira da morte. A situação será tão grave que, se a novela seguir a obra original de 1993, o fazendeiro ficará paraplégico, tendo que recorrer a uma cadeira de rodas para se locomover.
Tudo acontecerá quando José Inocêncio levar o manto de Maria Santa (Duda Santos) até a cachoeira onde eles se beijaram pela primeira vez, para acabar de vez com as lembranças de sua primeira esposa. “Quero que essas águas levem embora a minha dor”, dirá o homem, muito emocionado.
Nesse momento, uma pessoa misteriosa, usando a cabeça de Bumba Meu Boi, se aproximará lentamente do fazendeiro e dará um tiro de raspão no ombro dele. O segundo tiro, no entanto, será certeiro e atingirá o peito do personagem de Marcos Palmeira.
Aproveitando o momento de fraqueza de José Inocêncio, a pessoa apontará uma arma para a testa dele, preparando-se para matá-lo. O pai de João Pedro (Juan Paiva) pedirá para ver quem está por trás da máscara, mas Mariana (Theresa Fonseca) aparecerá ao longe, montada em um cavalo.
Antes de partir, a pessoa empurrará o corpo de José Inocêncio para a correnteza do rio e fugirá para não ser vista. Enquanto isso, o fazendeiro, sem sentir o movimento das pernas, lutará por sua vida e tentará voltar à superfície.
Na versão original de Renascer, de 1993, José Inocêncio, interpretado na época por Antônio Fagundes, não morreu, mas sofreu sequelas do atentado contra sua vida. O protagonista perdeu o movimento das pernas e foi obrigado a usar uma cadeira de rodas para se locomover.
Caso Bruno Luperi, autor do remake, siga a obra original, José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira, também deve ficar paraplégico. Com o passar dos dias, o homem ficará muito fraco e acabará morrendo, com seu espírito sendo levado por Maria Santa no último capítulo.