O remake de Pantanal vem aí e está dando o que falar. Será uma adaptação de Bruno Luperi, que se inspirará fielmente na história criada pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa, há três décadas atrás e que fez sucesso.
Veja também – Globo choca ao demitir Paulo Halm: Confira três novelas de sucesso do autor
Pantanal é uma trama rural, gênero que se consagrou e o público aprendeu a amar. Mas, nem sempre foi assim. Listamos a seguir os casos das novelas rurais que o público demorou a pegar gosto. Veja:
América
Contando a história de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício), a novela tinha boa parte do ruralismo principalmente no núcleo do peão Tião, que era responsável por rodeios. Além de problemas com o público, América ainda se deparou com um pé de guerra entre a autora e o diretor. A Globo precisou de intervir, mudando a equipe e repaginando a história enquanto ela ainda estava no ar, para evitar um fracasso total.
Veja também – Bebel em A Grande Família, atriz foi do luxo ao fundo do poço após vício em álcool e drogas
Esperança
Para quem pensa que Benedito Ruy Barbosa só fez novela rural de sucesso, se esquece da existência de Esperança. Primeiro, que a novela foi uma verdadeira colcha de retalhos. Segundo, que ela tentou continuar Terra Nostra, mas acabou se tornando novela solo e tentou-se resgatar alguns elementos da novela anterior de Benedito. Ou seja, o público não se identificou com essa salada de frutas. Resultado: Esperança é a segunda menor audiência dos anos 2000, perdendo apenas para Viver a Vida.
Veja também – Escanteada pela Globo há 15 anos, estrela de Explode Coração parou de assistir novelas
Velho Chico
Sabe o que é azar? Velho Chico pode traduzir isto em forma de novela. Com bastidores tumultuados, a trama rural foi ofuscada pelo fenômeno das novelas das seis e das sete da época (Êta Mundo Bom!). No quesito estético e na crítica, Velho Chico estava no auge. Mas isto não era visto em números. Infelizmente, a audiência passou a crescer com a morte do ator Domingos Montagner e a expectativa do público em entender como a novela continuaria no ar, mesmo com o fim trágico do protagonista.
Veja também – Morte de vilão em novela quase gerou rombo milionário aos cofres da Globo