José Alfredo (Alexandre Nero) terá um final surpreendente em Império. Isso porque, para quem não lembra, José Pedro (Caio Blat) acabará se juntando com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e Silviano (Othon Bastos) com o objetivo de armar para cima do pai. Nisso, o rapaz, então, resolverá dar um tiro nas costas do comendador para, assim, matá-lo. Só que o protagonista reaparecerá como um fantasma no último capítulo da novela.
Tudo começará quando o ganancioso resolver sequestrar Cristina (Leandra Leal). No entanto, para libertá-la, ele exigirá uma enorme quantia em dinheiro para depois fugir. A partir daí, o amante de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa) atenderá ao pedido do sequestrador e o encontrará em uma indústria.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Império
Apesar de estar sendo auxiliado por Josué (Roberto Birindelli), Alfredo não conseguirá atirar no filho, mas baterá com o revólver na cabeça dele quando encontrar o momento ideal. Nesse instante, o personagem de Alexandre Nero aproveitará que o jovem está desmaiado para desamarrar a herdeira e sair do local.
Porém, na hora em que os dois estiverem prestes a sair, o primo de Amanda (Adriana Birolli) despertará e, com isso, disparará um tiro bem nas costas do genitor, fato este que deixará a meia-irmã desesperada. “Você matou nosso pai!”, constatará a loira, que ainda impedirá o irmão de Maria Clara (Andréia Horta) de se suicidar. “Você não vai morrer, você vai viver com essa culpa! Vai viver com isso pra sempre, você matou ele”, gritará ela, na sequência.
Veja também: Em Império, Teo se dar mal, vai preso e vira sensação nas “mãos” dos detentos
Depois disso, o personagem de Caio Blat será visto pelo público preso devido ao crime cometido. Por outro lado, João Lucas (Daniel Rocha) ficará responsável por administrar as finanças do pai. Contudo, o mais impressionante ocorrerá quando, no desfecho da história, José Alfredo for flagrado pelo telespectador na janela de sua mansão, enquanto a família se reúne para tirar uma foto no jardim, anos após a morte dele.