Um dos plots mais impactantes da novela Mulheres Apaixonadas é o dos idosos Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmen Silva). Casados, eles sofrem com o terror psicológico diário promovido por Dóris (Regiane Alves), que não se conforma com o fato de que os avós estão ocupando o quarto que era seu — fato que a fez dividir um outro com Carlinhos (Daniel Zettel).
Mas se no início as agressões da jovem vilã não ultrapassam a barreira psicológica, na segunda metade da novela isso acontece. Durante uma discussão com o irmão, Dóris acabará agredindo fisicamente o avô. O acontecimento é a gota d’água para Flora, que cansou de ouvir a neta afirmar que não quer mais vê-los em sua casa e que o melhor seria colocá-los em um asilo.
Veja também: Morte de atriz antes de novela ir ao ar fez a Globo exibir cenas já gravadas em homenagem
A idosa conversará com o marido e os dois decidirão que chegou a hora de sair de casa. No capítulo 182, o casal de velhinhos conseguem sair escondidos da residência de Carlão (Marcos Caruso) e se instalam no Retiro dos Artistas. Os dois, vale recordar, também interpretavam atores na novela, sendo que em muitas cenas eles relembravam momentos áureos de suas carreiras.
A estadia de Flora e Leopoldo no Retiro de Artistas não durará muito tempo, obviamente, visto que Carlão não permitirá que os pais fiquem no local. Castigando Dóris fisicamente — até com uma surra histórica no meio da novela — o homem sempre foi contra a ideia de não ter mais os pais em sua casa. Obviamente, ele fará questão de levá-los de volta ao seu lar.