No desfecho de O Rei do Gado, Regino (Jackson Antunes) enfrenta um destino cruel e sombrio. O líder dos trabalhadores rurais sem-terra morre e a triste notícia logo se espalha pelo país.
Após mais uma invasão de terras, Regino e seus companheiros caem em uma emboscada. Eles são covardemente assassinados por capangas contratados pelo dono da fazenda invadida. Jacira (Ana Beatriz Nogueira) assiste, desesperada, ao marido ser baleado e morrer com as mãos na terra, em meio a um emocionante discurso sobre a necessidade da reforma agrária.
Diante da tragédia, Luana (Patrícia Pillar) pensa em convidar Regino e sua esposa para serem padrinhos de seu filho. Mas Bruno (Antonio Fagundes) acha a ideia impraticável. Enquanto conversam, eles são surpreendidos por uma notícia na televisão.
Luana e Bruno ficam arrasados com a morte de Regino
“O líder Regino acabara de assentar pacificamente os sem-terra de um acampamento naquela região quando ocorreu a chacina. O corpo de Regino foi encontrado no jipe em que ele estava com outros três companheiros. Aparentemente, estavam todos desarmados, o que descartaria a hipótese de um confronto…”, relata a jornalista.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Com a informação devastadora, Luana começa a chorar. “Regino era uma pessoa pacífica, Bruno! Um homem bom!”, lamenta ela, em meio ao desespero. “Como será que está dona Jacira?”, questiona a mocinha, arrasada, enquanto Jacira e os trabalhadores sem terra choram pela perda.
“Eu quero meu marido de volta… Só queria ele vivo…”, desabafa a esposa de Regino. “Queria gritar. Injustiça!”, exclama a mulher, com o coração partido e consumida pelo ódio.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama rural é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia, e com direção de Luiz Fernando Carvalho.