A Globo outrora teve cerca de 500 atores contratados por longo prazo. E muitos deles ficavam anos na “geladeira” sem pisar na emissora, apenas aguardando serem chamados para voltar ao batente.
Mas isso mudou. Hoje, já se sabe que a emissora pretende ter não mais do que poucas dezenas de contratados fixos, os seus medalhões, do nível Gloria Pires, Tony Ramos, Antonio Fagundes e Fernanda Montenegro.
Veja também – Fina Estampa: Griselda tem noite de amor com Guaracy após enfrentar Quinzé
Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do Uol, a TV carioca terá no futuro novelas com 100 capítulos (ou bem menos). Isso para reduzir os custos de produção. Além disso, os programas de auditório devem ser por temporada e quase todo mundo dos bastidores deve ser dispensado após o fim desta curta jornada.
Vale dizer que recentemente nomes como Vera Fischer, Miguel Falabella, Zeca Camargo, Malvino Salvador e Zé de Abreu saíram do canal, de forma amigável, mas podem retornar em outra ocasião, com novos projetos.
OS INTOCÁVEIS DA GLOBO:
Há um seleto grupo de artistas considerados indispensáveis, tais como Lima Duarte e outros na faixa dos 90 anos de idade, segundo o Notícias da TV. Além de Lima, Fernanda Montenegro, Nathália Timberg e Laura Cardoso são outros que estão à beira dos 100 anos de idade e mesmo assim não querem saber de parar de trabalhar.
Outro mais novinho é Francisco Cuoco, de 86 anos, que é considerado imortal e “indemissível” pelo canal da família Marinho. Gloria Pires e Tony Ramos são outros intocáveis, pois não param de trabalhar e raramente rejeitam um papel. Susana Vieira, idem. Outros que devem passar ilesos por essa onda de demissões são Reginaldo Faria, Marieta Severo, Marco Nanini, Ary Fontoura, Antonio Fagundes e Nivea Maria, além de Renata Sorrah e Irene Ravache.
Chama a atenção, porém, a falta de atores mais jovens nesta lista vip, mas que volta e meia têm seus contratos renovados, como Isabelle Drummond, Rodrigo Lombardi, Juliana Paes, Claudia Raia, Thais Araújo e Adriana Esteves.