Conforme antecipamos aqui, o remake de Pantanal foi adaptado pelo neto de Benedito Ruy Barbosa, autor original da trama. Um dos pedidos de Benedito teria sido manter a mesma história desenvolvida há 30 anos atrás.
Veja também – Conheça cinco diferenças que existirão entre o remake e a versão original de Pantanal
Ou seja, a adaptação acontece apenas para sintonizar a trama à realidade atual, mas na prática se mantém a originalidade do folhetim. Por isto, traremos aqui em primeira mão um resumo do que aconteceu exatamente no dia 11 de dezembro de 1990.
Naquela ocasião, era exibido o último capítulo de Pantanal na Manchete e marcava-se 31 pontos de audiência. Foi liderança total para a novela, que deu uma surra na Globo (que registrou 21). A seguir, confira o que aconteceu no último capítulo de Pantanal e que, muito provavelmente, acontecerá no final do remake:
O final de Juma e Jove
Um final feliz é reservado para Juma e Jove. Os jovens são o pivô de uma guerra no Pantanal mas, nos últimos capítulos, poderão terem uma vida juntos e saírem do âmbito “proibido” deste amor. O fruto disto será uma filha e, para dar o sustento a formação desta nova família, Jove passa a trabalhar nos negócios do pai, ao lado dos irmãos.
Veja também – Levando surra da concorrência, ex-chefão da Globo virou inimigo número 1 de Pantanal
Irma e Zé Lucas ajudam a comunidade
Fazendo o bem, Irma e Zé Lucas formarão uma dupla de dar orgulho. Eles inaugurarão uma escola flutuante. Juma ficará orgulhosa com a atitude e batizará o barco-escola de Comitiva Esperança.
Veja também – Conheça a história, o elenco e as principais curiosidades de Pantanal
Muda recebe notícia
Tibério procura a Muda/Maria Rute e lhe conta uma grande notícia. Rute passa a saber que Zé Leôncio cedeu as terras que eram de Juma. A ideia do fazendeiro em fazer a doação foi iniciar uma criação de gado, fazendo justiça e promovendo um verdadeiro acerto de contas.
Tadeu e Zefa se casam
Tadeu e Zefa passam a ser os novos pombinhos do Pantanal. O casal procura Leôncio e Filó para falar sobre relacionamento, mas flagram os dois em um momento íntimo. Depois de muita dúvida, eles finalmente decidem se casar. Tibério, Zé Lucas e Jove ameaçam levar Tadeu “no laço” para o altar diante da insistência de sua indecisão, assim como se faz com um boi. Zefa é ajudada pela vizinhança, eufórica com o matrimônio a ser selado pelo casal. Tadeu resiste, mas quando é empurrado para a igreja e vê Zefa, percebe ter tomado a decisão certa.
Veja também – Preocupado, vidente alerta sobre tragédia que deve acontecer com elenco de Pantanal
Leôncio vive um grande amor
No começo da história, Zé Leôncio se apaixona por Madeleine e depois as circunstâncias acabam não permitindo que eles vivessem esse amor. A questão é que, ao final, o fazendeiro terá a oportunidade de ter um amor de verdade com Filó. Eles chegam a se casar mas, em seguida, Leôncio morre depois de sentir uma forte dor no peito.
O encontro com o Velho do Rio
Se perceberá que, a partir da mudança da primeira para a segunda fase da história, a lenda do Velho do Rio vai perdurar a novela. Leôncio tenta ver o homem misterioso, encontro este que só acontece no final. Mas, apenas quando o fazendeiro morre, é que ele tem a oportunidade de finalmente ver o Velho do Rio. Leôncio recebe do Velho do Rio a missão de cuidar dos filhos e netos para sempre.