Doente e recluso, o autor Manoel Carlos sofreu uma piora em seu quadro de saúde nos últimos dias. Aos 91 anos, o novelista enfrenta um momento bastante delicado por conta dos sintomas do Parkinson, uma doença neurológica degenerativa que afeta os movimentos do corpo.
Neste momento, a prioridade tem sido garantir conforto para o escritor, de acordo com a nota divulgada pela família. Além disso, o texto informa que ele está sob os cuidados dos familiares e pede que fãs e amigos evitem visitas.
O que aconteceu com Manoel Carlos?
A informação sobre o estado de saúde de Manoel Carlos veio à tona na tarde desta sexta-feira (3), em uma publicação no perfil do Instagram da produtora Boa Palavra, que ele fundou. Atualmente, a empresa é comandada por sua filha, a atriz Júlia Almeida, que trabalha na preservação de seu legado.
“Manoel Carlos enfrenta uma piora em seu estado geral devido à doença de Parkinson. Segundo a dra. Roberta Zani, médica responsável: ‘Estamos focados no manejo dos sintomas para garantir o máximo de conforto neste momento delicado'”, diz a nota.
Durante esse momento, Maneco — como é carinhosamente chamado pelos fãs — tem sido cuidado por sua esposa, Elisabety Gonçalves de Almeida, a Bety, com quem é casado desde 1981, além da filha, Júlia Almeida.
“Ele está sob cuidados médicos especializados e recebe suporte integral de sua esposa, Bety, e da filha, Júlia, em um ambiente tranquilo e protegido. A família agradece o carinho e solicita que visitas sejam evitadas. Atualizações divulgadas se necessário”, encerra o texto.
Fim das novelas na Globo e reclusão
Autor de novelas de sucesso, o autor tem no currículo tramas como A Sucessora (1978), Baila Comigo (1981), História de Amor (1995), Por Amor (1997), Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003) e Páginas da Vida (2006). Atualmente, o Viva reprisa Viver a Vida (2009), de sua autoria.
Manoel Carlos está afastado das novelas desde Em Família (2014). Desde então, não emplacou mais nenhum trabalho na TV, apesar de ter escrito alguns projetos. Seu último trabalho na emissora foi como supervisor de texto, em 2015, na série Não Se Apega, Não, no Fantástico.
Apesar disso, a informação é de que o novelista tem um contrato vitalício com a Globo. O vínculo estava mantido, mesmo com ele fora do ar há tanto tempo.
Recluso por causa dos problemas de saúde, Manoel Carlos fez pouquíssimas aparições. Uma delas aconteceu no dia 14 de março de 2023, em seu aniversário de 90 anos. Na ocasião, sua filha Júlia Almeida publicou uma rara foto do pai em casa lendo jornal. “90 anos do jeito que gosta – abençoado pelo sol e rodeado de jornais. Te amo”, escreveu ela na ocasião.