Gilberto Braga foi um dos autores de novelas mais renomados da história da Globo, sendo responsável por grandes clássicos da dramaturgia brasileira, como Dancin’ Days, Vale Tudo, Celebridade e Paraíso Tropical, que está atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
O autor também tinha suas particularidades, e era conhecido por trabalhar com um grupo de atores frequentemente escalados para suas produções. Nomes de peso como Antonio Fagundes, Fabio Assunção, Gloria Pires, Beatriz Segall, Isabela Garcia, Cássio Gabus Mendes e Cláudia Abreu fizeram parte desse seleto conjunto, contribuindo para o sucesso de suas obras.
No entanto, duas atrizes importantes desse grupo, Cláudia Abreu e Malu Mader, acabaram se desligando do autor, gerando desapontamento e desavenças, e fazendo com que o autor, que morreu em outubro de 2021, guardasse uma certa mágoa das duas.
Malu Mader, que foi protagonista em diversas novelas de Braga ao longo de duas décadas, acabou tendo sua relação com o autor desgastada depois de sua participação em Celebridade. Na ocasião, a estrela revelava estar insatisfeita com os diálogos de sua personagem na novela, apontando falta de inspiração e repetição nas falas. Esse descontentamento acabou abalando a relação entre a atriz e o dramaturgo, marcando o fim de uma parceria duradoura.
Mágoa de Claudia Abreu
Por outro lado, a relação profissional entre Braga e Claudia Abreu teria se rompido a partir de uma suposta promessa não cumprida. Acontece que a atriz estava reservada para estrelar Paraíso Tropical, e em um diálogo com o autor, teria revelado seus planos de ter mais uma filha, mas que adiaria isso e tomaria cuidado para manter sua participação no folhetim.
Porém, alguns meses depois, ela acabou engravidando e teve que deixar o projeto. Mesmo com a compreensão de Gilberto Braga sobre a prioridade da maternidade, essa situação acabou gerando mágoa e encerrando uma parceria entre os dois que durou mais de quinze anos.