Um momento marcante e inesperado em Mulheres de Areia será o assassinato de Wanderlei (Paulo Betti), o que leva Marcos (Guilherme Fontes) a ser apontado como o principal suspeito do crime. Entretanto, para proteger seu amado, Ruth (Glória Pires), que ainda está se passando por Raquel, decide assumir a culpa pelo assassinato.
Como resultado, a mocinha é levada a julgamento, onde ela decide finalmente revelar a verdade e encerrar a farsa de vez. No julgamento, a juíza começa a questionar Ruth sobre seu relacionamento com Wanderlei.
Em vez de responder se teve um caso com ele, Ruth, cansada de viver como sua irmã má, revela sua verdadeira identidade: “Eu não sou a Raquel! Meu nome é Ruth Araújo, eu sou a irmã da Raquel. E o Marcos não é nenhum fraco, ele sempre sou disso”. Ela também declara que Marcos estava ciente de que ela não pretendia substituir sua irmã gêmea.
Raquel, que ainda não terá revelado a todos que está viva, observa tudo disfarçada no tribunal, torcendo para que sua irmã seja condenada. No entanto, o advogado argumenta que, mesmo com a revelação da verdadeira identidade de Ruth, ela ainda é a principal suspeita do assassinato. O promotor, por outro lado, planeja acusá-la de falsa identidade.
Ruth é absolvida do crime
O julgamento de Ruth entra na reta final e surpreendentemente sofre uma grande reviravolta. Neste momento, Vilma, a verdadeira assassina de Wanderlei, confessa o crime. Ela revela que o matou com uma garrafada de vidro na nuca após descobrir que ele não pretendia se casar com ela.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Diante das provas, Ruth é absolvida e pode retomar sua vida ao lado de Marcos. A juíza, então, conclui o julgamento: “Tendo em vista o veredito unânime a que chegaram os senhores jurados, em resposta aos quesitos formulados, eu absolvo a ré da acusação de assassinato que lhe foi imputada”.