Em O Rei do Gado, Donana (Bete Mendes) sempre percebeu que Rafael (Pedro Gabriel) se comportava de forma bastante estranha desde que seu marido o trouxe para ser criado como seu filho.
A proximidade do menino com Zé do Araguaia (Stenio Garcia) também a incomoda, assim como algumas conversas que ela escuta. Impaciente, Donana acaba confrontando o capataz e, sem saída, ele finalmente revela toda a verdade sobre Rafael.
Zé conta que o pequeno é seu filho legítimo com uma índia, mas que ele deseja criá-la como seu próprio filho e quer que Donana seja sua mãe. A cozinheira, no entanto, fica completamente furiosa com a mentira do marido e o ordena que leve o menino embora e o deixe bem longe. Rafael, no entanto, ouve tudo e fica aterrorizado.
Rafael foge para a mata ao ver reação de Donana
O menino foge para a mata, deixando Zé em agonia e a própria Donana preocupada. Quando a raiva diminui um pouco e sem notícias do garoto, a cozinheira pede desculpas ao marido, mas ele a rejeita e, zangado, não quer mais saber dela.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Algum tempo se passa e mais tarde Rafael retorna à fazenda, acompanhado por sua avó materna, que o encontrou na mata e o leva de volta para casa. De mau humor, o menino reclama com Zé do Araguaia e diz que Donana não gosta dele e não o quer lá. Zé tenta confortá-lo e diz que a mulher gosta muito dele.
Querendo agradar o marido, Donana leva comida para o menino e sua avó e depois tem uma longa conversa com a velha índia. Ela acalma seu coração e se compromete a fazer tudo o que for necessário para conquistar o garoto.