Rafael (Pedro Oliveira) não vai medir suas palavras contra Bruno (Antonio Fagundes) nos próximos capítulos da reprise de O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo. O fato é que o garoto constrangerá Zé do Araguaia (Stênio Garcia) ao tecer uma forte acusação contra o protagonista ao dizer que ele é um assassino na trama de Benedito Ruy Barbosa.
Tudo se iniciará quando o ex de Léia (Silvia Pfeifer) e Marcos (Fábio Assunção) chegarem à fazenda e se depararem com a cena em que Donana (Bete Mendes) está ensinando o menino a escrever. Chocado, o personagem de Fábio Assunção chegará a aconselhar o pai a pagar os estudos do indígena em São Paulo. Porém, o neto de Magu (Regina Dourado) não gostará nada da ideia, pois dirá que sua mãe adotiva está o alfabetizando.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
“A Donana não é professora“, disparará o irmão de Lia (Lavínia Vlasak), que, mesmo assim, não fará a criança se convencer que o melhor a se fazer é ir para a escola. “Vó deu Uerê pra Donana e não pra patrão de pai!”, soltará Rafael, mencionando seu nome indígena, que, na sequência, chamará a atenção de todos ao sentenciar: “Patrão de pai mata! Patrão de pai mata! Que nem garimpeiro que levou a mãe de Uerê!”.
Uerê chama Donana de mãe pela primeira vez
Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Donana irá se afeiçoar cada vez mais a Uerê. Ela terá a ideia de ensinar o menino a ler e escrever. Em um dia, para sua surpresa, o garoto escreverá o nome dela e a chamará de mãe. Isso a encantará e ela ficará emocionada com o gesto do pequeno índio.
Donana tenta ser uma boa mãe para Uerê, apesar da resistência inicial do menino. Mas, aos poucos, ela ganha a confiança dele, revelando-se uma pessoa com um coração de ouro. Durante o tempo em que passam juntos, Uerê expressa o desejo de aprender a ler e escrever. Infelizmente, a escola mais próxima fica muito longe da fazenda de Bruno.
Assim, Donana toma a iniciativa de ajudar Uerê a realizar seu sonho e mudar sua vida. Ela percebe que o menino está usando um lápis e decide passar adiante o pouco que sabe. “O que Donana aprendeu, ela vai lhe ensinar”, ela diz com segurança.
No início, Donana estará preparando o almoço quando Uerê escreverá o nome dela em um pedaço de papel. “Você escreveu meu nome mesmo!”, dirá ela, animada. O garoto explicará como conseguiu escrever e dará a sua justificativa. Donana dirá que quer saber mais para poder ensiná-lo ainda melhor.
Em seguida, Uerê perguntará sobre a família da “ãe”. Donana ficará confusa com a pergunta. “Eu sei escrever ‘ma’… ma, me, mi, mo, mu”, dirá o garoto. “E o que você está tentando escrever, meu querido?”, perguntará a esposa de Zé (Stênio Garcia). “Mãe, eu estou tentando escrever ‘mãe Donana’”, responderá Uerê. Donana ficará muito feliz e abraçará o garotinho. “Oh, querido!”, dirá ela, emocionada.