Nos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo, as pedras preciosas dos Leonel voltarão a se tornar alvo de muita disputa e cobiça na trama. A descoberta de que garimpeiros ilegais estão se infiltrando na Gruta Azul para roubar turmalina paraíba e outras riquezas do local provocará uma grande reviravolta, acendendo o alerta de toda a família e levando Quinota (Larissa Bocchino) a tomar medidas drásticas.
Tudo começa quando primo Cícero (Haroldo Guimarães) descobre que dois garimpeiros ilegais estão agindo na região da Gruta Azul. Preocupado, ele alerta Quinota e Zé Beltino (Igor Fortunato) sobre a situação. A mocinha, que está à frente dos negócios dos Leonel, se enfurece ao saber que os ladrões estão tentando se apossar das fortunas da família.
Imediatamente, Quinota corre para contar a notícia a Zefa (Andrea Beltrão). A revelação causa revolta e preocupação entre os Leonel, que não podem permitir que seus tesouros sejam saqueados por criminosos. Determinada a proteger as riquezas da família, Quinota se une a Artur (Túlio Starling) e Aldenor (Igor Jansen) para cobrar ações firmes das autoridades.
Juntos, eles vão até Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e exigem que o prefeito tome providências imediatas para proteger a Gruta Azul. Quinota pressiona o político e cobra que ele garanta a segurança do local pessoalmente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Apesar dos esforços da protagonista, uma turmalina paraíba já terá sido roubada antes que qualquer ação concreta seja tomada. Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux) consegue pegar a pedra preciosa da Gruta Azul e a leva até Deodora (Debora Bloch), que chega exibir a turmalina com orgulho para Ariosto (Eduardo Moscovis).
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.