Você já se perguntou quais são as novelas mais reprisadas da Rede Globo? Aquelas que a gente já viu tantas vezes que tem até a fala dos personagens decoradas? Se a resposta for sim, saiba que a nossa lista vai te surpreender (ou não).
Embora a maioria delas tenha “se desgastado” em razão do grande número de reprises, essas novelas ainda costumam prender a atenção de uma boa quantidade de pessoas que não abrem mão de assistir a cada um dos capítulos na faixa de Edição Especial ou no Vale a Pena Ver de Novo.
Então, se você ficou curioso em conhecê-las, saiba que chegou ao lugar certo. Pois, abaixo, falaremos sobre as 4 novelas mais reprisadas da Globo, refrescando a memória dos leitores sobre os grandes clássicos exibidos pela emissora.
O Rei do Gado, criada em 1996 pelo escritos Benedito Ruy Barbos, já foi exibida 3 vezes (1996, 1999 e 2015) pela Rede Globo. Ambientada na zona rural, a novela conta a história de um grande fazendeiro, interpretado pelo inesquecível Antônio Fagundes, que se apaixona por uma jornalista, interpretada por Patrícia Pillar.
A trama se complica quando Bruno se envolve com Luana, interpretada por Ana Paula Arósio, uma jovem humilde. Eles vivem um amor proibido que desencadeia conflitos familiares e sociais. A novela aborda questões como conflitos de terra, relações de poder, e as mudanças sociais no Brasil.
Assim, a obra recebeu diversos elogios por representar fidedignamente a vida no campo, assim como os diversos temas sociais trazidos.
Escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Jorge Fernando, Chocolate com Pimenta foi outro grande sucesso da Rede Globo, reprisado por 3 vezes (2003, 2006 e 2012) na emissora. Lançada em 2003, a trama despertou a paixão do público graças a sua história humorada, leve e romântica.
Ambientada na cidade fictícia de Ventura, no final do século XIX, a trama de Chocolate com Pimenta gira em torno da personagem Ana Francisca, interpretada pela atriz Mariana Ximenes. Ana Francisca é uma órfã que trabalha em uma fábrica de chocolates.
Porém, a sua vida muda totalmente quando ela descobre ser herdeira de uma grande fortuna.
Também escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, O Cravo e a Rosa foi outra novela que ganhou o coração dos brasileiros e teve 3 reprises (2000, 2001 e 2011) ao longo da sua história.
Ela é uma adaptação da obra de William Shakespeare, intitulada “A Megera Domada”. Sua ambientação cômica e romântica se passa no final do século XIX. Já a trama gira em torno do famoso casal Catarina e Petruchio, interpretados por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.
Petruchio é um fazendeiro rude e decidido, enquanto Catarina é uma mulher forte, independente e considerada uma verdadeira “megera”. Os dois personagens têm personalidades fortes e opostas, o que leva a situações cômicas e românticas ao longo da história.
Por fim, não poderíamos finalizar a nossa lista com as novelas mais reprisadas da Rede Globo sem citar uma das mais queridas de todos os tempos, que é Da Cor do Pecado.
Escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Denise Saraceni, Da Cor do Pecado marcou várias gerações desde o seu lançamento em 2004, sendo reprisada também em 2007 e 2012.
A história gira em torno das famílias Cambará e Sardinha, envolvidas em uma trama que mistura segredos do passado, preconceito racial e amor. A protagonista, Preta, interpretada por Taís Araújo, é uma jovem afro-brasileira que se apaixona por Paco, interpretado por Reynaldo Gianecchini, um homem branco e herdeiro de uma grande fortuna.
O enredo ganha complexidade quando se descobre que Paco é, na verdade, um clone do personagem Apolo, interpretado também por Gianecchini, um piloto de corridas desaparecido.
Com isso, chegamos ao final do nosso texto sobre as novelas mais reprisadas da Rede Globo. Assim, se você nasceu nos anos 2000, provavelmente já deve ter assistido a pelo menos uma delas.
Nesse sentido, mesmo sendo transmitidas diversas vezes no Vale a Pena Ver De Novo e enfrentando até um certo desgaste em relação ao público, todas as novelas mencionadas são sucessos absolutos, que possuem um público fiel e disposto a reviver as emoções proporcionadas por elas quantas vezes for preciso.