A novela Renascer, remake da novela que leva o mesmo nome, estreia na próxima segunda, 22 de janeiro, substituindo a novela Terra e Paixão. E já de cara, o início da novela contará com 3 mortes trágicas que terão grande impacto ao longo da trama, que contará com quase 200 capítulos.
A princípio, Maria Santa (Duda Santos), mais conhecida com Santinha, terá uma rápida passagem na primeira fase da novela. O grande amor do protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão) engravidará do rapaz e, no dia do parto de João Pedro (Juan Paiva), seu filho caçula, morrerá.
Aliás, a morte de Santinha no parto será o grande motivo do ódio de Zé Inocêncio pelo filho João Pedro. Ele culpa o rapaz pelo que aconteceu com a mulher e o maltrata constantemente, deixando-o esgotado emocionalmente. Na primeira versão, Santinha foi interpretada por Patrícia França.
Capítulos seguintes, Coronel Belarmino (Antonio Calloni) – vilão da primeira fase da novela – também terá um fim trágico. Belarmino é um homem influente, poderoso e que fez fortuna nos tempos áureos do cacau abusando da violência. José Inocêncio desperta a inveja e ódio do pilantra, conhecido por armar tocaias para se livrar de seus inimigos.
Na primeira fase de Renascer, Belarmino é encontrado misteriosamente morto e ninguém imagina quem seja o culpado. Porém, na segunda fase, a chegada de Mariana (Theresa Fonseca), sua neta, causa uma grande reviravolta. Ela se aproxima de José Inocêncio para vingar a morte do avô. Na versão original, o personagem foi interpretado por José Wilker.
Assim como Coronel Belarmino, outro Coronel também morre de forma misteriosa. Trata-se de Firmino. O homem, então, deixa seus bens para seu filho, Egídio (Vladimir Brichta), que na segunda parte da trama também tenta se vingar de José Inocêncio, acreditando que ele matou seu pai.
Um fato curioso é que Firmino é um personagem inédito no remake de “Renascer”. Na versão original de 1993, o Coronel Firmino não existiu.