Responsável por atirar em José Inocêncio (Marcos Palmeira) e deixá-lo paraplégico, o bumba acabará tendo a sua identidade revelada na reta final do remake de Renascer. Inimigo número um do fazendeiro, Egídio (Vladimir Brichta) é quem cometerá o disparo durante a festa na qual o protagonista fará questão de resgatar na trama de Bruno Luperi.
Porém, no dia do evento, o personagem de Marcos Palmeira não aparecerá. Já mais para frente, o público verá o bumba entrando na antiga casa de Maria Santa (Duda Santos), onde lá mostrará que trata-se do mocinho. Na ocasião, ele abandonará a vestimenta no local e partirá para tomar banho de cachoeira. Segundo o texto da novela, uma pessoa misteriosa será vista pegando a cabeça do bumba e, em seguida, colocando a roupa para atirar no rival.
Depois, em estado crítico, o pai de João Pedro (Juan Paiva) ficará cambaleante e, então, pedirá para que a tal pessoa que atentou contra ele se revele, além de chamá-la de covarde. Contudo, Mariana (Theresa Fonseca) surgirá bem na hora para atrapalhar o momento e fazer o criminoso fugir. Será, portanto, posteriormente que o telespectador verá que foi o pai de Sandra (Giullia Buscacio) que cometeu a atrocidade.
“Tive o miserável na minha mira… era mais um pipoco e caixão e vela. Mas até para morrer o infeliz tem sorte! Ou azar? É… não tem que ter pressa… deixe ele agonizar um bocado, que para aquele um qualquer castigo ainda é pouco!”, disparará o personagem de Vladimir Brichta, sem roupa e se lavando em um tanque.