Depois de esconder durante toda a novela que Tertúlio (José de Abreu) não é o verdadeiro pai de Tertulinho (Renato Góes), Deodora (Debora Bloch) finalmente terá a coragem de revelar a verdade ao filho sobre quem é, de fato, o seu pai biológico em Mar do Sertão. E o segredo virá à tona justamente quando ele estiver no hospital ou na cadeia.
Será, portanto, após evitar que José Mendes (Sergio Guizé) seja morto por um matador contratado pela mãe que a vida do advogado começará a virar de ponta-cabeça. Só para se ter uma ideia, o personagem de Renato Góes irá parar no hospital devido a isso, além de vir a ser preso posteriormente pelo fato de ser acusado de tirar a vida de Noé Dantas (Marcelo Adnet) e ordenar Fubá Mimoso (Marco França) a acabar com o marido de Candoca (Isadora Cruz).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Na ocasião, a megera aproveitará o momento ruim pelo qual o herdeiro estará passando para dizer a ele que seu verdadeiro genitor é Vespertino (Thardelly Lima), o que causará uma tremenda surpresa no ex de Xaviera (Giovana Cordeiro). Sendo assim, Tertulinho ficará sem o direito a herança do velho e, consequentemente, terminará no limbo.
Tertulinho descobre quem vitimou Laura
Tertulinho (Renato Góes) terá seus instintos assassinos despertados após o acidente sofrido por Laura (Eli Ferreira) ao tentar sair de Canta Pedra. Determinado a descobrir o responsável pelo atentado contra sua ex-amante, o playboy recorrerá a métodos extremos.
Primeiro, o ex-marido de Candoca (Isadora Cruz) decidirá ir até a Fazenda Palmeiral para confrontar Deodora (Débora Bloch) e Márcio (Gabriel Godoy), já que suspeita que os dois estejam envolvidos. “Quem mandou cortar os freios do carro de Laura?“, perguntará Tertulinho, nervoso.
Deodora fingirá estar chocada com a notícia do acidente de Laura, mas Tertulinho não será enganado e partirá para cima de Márcio, agarrando o advogado pelo colarinho. “Tu é um bicho ambicioso, engole qualquer um pra conseguir o que quer! Foi tu, não foi?“, confrontará Tertulinho.
Márcio tentará se defender das acusações, mas Tertulinho ficará ainda mais furioso e o pendurará de cabeça para baixo no alpendre. “Fale, miserável! Tu tá metido no atentado a Laura? Responde ou te solto aqui de cima!“, ameaçará o vilão. Márcio, no entanto, segue resistindo em abrir o bico.
Sem sucesso, Tertulinho decidirá ser ainda mais radical e enterrará Márcio na areia para que ele seja atacado por formigas. Em desespero, Márcio acabará confessando: “Eu conto tudo! Fui eu! Eu armei o atentado contra Laura! Eu mandei cortar os freios do carro dela! Me tira daqui!“, pedirá o advogado.