O SBT é um grande produtor de dramaturgia nacional. Em volume, perde apenas para a Record e a Globo. Mas em relevância, talvez fique disputando a vice-liderança com a emissora dos bispos. No momento, está tendo uma pausa para voltar suas forças à retomada pós-pandemia. Enquanto isto, suas concorrentes já voltaram a pegar o ritmo e estão vendo suas audiências decolarem.
Mas, nenhum fator destes elimina a questão de que o canal do Silvio Santos bomba na audiência com suas novelas. E, como qualquer empresa, tem alguns títulos guardados para ocasiões especiais. É o caso de novelas que fizeram sucesso em sua exibição original, mas que nunca foram reprisadas até hoje. Veja a lista:
Veja também – Fernando Colunga é gay? Cinco fatos sobre a vida pessoal do astro das novelas mexicanas
O Direito de Nascer
Com diversas versões feitas no Brasil e no exterior, O Direito de Nascer foi produzida e exibida pelo SBT em 2001, com o objetivo de segurar os índices da reprise de Éramos Seis. A tarefa delegada para a novela foi cumprida com sucesso e, mesmo assim, o SBT nunca teve interesse de reprisar a novela. Inicialmente, justificava-se que a emissora estava fazendo isto como uma forma de ter a trama como um “coringa” para exibir em um momento mais apropriado. Porém, passaram-se quase 20 anos e nada da novela ter uma reprise.
A Gata
Até a metade de sua exibição no ano de 2016, A Gata era considerada um fenômeno. O dramalhão mexicano atingia a melhor audiência da década, porém foi perdendo este posto ao longo da exibição de seus capítulos. Mesmo assim, a audiência foi boa e, ainda diante dos bons índices, A Gata nunca recebeu reprise por parte do SBT.
Esmeralda
Antes de fazer a versão brasileira, o SBT exibiu a versão mexicana de Esmeralda. Um sucesso de audiência com média geral de 14 pontos, nunca foi reprisada pelo canal. Em meio a mais uma de suas decisões da “grade voadora”, o SBT chegou a anunciar para o ano de 2016 a primeira reprise da novela. Porém, desistiu logo depois. Não há conhecimento sobre o motivo que fez a emissora guardar um sucesso destes na geladeira.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos no Brasil com a concorrência
Topázio
Exibida originalmente de julho de 1992 a fevereiro de 1993, Topázio é lembrada até hoje pelos noveleiros de carteirinha, pois sua história deu origem à novela Esmeralda (que é um remake de Topázio). Fez um sucesso enorme, com picos de mais de 20 pontos de audiência e média geral de 15. Para a época, estes números era algo grandioso e nada disto foi suficiente para que o SBT reapresentasse a novela.