Em Quando me Apaixono, novela em reprise no SBT, Roberta descobrirá que Josefina, sua própria mãe, matou Rafael, o amor de sua vida. Angustiada com a revelação, a jovem sentirá uma pontada forte no coração, cairá no chão e será socorrida por Renata, que a levará para um hospital.
Como se sabe, nos primeiros capítulos, Josefina não queria que Roberta se casasse com Rafael e, dessa forma, deu um tiro no irmão de Jerônimo a sangue frio. Em seguida, a víbora fugiu da cena do crime para não ser presa, deixando o corpo no chão.
Depois de vários capítulos, Josefina será desmascarada quando Jerônimo (Juan Soler) ficar sabendo que foi ela quem escreveu a carta supostamente deixada por “A Bonita” no dia de sua partida. Ele revelará a Roberta que o investigador particular encontrou outras pistas que mostram que a vilã foi a última pessoa que Rafael viu.
Nesse momento, Roberta não acreditará, mas Renata reforçará que a carta foi enviada para um grafologista. “A principal suspeita pela morte é Josefina”, revelará Jerônimo. Roberta não aguentará a revelação e passará mal, sendo levada às pressas para um hospital. Aos prantos, ela acordará ainda no caminho e pedirá que Renata não a abandone nesse momento difícil.