Finalmente o tão aguardado conteúdo escrito na carta deixada por Marianinha (Gabriela Cristina) antes dela morrer vai ser conhecido na penúltima semana do remake de Renascer. Na ocasião, José Inocêncio (Marcos Palmeira) é quem vai ler a mensagem diante do túmulo dela, embora o público continue sem saber o que a falecida escreveu para a irmã na trama de Bruno Luperi.
Segundo o site Notícias da TV, o autor fará questão de criar um mistério e esclareceu isso no texto. “Quem assiste à reação de José Inocêncio diante tal descoberta fica ainda mais instigado a descobrir o que Marianinha revelou para Maria Santa naquela carta. O que vale aqui é mostrarmos que a carta traz muitas respostas para perguntas que José Inocêncio nem sequer se fazia mais”, declarou o escritor.
Ainda de acordo com a publicação, Luperi também pode colocar uma breve e frenética montagem de imagens para auxiliar o interesse no público. “Desde que não se revele o teor daquela descoberta, que iremos guardar para mais adiante”, escreveu ele. A cena, no entanto, deve ser exibida somente na próxima quarta-feira (28). Apesar do suspense, nada garante que será algo diferente do que foi exibido na primeira versão do folhetim, veiculado em 1993.
Vale ressaltar que, há 31 anos, Rachid (Luis Carlos Arutin) chegou a prometer entregar a carta a José Inocêncio (Antonio Fagundes) caso o protagonista sobrevivesse ao atentado sofrido nos capítulos finais. Embora o mocinho tenha ficado sem andar, ele sobreviveu. Depois, os dois leram a carta juntos e falaram sobre Venâncio (Cacá Carvalho) ter falhado na hora que tentou estuprar Marianinha, fato este que deixou dúvida acerca da paternidade da criança que ela aguardava no momento em que foi expulsa de casa.
O que acontece agora?
Por outro lado, na versão adaptada, a carta vai ser roubada por Norberto (Matheus Nachtergaele), que vai entregá-la ao coronel. Aliás, o Notícias da TV destaca que a cena da leitura da carta será veiculada três capítulos antes de o viúvo de Santinha (Duda Santos) sofrer o atentado que o deixará paraplégico. “José Inocêncio se recostará na cruz que marca o túmulo de Maria Santa, onde terminou de ler em voz alta a carta que a irmã dela escrevera para ela. É como se um filme remontasse a história como ele conhecia, de outra forma, onde tudo passa a ganhar um novo e profundo sentido”, destacou o autor no texto.
Nisso, o pai de João Pedro (Juan Paiva) se mostrará impactado e, então, soltará: “Mas… Qué dizê então que foi isso”. Logo após, o público verá ele dando sequência ao plano de fazer a festa do Bumba Meu Boi, evento no qual ele conheceu Santinha e se apaixonou.