A pouco mais de um mês do fim, Cabocla tem substitutas cotadas para ocupar o seu lugar na faixa Edição Especial a partir de fevereiro. Pelo menos dois títulos aparecem forte nas apostas, sendo ambos do horário das seis.
No ar desde agosto nas tardes da Globo, a reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa já tem data para chegar ao fim. Conforme antecipamos, o último capítulo de Cabocla está previsto para ir ao ar no dia 14 de fevereiro, de acordo com o planejamento da Globo.
Assim, a atual reexibição do folhetim protagonizado por Vanessa Giácomo (Zuca) e Daniel de Oliveira (Luís Jerônimo) deve terminar com 143 capítulos. Serão 24 capítulos a menos que a versão original da obra, que conta com 167, mas terá 38 capítulos a mais que a reprise de 2008 no Vale a Pena Ver de Novo, que contou com apenas 105 capítulos.
Qual novela vai substituir Cabocla?
Com isso, a próxima novela da faixa Edição Especial terá sua estreia no dia 10 de fevereiro. É uma data que já está sendo trabalhada pela Globo internamente e que dificilmente sofrerá alteração, já que restam pouco mais de trinta capítulos originais de Cabocla — que sofrerão edição, rendendo bem menos que isso.
Nesse cenário, já aparecem as novelas cotadas para entrarem na faixa de reprises a partir do próximo mês. Cordel Encantado (2011) é uma das candidatas para substituir Cabocla. A trama chegou a ser cogitada para ocupar a vaga deixada por Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo, mas perdeu o lugar para Tieta (1989).
Existe ainda a chance de vir uma novela mais antiga. Há quem diga que História de Amor (1995) pode ser uma possível reprise, apesar de sua reexibição ainda recente no Viva — a trama terminou de ser reprisada no canal pago em abril de 2024.
Títulos históricos ficam de fora
A Globo até teria novelas de grande potencial para substituir Cabocla, mas desperdiçou em outras oportunidades. Uma delas é A Viagem (1994), que terminou sua última reprise no Viva em novembro.
Outra possibilidade era Alma Gêmea, mas a emissora optou por reprisar o folhetim de Walcyr Carrasco no Vale a Pena Ver de Novo no ano passado para levantar a audiência da faixa, quebrando uma regra que ela mesma criou de reexibir apenas novelas das nove no horário.
Carrasco, aliás, já marcou presença na Edição Especial com duas novelas marcantes: O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003). O autor ficou tanto tempo no ar nesse horário que dentro da Globo a faixa chegou a receber o apelido de “sessão Walcyr”.