A próxima novela inédita das 18h, intitulada de Nos Tempos do Imperador – que estreará no dia 09 de agosto -, vai acabar abordando a história do rapto de mais de meio bilhão de africanos, o qual ocorreu na costa da África no século XIX. E o cenário que será utilizado para contar esse episódio será o Cais do Valongo, que fica localizado na zona portuária do Rio de Janeiro.
De acordo com informações do site Notícias da TV, os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão também pretendem descrever “como essas pessoas enfrentaram o preconceito e a repressão do Estado para construir uma rede de apoio e afeto justamente nas proximidades do porto que serviu de palco para uma das maiores tragédias da humanidade”.
Veja também: Letícia Sabatella vira problema nos bastidores de Nos Tempos do Imperador; saiba o motivo
“O papel da Pequena África dentro dessa novela é mostrar esse reduto, de pessoas livres e cúmplices entre si. Ali havia negros de várias nacionalidades africanas. E esse encontro era algo muito poderoso para se tentar manter uma identidade, no momento em que tudo o que não se queria era uma identidade negra”, disse a escritora.
Só para se ter uma ideia, o público verá o protagonista da trama, Jorge/Samuel (Michel Gomes), ser completamente abraçado pelos moradores da região, após ter se mandado do interior da Bahia, em razão de ter sido acusado de um crime que não foi de responsabilidade sua. Na ocasião, ele será defendido por Pilar (Gabriela Medvedovski), por quem acabará se interessando.
Veja também: Conheça Elisa Lynch, a personagem de Lana Rhodes em Nos Tempos do Imperador
Isso, no entanto, resultará na perseguição que será feita pelo policial Borges (Danilo Dal Farra), o qual dirá ao rapaz que “um negro sem emprego e sem documento deveria ser preso por vadiagem”. Mesmo assim, o homem não será detido, e tudo isso graças a ajuda de dom Olu (Rogério Brito), o rei da Pequena África.
Além do mais, dom Olu ainda chamará o jovem para morar com sua família até que ele possa achar um lugar para se abrigar na cidade carioca. Entretanto, Zayla (Alana Cabral/Heslaine Vieira), filha de Olu, passará a se interessar pelo novo morador e fará de tudo para que o mesmo se apaixone por ela.