Se atualmente vem detonando o SBT, há alguns anos atrás esta novela fez muito mais do que isso. Prova de Amor está sendo reprisada na faixa de novelas da tarde da Record e vem tendo um ótimo desempenho.
Veja também – Confira 8 casais das novelas que resolveram levar os romances para a vida real
A consolidação na vice-liderança prejudica constantemente as tentativas da emissora de Silvio Santos em emplacar sua nova programação. Em recente entrevista, a ex-apresentadora do Fofocalizando, Ana Paula Renault, reconheceu o clima insustentável nos bastidores do canal devido os índices insuficientes para enfrentar Prova de Amor.
Com isto, vamos aproveitar para voltar o tempo e resgatar as memórias da época em que a novela estava sendo produzida. Veja:
Gravada nos antigos estúdios de Renato Aragão
Conhecido por uma trajetória de grande sucesso, Renato Aragão tinha a seu dispor estúdios para gravar seus filmes. Porém, decidiu colocá-los a venda e foi a Record quem os comprou, batizando este local de RecNov. Para isto, fez um investimento milionário, equipou estes ambientes e a estreia ficou por conta de Prova de Amor.
Parecia novela da Globo
Houveram diversos elementos em que permitia dar a Prova de Amor o crédito de novela da Record com cara de produção global. Primeiro, o enredo e as tramas envolventes, com estéticas quase que iguais às adotadas pela Globo. Depois, o fato de que Alexandre Avancini, na época recém-saído da emissora carioca, adotava na novela da Record praticamente as mesmas técnicas do Padrão Globo de Qualidade.
Veja também – Os casos mais polêmicos de ex-atores da Record que saíram falando mal da emissora
Vilão e protagonista trocaram de lugar
Leonardo Vieira interpreta em Prova de Amor o maldoso Vitor Lopo. Porém, este papel não seria dele. Vieira interpretaria Daniel, papel que ficou com Marcelo Serrado. O autor do livro Almanaque da Telenovela Brasileira, Nilson Xavier, revelou que esta troca se deu porque Leonardo Vieira descobriu uma hérnia inguinal quando estava fazendo testes para viver Daniel.
Única novela da Record a bater o Jornal Nacional
Não há qualquer registro até hoje de novela da Record que teve esse feito tão nobre. O Jornal Nacional, consolidado há mais de 50 anos, perdeu sua liderança para um capítulo de Prova de Amor. Isso aconteceu em 18 de janeiro de 2006 e, provavelmente, deve ter sido um dia de luto na Globo.
Veja também – Confira cinco novelas com títulos bizarros e que não têm nada a ver com as suas histórias
Exorcizando os bispos
Em uma estratégia para desassociar a imagem que a Record normalmente costuma ter de “emissora dos bispos”, Prova de Amor apostou em diversas cenas ousadas, com seminus e personagens em situações mais picantes, algo que não era visto anteriormente nas novelas da emissora.